12.6

Auto Industrial - Crónica de uma morte anunciada

Filipe Nunes apresentou a reclamação
24 de outubro 2023
Antes de começar esta reclamação informo que esta assenta e 3 premissas:
i. reportar uma vivência/experiência enquanto cliente;
ii. ajudar/solucionar/ os problemas para melhorar o futuro da Marca/Concessionário;
iii. não espera qualquer resposta/resolução da Marca;
Comprei uma carrinha Opel usada em Março de 2023 a um Particular com 103.000km.
Gostaria de comprar uma nova mas parece que há um orçamento a cumprir.
Antes de fechar negócio levei a carrinha a um concessionário Opel em Coimbra para fazer o check up. Nada como a opinião profissional dos melhores mecânicos, não um de “beira de estrada” que esses não sabem nada, mesma da Marca!
De acordo com o funcionário a carrinha "está impecável". Até me deram um relatório. Atenção que só deram quando questionei se não levava nenhum documento já que paguei 60€ pelo check up.
Passado 2 ou 3 meses precisou de uma bateria nova. É normal, ainda tinha a de origem. Paguei 400€ (+/-) e problema resolvido. Em Setembro estava lá novamente... Problema? A bateria nova, de acordo com o concessionário tinha defeito. Foram precisas mais de duas semanas para a trocar mas ficou resolvido. Todos sabemos que hoje em dia as baterias não têm fácil acesso, é preciso tirar muitas forras. O engraçado e cómico desta situação foi passado duas semanas ligar para tentar perceber o ponto de situação e a sra que atendeu dizer, lá no alto da sua certeza, razão e convicção, “se ninguém lhe ligou é porque ainda não está pronta!!!!!!! Mas não desligue que vou falar com a oficina!!!!.....(ouvi musica durante 10min, mantendo uma postura abatida e cabisbaixa, conformado com a minha insignificância e pequenez até que) …… sim sr Filipe? Olhe, a carrinha já está pronta, pode vir buscar”. Foi um momento de humor que me trará boas recordações.
Lá fui eu buscar a carrinha e disseram-me, "atenção que a carrinha está aqui com um problemazinho mas ainda hoje enviamos um mail com orçamento".
Achei estranho, tinha feito 4000km desde o check up mas vamos aguardar.
Recebo entretanto um mail dizendo que há necessidade de "substituição do conjunto de distribuição, corrente, tensor..." (transcrição)
Quando abro o PDF com o orçamento vejo algo estranho... O orçamento refere "substituição corrente arvores cames e intervenção na injeção".
Eu não sou mecânico nem especialista, reforço uma vez mais a minha insignificância e pequenez, mas pareceu-me haver aqui alguma confusão da parte do concessionário… Uma coisa é distribuição outra é injeção.
Para esclarecer a confusão questionei qual era afinal o problema do carro para assim avançar com a reparação (eu queria era o carro reparado). Só pretendia esclarecer o que julgava ser uma confusão, o que é pacífico, enganos podem ocorrer em qualquer ramo de negócio.
Todavia, chego agora a uma conclusão, não é confusão mas sim incompetência…
Passou um mês em que não se dignaram a dar qualquer resposta, algo que me parece ser desonesto e comprometedor...
É no mínimo estranho pagar por um check up, estar tudo impecável, comprar um carro com base na palavra de técnicos da Marca, e passados uns meses e 4.000km detetarem uma avaria grave. A agravar tudo isto é ao serem questionados esconderem-se, esperando que o assunto caia em esquecimento.
É revelador e levanta a suspeita...
Agora que o ponto i está apresentado vamos ao ponto ii
Quem conheceu a Auto-Industrial de Coimbra como eu conheci, cheguei a ir com o meu avô que era cliente com o seu velhinho Kadett (mudava uma bateria num dia julgo) e com o meu Pai que ainda é cliente, sabe da dimensão/movimento que aquele concessionário teve. Com o tempo as coisas foram mudando, tendo inclusivamente diminuído o espaço para que se fizesse um CONTINENTE ali ao lado.
Aquilo que sugiro, e deixo à consideração de quem toma estas decisões de gestão, é que no Futuro, tendo em conta a localização de referência na Cidade de Coimbra e ao movimento que ali há diariamente, a Auto-Industrial em Coimbra dê espaço para que o CONTINENTE possa alargar a zona dos frescos. Passariam os Conimbricenses daquela zona a estar servidos de uma zona de frescos mais bem apetrechada, em vez de terem um concessionário que não representa a casa mãe da forma que devia representar e que dá uma péssima imagem daqueles que supostamente são os mais profissionais do ramo (os mecânicos da marca).
Por fim, termino e reforço com o ponto iii. Se não deram resposta passado um mês não será agora seguramente que o vão fazer certamente.
Cumprimentos
Data de ocorrência: 23 de outubro 2023
Auto Industrial
30 de outubro 2023
Boa tarde caro Filipe Nunes,
Recebemos a sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção, segue resposta.

A viatura quando veio no início do ano fazer o check-up apresentava-se em bom estado e sem qualquer problema visível.
Em setembro a viatura entrou pela terceira vez na oficina (segunda vez por causa da bateria) e nessa altura fazia um ruído no motor que identificámos como sendo proveniente do sistema de distribuição do motor.
Elaborámos orçamento sobre essa avaria, o qual gerou algumas questões ao cliente. Estas questões foram todas esclarecidas via email no dia 24/10/2023.
Estamos desde esse dia a aguardar o contacto do cliente para sabermos se todas as questões ficaram devidamente esclarecidas e se pretende agendar a reparação.

Equipa Auto-Industrial.
30 de outubro 2023

Agradeço a V/resposta.
Nesta resposta temos um resumo do que anteriormente explanei.
Nada de novo portanto.
A parte final da V/resposta é que carece ser esclarecida.
De facto enviaram mail no dia 24 (passadas quase 3semanas de colocadas as questões).
Até posso acrescentar que me tentaram contactar 4 ou 5 vezes depois de dia 24.
Chama-se a isto pro-atividade.
Convém é recordar que dia 24 é nada mais nada menos que o dia em que foi feita esta reclamação. Ou seja, dignaram-se a tentar o contacto depois do cliente reclamar… assim está bem.
Resumindo, é preciso reclamar para alguém da Opel dar resposta.
Relativamente à reparação, agradeço toda a V/disponibilidade e interesse demonstrado desde o primeiro dia mas a viatura já foi reparada.
Cumprimentos
Filipe Nunes avaliou a marca
23 de janeiro 2024

Todos sabemos que a indústria automóvel vai sofrer grandes mudanças. A tesla que tem o carro mais vendido na Europa não precisa de mais que 2 ou 3 pontos de venda em Portugal. A Opel mais tarde ou mais cedo também se vai adaptar a esta nova realidade. A Auto Industrial Coimbra a continuar assim será a primeira a fechar. Será por isso que a Automóveis do Mondego já tem Opel? Vamos aguardar….