Oficinas Multimarca

Bosch Car Service - Erro de diagnóstico em avaria de ar condicionado

José Andrade
José Andrade apresentou a reclamação
7 de setembro 2016

José Manuel Freire de Andrade, com o contacto telefónico 933196722, email, andradebornes@gmail.com, proprietário do veículo Citroen DS5, com a matrícula 05-ND-60, que apresentava uma anomalia no sistema de ar condicionado com o veículo parado e motor a trabalhar, quando a temperatura do motor e habitáculo do mesmo se eleva, com temperaturas ambiente elevadas, o a/c deixa de fazer frio, o mesmo em circulação nas subidas em carga. Por considerar que a marca e imagem que a Bosch Car Service representa e transmite (maior rede mundial de oficinas), decidi levar o meu veículo à oficina Bosch Car Servie – Conficar, sita na Rua do Caires, em Maximinos – Braga.

Dia 11/07/2016:
Deslocação à oficina Bosch Car Service – CONFICAR, na Rua do Caires, tendo sido estabelecido pelo técnico de que o problema do ar condicionado estava relacionada como o compressor, com indicação de substituição do mesmo, tendo sido apresentado em orçamentação as seguintes opções:
- Substituição do compressor por um de origem (cerca de 750€ + IVA);
- Substituição do compressor por um reconstruído, com entrega do velho (cerca de 550 + IVA).

Dia 13/08/2016:
Face aos valoreS dos compressores sugeridos, o reclamante comprou diretamente um compressor (encomendado da Alemanha por 320€). ContactadA Conficar, a mesma agendou a substituição do compressor para o dia 03/08/16

Dia 03/08/2016:
Deslocação à Conficar para colocação do novo compressor

Dia 04/08/2016:
No dia seguinte à intervenção de substituição do compressor do A/C, o reclamante encontrava-se a viajar para o local de férias, tendo verificado que, o ar condicionado se mantinha com os mesmos problemas, que apresentava antes da substituição do compressor. Contactada telefonicamente a Conficar, a relatar o facto e tendo sido marcada nova verificação/diagnóstico para o dia 18/08/2016.

Dia 18/08/2016:
Durante a manhã o veículo ficou em observação, tendo-se sido levantado às 12h00, com a confirmação de que se verificava uma pequena oscilação de subida da temperatura com a ventilação no máximo. No final do dia depois de percorrer 15 km de regresso a casa com o A/C a fazer frio, após imobilização do carro com o motor a trabalhar ao fim de 5 minutos, o A/C deixou de fazer frio.

Dia 19/08/2016:
Logo pelas 08:30, deslocação à Conficar, relatando de novo a continuação da anomalia, combinou-se nova verificação para o dia 22/08/2016 (previsão de tempo quente 36ºC).

Dia 22/08/2016:
Pelas 09:00 colocação do veículo na Conficar para nova verificação/diagnóstico. O veículo foi entrgue ao final do dia, tendo sido efetuada uma limpeza de uma sonda situada junto ao filtro do habitáculo tendo este também sido substituído. No percurso de regresso a casa, cerca de 15 km o A/C funcionou, pelo que após imobilização do veículo com o motor a trabalhar o A/C ao fim de cerca de 10 minutos deixou de produzir ar frio.

Dia 23/08/2016:
Logo pelas 09:00, nova deslocação à Conficar, relatando de novo a manutenção da anomalia, ao que o responsável da oficina Sr. Sebastião, afirmou que já não sabiam o que poderiam fazer mais, pelo que me aconselhava para que levar lá o veículo mais tarde, para mais uma operação de diagnóstico, medições e comparação com outro veículo semelhante. Face ao exposto e por considerar, que a substituição do compressor do A/C nada tinha a ver com o problema verificado e pela consequente falta de respostas e soluções apresentadas decorrentes do evidente erro no diagnóstico inicial, para além de todo o incómodo e transtorno verificado ao longo do últimos 30 dias, que coincidiram com um período de temperaturas extremamente elevadas, pelo que considerando todas estas razões e factos, informei o Sr. Sebastião da decisão, de que me iria deslocar à Citroen de Braga, afim de uma vez por todas resolver este problema.

Dia 29/08/2016:
Deslocação às oficinas da Citroen/Filinto Mota de Braga, onde ao final do dia me foi informado do diagnóstico de anomalia que o veículo apresentava num captor situado junto à saída da caixa de águas, tendo sido agendado para o dia 01/09/2016 a sua substituição.

Com a intervenção realizada na Citroen, Filinto de Mota, de Braga, a anomalia verificada no funcionamento do sistema de ar condicionado ficou resolvida.

Pelo atrás descrito, venho manifestar o meu desagrado pelo incómodo que me foi provocado pela falta de respostas que uma representante da maior rede mundial de oficinas, tendo acumulado um gasto desnecessário de € 450 (compressor novo €320 e intervenção/substituição €134,41), para além dos diversos incómodos, com diversas deslocações à referida oficina, a acrescentar o período de cerca de 20 dias sem climatização com temperaturas extremamente elevadas.

Data de ocorrência: 7 de setembro 2016
12 de setembro 2016
Exmo. Sr. José Andrade,

Acusamos a recepção da vossa exposição, à qual foi atribuído o número de processo 2016/09.02, que será conduzido com a maior brevidade.

Para qualquer esclarecimento adicional, não hesite em contactar-nos através da nossa linha de Apoio a Clientes Bosch Car Service 800 50 40 30 (grátis),ou por email para info.boschcarservice_lis@pt.bosch.com, indicando o seu número de processo acima referido.

Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com elevada consideração.

Ao dispor para qualquer questão,

Atenciosamente

Melhores Cumprimentos / Best Regards