C.A.M.-Camiões, Automoveis e Motores S.A.
  • 220001404
  • Rua Delfim Ferreira 188
    4100-199 Ramalde - Porto

C.A.M. - Venda de carro com problemas

Solange Silva
Solange Silva apresentou a reclamação
20 de dezembro 2023
No dia 19 de novembro do presente ano desloquei-me ao concessionário de automóveis usados C.A.M, na R. de Delfim Ferreira 188, 4100-199 Porto em correspondência ao anúncio publicado por parte deste stand no site standvirtual.com do carro Mazda CX3 de 2017 com a matrícula 39-TF-07 para venda por 14.000€.
No concessionário não me foi permitido realizar um test-drive, alegando que o carro estava em exposição e que não era possível testar as condições de circulação do carro. Foi apontado na hora que o carro não tinha o espelho retrovisor esquerdo a funcionar, na qual garantiram que iriam reparar aquando da revisão que iriam fazer antes de mo entregar (algo que à posterior se veio a verificar que não foi feito). Concordei em comprar o carro, foi dado um sinal de 500€ de compra ao concessionário, e posteriormente fiz a transferência bancária dos restantes 13.500€.
No dia 3 de dezembro, desloquei-me à sua sucursal em Corroios, Stand Auto Usados, Av. 25 de Abril S/N, 2855-728 Corroios para o levantamento do carro e assinatura da documentação referente à sua compra.
Após todas as questões burocráticas da compra tratadas, saí do stand com o carro em direção a Portimão. Feitos sensivelmente 10km com o carro acenderam as seguintes luzes no painel do carro:
• Luz indicadora do filtro de partículas diesel;
• Luz verificação do motor;
• Luz avisadora do sistema de travagem.
Uma vez que o stand tinha acabado de fechar, entrei em contacto com o Sr. Renato Lourenço (914207903) do Departamento Usados do concessionário C.A.M. Porto, a informar do problema que estava a suceder, ao qual respondeu que certamente era o filtro de partículas que precisava de fazer a regeneração pois o carro estava parado há algum tempo, mas visto que iria fazer a viagem desde Corroios até Portimão, o processo de regeneração iria ser feito e as luzes eventualmente iriam apagar. Caso não apagasse teria de levar a uma oficina para a apagar, acrescentando que as restantes luzes estariam também acesas porque fazia parte do sistema.
O problema é que estas luzes nunca mais apagaram, e o Sr. Renato Lourenço, em todas as tentativas de contacto nos dias seguintes a pedir justificações pelas luzes no painel acesas mantinha a posição de que teria de ir a uma oficina para eles apagarem lá a luz, porque não deveria ser nada.
No dia 12 de dezembro o sr. Renato Lourenço entra em contacto comigo a informar-me que o concessionário C.A.M se tinha “esquecido” de fazer a inspeção ao carro, estamos a falar de um carro de junho. É-me solicitada a minha morada para enviar o documento único do carro e a carta verde da última inspeção (2021) para que eu pudesse deslocar-me a um centro de inspeção e fazer a inspeção do carro. Ou seja, estive a circular com um veículo cuja última inspeção foi realizada há mais de 2 anos durante 10 dias, até eu ser informada desta situação. Acrescentando, ainda, que até à data (19/12/2023) ainda não recebi os ditos documentos para realizar a inspeção.
Os problemas continuam quando no dia seguinte (13/12) o carro entra em modo de segurança e deixa de andar. Mais uma vez entro em contacto com o sr. Renato Lourenço para tentar perceber o que fazer, pelo que me informa que devo contactar a garantia para rebocar o meu carro para uma oficina para determinar e reparar o problema do carro. Após várias e longas chamadas para a garantia (SPOTICAR - 213835513), o carro é levado para TOPCAR – Maquipower, Centro Empresarial e Industrial de Loulé 4A, 8100-285 Loulé, que, após uma breve avaliação, é determinado que o problema inicial é o filtro de partículas que necessita de ser limpo, problema essa que a SPOTICAR recusa a cobrir.
Portanto para além de ficar sem carro após 10 dias da sua compra, a garantia não cobre a sua reparação.
Mais uma vez entro em contacto com o Sr. Renato Lourenço para tentar resolver a situação que durante inúmeras vezes tenta libertar-se desta responsabilidade alegando que este problema é frequente em carros a diesel e que pode acontecer mesmo em carros novos e que quando saí do stand não havia nenhuma luz acesa.
Neste momento encontro-me sem carro e sem solução em vista, pedi um carro de substituição até o problema estar solucionado e nada. Não é possível descrever o nível de desespero, descontentarão, stress e desapreço por toda esta situação. Comprei este carro porque precisava urgentemente de um carro para me deslocar para o emprego e em poucos dias fico sem ele, sem carro de substituição, sem meios para ir trabalhar e sem solução.
É inacreditável como um stand autorizado para vender automóveis vende um carro sem as condições mínimas para circular, desde a falta de inspeção aos problemas já pré-existentes que tentaram ocultar para conseguir vendê-lo, assim como a banalidade e desinteresse como fui tratada.
Na falta de melhores palavras sinto-me burlada pelo concessionário C.A.M.
Data de ocorrência: 20 de dezembro 2023
C.A.M.
21 de dezembro 2023
Estimada Cliente,

Desde já agradecemos o seu feedback, a sua opinião é muito importante para nós.
Informamos que a situação exposta já se encontra em análise nos nossos serviços.
Tentaremos ser breves.

CAM
Solange Silva
Solange Silva avaliou a marca
1 de março 2024

A pior coisa que poderia ter feito foi confiar neste stand para comprar um carro, como é possível um stand certificado com licença para venda de automóveis ao público que os vende sem a inspeção feita, deixa-os andar semanas nessas condições a correr o risco de ter um acidente ou ser multado, depois têm o descaramento de pedir para o cliente ir fazer por conta própria a inspeção por eles, vender carros que não reúnem as condições mínimas para circular de forma segura na via pública, têm um serviço pós-venda terrível para não dizer inexistente e descartam-se de todas as responsabilidades dos problemas que foram ocultados propositadamente no momento da compra.