Bancos
1 Santander 84.1
Banco CTT61.7
Banco CTT, S.A.

• Praça Duque de Saldanha, 1 - Piso 3 (Edifício Atrium)
  • reclamacoes@bancoctt.pt

Banco CTT - Análise de transferência de crédito

João Freire
João Freire apresentou a reclamação
3 de março 2020
1. Tendo em conta a necessidade de dissolução de situação de compropriedade de um imóvel para habitação própria adquirida com crédito hipotecário do Banco CTT, no passado dia 10 de fevereiro (segunda-feira) desloquei-me ao balcão do Banco CTT da Praça do Município, Lisboa, para me informar como poderia obter do Banco uma análise da possibilidade de assunção, pela minha pessoa, em exclusivo, do referido crédito.
2. Aí reuni com a colaboradora do referido balcão (relativamente à qual não tenho qualquer razão de queixa, pois sempre se mostrou prestável e diligente), assim como com o respetivo diretor de área.
3. Como não necessitaria de novo crédito para a aquisição da outra quota-parte e como aparento ter rendimentos suficientes, foi-me comunicado que o processo seria simples e que seria expectável ter resposta até ao final da semana. Foi-me solicitado apenas que fornecesse ao Banco a minha Declaração de IRS Modelo 3 referente a 2018, preenchida, a Nota de liquidação de IRS 2018 e os três últimos recibos de vencimento.
4. Forneci esses documentos ao Banco CTT nessa mesma manhã, assim como o formulário do pedido assinado.
5. A 17 de fevereiro, foi-me solicitada declaração da minha entidade patronal atestando que tenho contrato de trabalho sem termo.
6. Forneci esse documento no próprio dia.
7. Desde então, tenho contactado numa base praticamente diária com a colaboradora do balcão do Banco CTT, que também tem feito repetidas insistências junto dos respetivos serviços centrais, sendo-lhe sempre garantido que terão resposta até ao final da semana.
8. Esta situação é de resolução urgente, conforme foi comunicado ao Banco, o seu arrastamento tem custado importantes prejuízos e pode mesmo empurrar-me para um escusado litígio.
9. Não se compreende como é que uma análise de risco de crédito, operação simples para qualquer instituição, está a ser protelada pelo Banco CTT por 22 dias desde a data de entrada do pedido, sem qualquer informação ao cliente sobre as razões da demora ou qualquer indicação sobre quando a situação estará resolvida.
10. Infelizmente, constato pela segunda vez num curto período que, no Banco CTT, qualquer operação que dependa da intervenção do back office arrasta-se de uma forma muito para além do razoável, sem comunicação de espécie alguma com o cliente.
11. O que deixa muito a desejar quanto à competência e qualidade do serviço prestado, assim como quanto à fiabilidade deste Banco, que não recomendaria a ninguém e o que certamente me obrigará a retirar as devidas conclusões assim que os meus assuntos pendentes com o Banco CTT se encontrem encerrados.
Data de ocorrência: 3 de março 2020
3 de março 2020
Exmo. Senhor João Freire,

Agradecemos a sua comunicação, a mesma encontra-se em análise e foi registada com a referência #37176820. Esclarecemos adicionalmente que, muito em breve, ser-lhe-á dada resposta de forma privada.

Certos da Sua compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Guilherme Machado
João Freire
5 de março 2020
Obrigado. Entretanto, esta semana foi-me novamente garantido que teriam uma resposta "até ao final da semana".
Já não é a primeira vez que oiço isso, com o desfecho descrito na queixa - e a semana termina amanhã.
Será bom se desta vez, para variar, o Banco CTT honrar os compromissos assumidos com os clientes. Seja como for, aqui estarei para dar conta, neste espaço e noutros, os desenvolvimentos desta novela que se arrasta há quase um mês.
6 de março 2020
Exmo. Senhor João Freire,

Informamos que procedemos ao envio de um e-mail, relativo à situação exposta.

Certos da Sua compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Guilherme Machado