A marca Calhambeq é confiável?
Insatisfatório
Índice de Satisfação - Histórico
Tempo Médio de Resposta
0%
Taxa de Solução
0%
Média das Avaliações
10%
Taxa de Retenção de Clientes
0%
Ranking na categoria
Peliche Jorge Unipessoal Lda
  • 966759001
    Chamada para rede móvel nacional
  • Av. da República 78
    2870-517 Montijo
  • geral@calhambeq.pt

Calhambeq - Carro vendido sem segurança rodoviária

Sem resolução
Marco Leal
Marco Leal apresentou a reclamação
8 de março 2024
Desde já lamentar, ter de recorrer ao vosso livro de reclamações para obter uma resposta da vossa parte, relativamente ao assunto abaixo que será discriminado.
A dia 03-03-2023 adquiro uma viatura o vosso estabelecimento, como habitual fazem a referida vistoria ao automóvel para verificar a conformidade da mesma antes de entregarem a viatura ao cliente. Recolho essa mesma viatura no mesmo dia.
A dia 06-03-2023 comunico via plataforma digital (WhatsApp) para o vosso contacto: 937 533 888, o que tinha sido detetado por mim enquanto cliente de situações a corrigir no automóvel:
- Espelho do condutor não funcionava;
- Direção Irregular (treme volante quando está em andamento);
- Travão de Mão necessita de afinação;
- Volante não estava a subir ou descer de forma elétrica;
- Barulho no habitáculo que não seria normal a sua audição;
- Capo não ficava aberto;
- Viatura anda aos solavancos quando inicia;
- Vidro de trás do lado do condutor encontrava-se rachado;
- E foi acordado a troca do rádio por um sistema multimédia mais recente;
- Entre outras situações…

A dia 26-04-2023 deixo a minha viatura (conforme acordado com a vossa funcionária Sra. Tatiana) para reparação das situações inumeradas acima, recolho a viatura a dia 08/05/2023.

A 16/06/2023 volto a reportar que havia situações que não estavam corrigidas, neste caso voltei a enviar mensagem pela mesma via e para o mesmo número de telefone acima indicado. Situação reportada de que estava em falta ainda a reparação do motor do volante, a direção da viatura continuava irregular, pois sempre que circulava com a viatura acima dos 90 klms/hora o volante tremia, não dando estabilidade alguma ao carro, logo falta de segurança e a comunicação de que a pelicula do vidro traseiro ao condutor estava a sair.
Resposta recebida por parte da vossa funcionária à altura (Sra. Tatiana) que em relação ao motor do volante e passo a transcrever:
“Sobre o motor do volante, tal como foi falado, a peça nova e na marca carece de desmontar todo o volante e pode nunca ficar a 100%. Fica um valor insuportável para a empresa, podemos chegar a um consenso. No entanto, continua sem previsão de entrega. A outra solução será ligar às máquinas e tentar coordenar o mecanismo e forçar o seu funcionamento. Pode ficar melhor, nunca pior. Teria de deixar o carro.”
Apesar desta resposta nunca recebi uma indicação, com a data de entrega da peça ou data de entrega da viatura para resolver o problema. A viatura foi me vendida sobre a condição de garantia de 18 (dezoito) meses, assim como qualquer viatura vendida por esta empresa, conforme demonstra no próprio site desta empresa em qualquer viatura que se visualize.
Compreendo que seja uma viatura usada pelo que sei que não será nova, no entanto um cliente que adquire uma viatura usada espera receber a mesma em perfeito estado de segurança.
Continuando esta situação no mesmo dia a 16-06-2023 foi reportada também a situação que a pelicula do vidro traseiro do lado do condutor se encontra a descolar, a resposta da referida empresa seria, se eu, como cliente, poderia me deslocar ao fornecedor desta empresa para a sua substituição, ao qual respondi positivamente uma vez que queria ver a situação resolvida.
A dia 12/07/2023 desloco-me ao fornecedor de peliculas para efetuar a sua substituição, nesse mesmo dia (ao levantar a viatura, após a conclusão dos trabalhos) foi me informado pelo responsável deste estabelecimento que tinha passado a informação ao STAND CALHAMBEQ que a pelicula aplicada nesta viatura assim como todas as outras (no total em 3 vidros, traseiros e mala) não estavam homologadas de acordo a lei de circulação de viaturas, pelo que aquando a inspeção desta mesma viatura provavelmente será reprovada, a referida informação também fez chegar a mim no ato da entrega da viatura, ao qual prontamente faço chegar a mesma informação de novo, ao STAND. Até ao momento não obtive qualquer resposta nem solução para este problema.
Pois bem a 14-02-2024 o carro necessita de efetuar uma nova inspeção ao qual me desloco ao centro de inspeção mais próximo da minha residência (Loures), e pela minha surpresa o mesmo é reprovado mediante as seguintes situações:
- 3.2.12 Estado dos vidros traseiros não conformes, aplicação de peliculas não regulamentares;
- 4.1.2.1 Alinhamento de médios – indicação de fora dos limites – farol dianteiro fora dos limites;
- 5.3.4.2 Desgaste excessivo das articulações da suspensão dianteira (casquilhos dos triângulos superiores)

