Santander Marca Recomendada Marca do Mês
84.2
Banco Santander Portugal

Santander - Incumprimento do banco - retirada de titular e retirada de plafond sem aviso prévio

Sandra Martins
Sandra Martins apresentou a reclamação
18 de abril 2024 (editada a 18 de abril 2024)
No dia 23 de Fevereiro fui ao banco solicitar a retirada de um titular da conta e procedi à assinatura de nova documentação de forma a atualizar a conta existente.

Referiram que não podia manter o mesmo tipo de conta e fizeram-me assinar condições de uma conta em comercialização atualmente no banco com um custo mensal de +/- 7,50 eur.

Durante o mês de Março fui 5 vezes ao banco solicitar ponto de situação, tendo em conta que o titular ainda constava na conta.

No dia 5 de Abril fiz uma reclamação interna no Banco e rapidamente retiraram o titular da conta ao fim de +de 45 dias da assinatura da atualização de conta.

Mas nesse mesmo momento retiraram o plafond ordenado que já usufruía há mais de 20 anos de forma abrupta e sem pré-aviso. Digno de nota é que no dia 23 Fevereiro disseram que ficasse descansada que não me iam mexer no plafond.

No dia 05.04, reabri a minha reclamação interna no banco a referir esta situação. Pediram para eu fazer um pedido de plafond no netbanco porque agora o banco não fazia plafond de outra forma.
Fiquei espantadíssima que um cliente que fica sem plafond por motivo alheio, o banco em vez de resolver internamente o problema manda o cliente ir ao netbanco fazer um pedido de plafond como se tudo começasse ali.

De qualquer forma, como quero é resolver colaborei e fiz o que me pediram. Não resultou. Continuou a não ser possível pedir plafond.

Desde 5 de Abril tenho contactado o banco dia sim dia não e a resposta é, a situação está a ser analisada mas ainda não há solução.

Face a toda esta odisseia, questiono:

1. Quem se responsabilizaria se houvesse movimentação de conta associada ao titular a retirar no espaço de tempo de espera de + de 45 dias?

2. É possível o banco mudar o tipo de conta só porque estou a retirar um titular como se eu tivesse a abrir uma conta naquele momento perdendo assim as condições que tinha e que os outros clientes estão a ter ainda no banco à data de hoje, só eu é que perco porque retirei um titular?

3. É legal retirarem um plafond de conta ordenado sem qualquer aviso prévio e sem o cliente ter alguma vez na vida entrado em incumprimento e sem nunca ter recorrido a qualquer apoio ou moratória?

4. Por acaso a conta não estava negativa a 05.04 (i.e. não estava a utilizar o plafond ordenado no momento), mas se tivesse estaria em incumprimento com o banco desde 05.04 só porque o banco retira o plafond de um momento para o outro e o cliente mesmo identificando o problema não arranjam uma solução imediata? Neste momento já estariam a comunicar alertas negativos ao Banco de Portugal sem eu ter culpa nenhuma?

5. Tenho um filho com deficiência e que neste momento gasto muito dinheiro com ele em terapias, só porque o banco não me solucionou de forma imediata este grande transtorno tenho de estar a suspender terapias este mês, porque mais uma vez como sempre quero cumprir com as minhas obrigações.

6. Num banco desta dimensão não resolvem de forma imediata um problema que eles próprios causaram, alegando que não têm capacidade de fazer um plafond temporário? Não podem ou não estão minimamente preocupados em servir bem a um cliente sempre cumpridor?

Infelizmente tive de chegar a este ponto, tentei resolver esta situação internamente mas parece que não têm qualquer respeito.

É inconcebível que mesmo reportando ao departamento de qualidade do banco não haja uma resolução imediata.

Seja uma falha humana ou informática há formas de resolver imediatamente.

É uma situação grave e deplorável.
Data de ocorrência: 18 de abril 2024
18 de abril 2024
Estimado cliente, Sandra Martins.

No seguimento da sua exposição número 111194424, no dia 2024-04-18, informamos que para o Santander, o maior ativo são os clientes. Queremos ouvi-lo para melhor o servir. Escolha o meio mais simples e próximo para obter esclarecimentos, comunicar alguma insatisfação ou elogiar o banco,
Caso pretenda contactar-nos poderá sempre dirigir-se à nossa página em https://www.santander.pt/atencao-cliente

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Banco Santander Totta, SA
Atenção ao Cliente
30 de abril 2024
Estimado cliente, Sandra Martins.

No seguimento da sua exposição número 111194424, apresentada no dia 2024-04-18, informamos que consideramos a mesma concluída ou em tratamento pelo Banco Santander Totta, SA.
Na expetativa de termos esclarecido convenientemente, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Banco Santander Totta, SA
Atenção ao Cliente