Auto Viação Micaelense
Auto Viação Micaelense, Lda

Auto Viação Micaelense - Defeito em veículo e atendimento

Mário Ferreira
Mário Ferreira apresentou a reclamação
14 de janeiro 2024 (editada a 15 de janeiro 2024)
Adquiri 2 Mercedes EQA na empresa em questão, sendo que o comprado em novembro de 2022, desde cedo começou a manifestar um comportamento anormal no sistema de travagem, especificamente um guincho estridente. Desde maio de 2023, o carro já foi à oficina inúmeras vezes, na tentativa de sanar o problema. Após a substituição individual de praticamente todos os componentes, ao que acresceu, numa das várias saídas da oficina, mais um problema relacionado com a barra estabilizadora que implicou a imobilização do veículo durante 3 semanas, facto é que o defeito inicial continuava a manifestar-se. Ora, 9 meses nesta situação levaram a uma reunião com o departamento comercial, que, ainda sem o meu conhecimento, me informou que o veículo iria levar novas pastilhas de travão, numa derradeira tentativa de solucionar a minha queixa, porquanto a oficina já não tinha nenhuma outra intervenção a fazer. Caso não funcionasse, ficou assente que tentaríamos chegar a um acordo, na compra de um novo veículo. Acrescentou ainda que o mesmo veículo de serviço ( também um EQA), começava a manifestar um ruído na travagem, mas que, no sua opinião, não era incomodativo.
Da apresentação do sucedido à representação nacional da Mercedes, apesar dos vários vídeos a comprovar o problema e da própria oficina reconhecer que não havia mais nada a fazer, a resposta foi que se tratava de uma característica própria do carro, eventualmente potenciada pelo tipo de pneumáticos e jantes. Portanto, reconhecem a possibilidade de surgir isso nos demais veículos da Mercedes, tanto assim é que em fóruns estrangeiros que proliferam na internet, o mesmo problema é a causa de inúmeras queixas e reclamações ( basta pesquisar por EQA squeaking brakes noise).
Como o problema persistiu após a troca do segundo conjunto de calços, a minha ida ao stand resultou numa situação no mínimo absurda: face à minha insatisfação, o departamento comercial começou logo com subterfúgios, colocando a hipótese de mais tipos de
Intervenções, apesar do já transmitido pela oficina. Foi efetivada a pretensão de experimentar o veículo novamente, tendo surgido o ruído estridente. No entanto, para o representante da oficina estava tudo normal. Da parte do departamento comercial, foi reconhecido que o carro fazia um barulho anormal, mas que, após uma sucessão de travagens bruscas levadas a cabo pelo representante da oficina ( note-se que o carro levara calços novos há 4 dias, com a indicação de não efetuar travagens acentuadas) seria suposto melhorar. Facto é que, nestas circunstâncias, reclamei deste procedimento e acrescentei que tudo isso já era ridículo, tanto mais que o próprio departamento comercial só não reconhecia que o ruído era incomodativo, uma vez que os carros que conduzem pertencem à marca e não pagaram rigorosamente nada por eles. O resultado foi que fui tratado literalmente aos gritos pelo responsável da parte comercial, impedindo-me de continuar a exprimir o que quer que fosse, insinuando que o ruído do carro era “inventado” ( apesar de já ter sido ouvido por um dos vendedores e pela própria oficina) e que a sua função era vender carros e não ouvir barulhos de veículos. Daqui já se retiram todas as ilações possíveis. Já foi apresentada queixa a todas as entidades tidas por convenientes, bem como à Mercedes Portugal e à sede em Estugarda.
Quanto à proposta da troca de veículo, volvida uma semana, afirma o stand que ainda está a trabalhar na proposta.
Resumindo, comprei 2 veículos com características praticamente idênticas. Um tem um comportamento de travagem perfeitamente normal o outro não . Trata-se de uma característica ? Se assim é, não paguei por ela, nem tão pouco me fora transmitida no momento da compra.
Data de ocorrência: 8 de janeiro 2024
Mário Ferreira
Mário Ferreira avaliou a marca
21 de março 2024

Oficina péssima, sem qualquer habilitação para reparar veículos elétricos. Já se torna do domínio público que chegam a entregar carros aos clientes sem sequer terem tocado na viatura. E cobram por isso. Basta tomarem conhecimento do número avultado de reclamações recebidas.