BANCO BPI
Bancos
1 Santander 84.1
BANCO BPI21
BANCO BPI S.A.

BANCO BPI - Impedimento de substituição de apólice seguro de vida por outra mais barata, com melhor coberturas (estou a pagar 2 seguros para a mesma hipoteca)

Aguarda resposta
Adélia Santos
Adélia Santos apresentou a reclamação
11 de abril 2024
No dia 08 de Março de 2024, eu e o meu marido dirigimo-nos ao balcão do BPI na Aguada de Cima, para entregar o pedido de alteração de Apólice do Seguro de Vida, uma vez que esta nova apólice agora contratado, tinha mais coberturas e muito mais barato.
Já anteriormente tinha tentado negociar com o banco o preço do seguro de vida que tinha sido feito na v/ instituição, mas a resposta que obtive é que não se negoceia seguros de vida.
No dia 08 de Março entreguei toda a documentação da nova apólice vida, cumprindo com todas as exigências contratuais a quando da execução do contrato de crédito habitação, inclusive enviei a carta para a Agencia do seguro para procederem à anulação da apólice em vigor. E a Allianz respondeu que enquanto o banco não desse autorização que não poderiam cancelar o seguro ( até aí eu percebo ).
Enviei ainda toda a documentação para a Gestora de Conta Dª Vanda Miranda no dia 12/03/2024, respondendo-me que está tudo tratado ( Tenho print screen impresso da conversa, uma vez que o cliente nem pode imprimir a conversa que vai tendo com o Gestor de Conta ).
Acontece que este mês Abril 2024 paguei 2 seguros de vida para a mesma hipoteca, reclamei, a gestora de conta informou o seguinte " o valor do seguro de vida é cobrado referente ao mês anterior pelo que é devido.
A alteração de apólice está efetuada pelo que na próxima prestação já não será cobrado o valor associado à apólice que solicitou o cancelamento ".
Acontece que no Extrato Integrado para Maio o seguro continua lá para cobrança, liguei para a Allianz e o seguro continua em vigor.
Na carta do pedido de substituição de apólice de seguros, está lá mencionado para cancelarem o débito direto da antiga apólice.
Como depois de 1 mês, o banco BPI nada me diz, penso que é má vontade e estão a impedir-me de eu trocar de seguro, porque é um produto que vão perder.
Eu considero uma ação grave e não é um rótulo nada bonito para um Banco como o vosso que vocês estejam a impedir os vossos clientes de pagarem menos por um seguro de vida.
Preciso de uma resposta rápida à situação porque não é justo pagar 2 seguros de vida. Não vos estou a pedir nenhum favor é um direito do consumidor.
Se o seguro anterior não for cancelado antes do próximo vencimento, exponho esta situação publicamente, a comunicação social vai gostar de saber que o BPI está a lesar os seus clientes com um seguro de vida caríssimo e impedem que o substituam por seguros noutros agentes a metade do preço, incumprindo com a lei em vigor.
Considero que o que estão a fazer é um abuso. A legislação foi criada justamente para proteger os consumidores, permitindo os consumidores de trocar os seguros que têm na vossa agencia por outros mais baratos.
Eu sempre cumpri com as minhas obrigações, acho bem que vocês cumpram com as vossas.
Data de ocorrência: 11 de abril 2024
Adélia Santos
Adélia Santos está a aguardar resposta da marca