46.9

Bertrand Livreiros - Desconstos enganosos, preços superiores aos do mercado

Rita Vieira
Rita Vieira apresentou a reclamação
4 de novembro 2023
No fim da tarde de dia 3 de Novembro comprei dois livros na Bertrand do Alameda Shop & Spot e acho o esquema de desconto em cartão uma desculpa muito desonesta para preços claramente e absurdamente mais altos do que noutras livrarias/estabelecimentos.

Paguei o seguinte:
- Harry Potter 3 Minalima - 43.95 € (Bertrand)
Na Almedina custa 39.55 ... nas outras livrarias, praticamente a mesma coisa, a maior parte com envio gratuito...

- O Almanaque de Harry Potter - 34.90 € (Bertrand)
Noutras livrarias é 31.41 € , também com envio gratuito na maior parte.
Precisei de uma saca de papel , que ainda por cima faz publicidade à Bertrand de graça, mas eu pago, um dos livros foi embrulhado com papel prenda para proteger da chuva.

O total seria 79.20, com o "desconto do cartão" - 5.16, paguei um total de 74.04!!!...
Sem envio.
Noutras papelarias seria seria cerca de 70, 96 €.... com envio gratuito... escusava de andar carregada e cansada, e gastar dinheiro em deslocação.

Sinto-me enganada e aldrabada pela empresa e pela loja, além de que os preços praticados não estão de acordo com o mercado. Acho triste e patético que algumas empresas recorram a isto e depois se queixem da concorrência. Deviam devolver-me o dinheiro até aos 70.96 € para deixarem de fazer isto a mim e a outras pessoas, além de que seria o mais justo. Estou revoltada e indignada com a atitude mesquinha e asquerosa desta situação. Os livros estão impecáveis ainda por abrir. Tenho talão. Posso devolver os livros e receber a devolução do dinheiro... e faço questão de dar o "cartão Bertrand" e nunca mais pôr lá os pés. O cartão tem 8 € claramente inferior à diferença entre 70, 96 € e os 79.20 €...

(Não consumo muitas coisas durante o ano, quando faço uma compra é porque é mesmo importante para mim ou para outras pessoas... ) Já no passado notei "pequenas coisas" em lojas Bertrand, esta ultrapassa tudo. A ASAE foi também notificada desta situação. Tudo isto cheira muito a "mofo"...

Aguardo a vossa resposta.
Obrigada.

Rita Vieira Pinto
Data de ocorrência: 4 de novembro 2023
14 de novembro 2023
Cara Leitora,

O preço de venda ao público (P.V.P.) dos livros nacionais é fixados pela respetiva editora, nos termos do Decreto-Lei n.0 176/96, de 21 de setembro, com as redações introduzidas pelo Decreto-Lei n.0 196/2015, de 16 de setembro, e pelo Decreto-Lei n. 0 94/2021, de 09 de novembro, que estabelece o regime do preço fixo do livro. Quer isto dizer que o P.V.P é o mesmo em todos os retalhistas.

O que pode variar de retalhista para retalhista, é o desconto que este decide aplicar ao P.V.P.. do livro.

Quando comprou os livros na Livraria Bertrand, beneficiou dos seguintes descontos:

- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban : 10% de desconto em cartão Leitor Bertrand aplicado ao P.V.P de 43,95€ - pelo que acumulou 4,39€ em cartão Leitor Bertrand;

- O Almanaque do Mundo Mágico de Harry Potter: 10% de desconto em cartão Leitor Bertrand aplicado ao P.V.P de 34,90€ - pelo que acumulou 3,49€ em cartão Leitor Bertrand;

Quer isto dizer que acumulou 7,88€ em cartão Leitor Bertrand, valor que poderá utilizar numa futura compra de livros em qualquer livraria ou no site Bertrand, durante os próximos 6 meses.

Nos outros retalhistas, o desconto aplicado foi também de 10%, mas em forma de desconto direto.

Obrigada por preferir as Livrarias Bertrand,
Somos Livros
Rita Vieira
Rita Vieira avaliou a marca
14 de dezembro 2023

"Adeus tristeza, até depois"...