O último ponto (5.3.4.2) foi me informado pelo técnico de inspeção que o carro não deveria de circular na via pública pelo perigo à segurança dos demais e principalmente do condutor pode representar, pois em qualquer situação de travagem de emergência o mesmo pode não responder em conformidade e por esse motivo apenas me dispõe de 30 dias corridos para resolver esta situação que é considerada uma falha grave.
Posto esta informação no mesmo dia começa as minhas comunicações para esta empresa, a dia 14-02-2024 contacto o mesmo número acima descrito (937533888) pelas 11:15, sem sucesso, contacto outro número de telemóvel (930 487 418) pelas 11:17 (sem sucesso), novamente às 11:19 e atendeu-me um senhor que se intitula de responsável do Serviço Pós-Venda, e peço para falar com a menina Tatiana (funcionária que tinha tratado de situações anteriores, até então), ao qual me respondem que a mesma já não faz parte dos quadros da empresa, tentei recolher o nome da pessoa que me entendeu o telemóvel mas sem sucesso, o mesmo pediu para enviar o registro da ocorrência (reprovação – folha) por via de WhatsApp para este mesmo numero, assim o fiz, imediatamente a seguir ao termo desta chamada, e indiquei que aguardava resposta visto que a data para apresentação de nova reavaliação da viatura será até dia 15-03-2024.
Para este número de telefone e outros contactos disponibilizados pela empresa à altura da compra, foram efetuadas as seguintes tentativas de contacto:
14-02-2024 – enviada mensagem via WhatsApp sem resposta;
19-02-2024 – enviada mensagem via WhatsApp sem resposta
20-02-2024 – Tentativa de contacto às 17:06 para o nr 930487418, sem sucesso
20-02-2024 - Tentativa de contacto às 17:09 para o nr 937533888, sem sucesso
26-02-2024 - enviada mensagem via WhatsApp sem resposta
28-02-2024 - Tentativa de contacto às 16:38 para o nr 930487418, sem sucesso
28-02-2024 - Tentativa de contacto às 16:39 para o nr 930487418, sem sucesso
28-02-2024 - Tentativa de contacto às 16:47 para o nr 923274039, sem sucesso
28-02-2024 - Tentativa de contacto às 17:39 para o nr 930488015, sem sucesso
28-02-2024 – Este mesmo número (930488015) retorna a chamada (às 18h12) sendo um comercial do STAND CALHAMBEQ chamado Sr. Ricardo, e após explicação de toda a situação pede-me novamente para que seja enviada a folha da inspeção reprovada para este mesmo contacto.
Ao qual eu o fiz nesta mesma data (Às 18h21) após o encerramento desta conversa, até ao momento e após reforço novamente para este mesmo Sr. a dia 04-03-2024 - enviada mensagem via WhatsApp sem resposta.
Decidi então usar os meios alternativos emails: foi enviado um email para o contacto que está disponibilizado no site (geral@calhambeq.pt) às 23:09 do dia 04-03-2024 com a indicação de que estava a aguardar a resposta face ao exposto pela via telefone, e daria um prazo de 48 horas para responderem por essa mesma via, pois bem até momento sem resposta.
Neste momento tenho uma circulação de uma viatura até dia 15-03-2024 válida após essa data não poderei mais circular com o carro que adquiri, pensava eu nas condições de segurança que se deve vender as viaturas.
Agradeço a indicação da data para entrega desta viatura para solução dos problemas acima identificados, a vossa resposta deverá de ser por escrito via email, com a indicação da solução por vós apresentada. Mais informamos que iremos apresentar esta referida comunicação às entidades competentes.
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 8 de março 2024
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.