9.5
  • Avenida 5 de Outubro
    4824-501 Fafe
  • geral@cm-fafe.pt

Câmara Municipal de Fafe - Desabamento de muro devido a fuga de tubo de águas pluviais da câmara

Karim Patatas apresentou a reclamação
7 de janeiro 2021 (editada a 13 de janeiro 2021)
Vai fazer em breve dois anos que o meu muro caiu devido a uma fuga em um tubo de águas pluviais da câmara que passa por debaixo do mesmo .
Comprei a casa 4 meses antes do sucedido, não sabendo exatamente onde me dirigir e a quem perguntará, diziam para expor na junta, assim o fiz, Dois meses antes do mesmo cair, contactei por vezes consecutivas a Junta de Freguesia de Golães a que me respondia depois de expor as fotos do muro prestes a desabar pois a fissura era maior a cada dia que passava , que me iriam enviar um engenheiro para avaliar e reencaminhar o caso. Nunca apareceu, todos os dias em um período de 1 mês e meio contactei os serviços da junta de freguesia e todos dias era a mesma resposta “ ele Logo passa aí “ quando ligava mais tarde durante o dia a resposta era sempre a mesma “ele atrasou-se , infelizmente agora só poderá passar amanhã “, está lenga lenga demorou um mês e meio , em desespero tentei contactar com membros da junta que a minha mãe adotiva conheça devido a trabalharem juntos no Hospital ( Sr• André que é secretário no Hospital Sra da Oliveira em Guimarães) que após várias tentativas de verificar com o Sr•presidente da junta, ele não se importou e continuou a não se importar . Entretanto o muro desabou 2 meses depois de andar a correr de um lado para o outro todos dias da semana. Quando este desabou em outra tentativa desesperada fui a junta e disseram me o mesmo que da primeira vez , uma vês cansado de tudo isto falei com o contacto que me disse “ Vá a câmara que o presidente da junta não quer saber “.
Tentando resolver esta situação desde Janeiro 2019, e visto que as entidades a quem pagamos impostos , a quem contribuímos e mantemos as barrigas cheias não estavam prestes nem com vontade de ajudar ninguém , fui a câmara o que me disseram que o procedimento era marcar uma reunião e expor o caso por escrito e por mail . Assim o fiz tal como tentei acionar o seguro do meu crédito habitação a ver se estariam dispostos a resolver o problema visto que tinha efectuado o crédito há coisa mais ou menos de 6 meses por essa altura. O Seguro veio super rápido fui muito bem atendido o engenheiro passou no dia seguinte de manhã e disse-me que não poderia fazer nada visto que a causa não era de nada que adquiri era de um tubo de águas pluviais da câmara, e deram me um papel com isso mencionado.
Dia seguinte não obtendo resposta da câmara fui lá outra vez a câmara , e disseram me que tinha de aguardar a resposta ao email enviado. Passado uma semana e depois de ir visitar variadas vezes a câmara municipal de fafe , eles enviaram para a avaliação dois polícias municipais, que mal saíram do carro pois chuviscava, pois clamavam que a minha exposição ( efectuada por um advogado) tinha palavras muito caras que não sabiam o que queriam dizer por exemplo “ ceder” e a nossa discussão fois sobre isso , sendo que estes agentes nem avaliaram nada da catástrofe que me abalava, insensíveis ao desastre alheio a 100% aconselharam me a fazer uma exposição com termos mais leigos e que depois voltariam provavelmente .
No dia seguinte fui a câmara reclamar e disseram me que iriam verificar a situação e que teria de ser encaminhado para outro departamento provavelmente das “obras”. Visto que na câmara estavam literalmente a tratar o caso um uma leveza descomunal, passados três meses tive de contactar com um grande amigo que possède alguns contactos na câmara Municipal , e foi ele que me encaminhou para o Dr. Paricidio, até parecia mentira que só por acompanhado por ele o meu caso foi visto com olhos na hora pelo Sr• do atendimento do departamento de obras. Marcaram me uma reunião para uma semana depois com o Dr• Paricidio Sumavielle e fui visto por ele. On a resposta final foi a mesma da junta . “Vou enviar um engenheiro verificar a situação ao local , e depois será notificado por correio para cá passar “. Mais um mês se passou e todavia não tinha quaisquer notícias, ligava dia sim dia não obtendo sempre a mesma resposta “ não há actualizações no seu caso” . Até que recorro novamente ao meu amigo para tentar me rencontrar com o Dr•Paricidio, que me diz o seguinte “enviei uma arquiteta de confiança que passou no locar , e visto que não é na via pública não compete ao nosso departamento , tente o que trata das águas pluviais , saneamento ”.
Mais uma vez meses haviam passado o muro estava caído, ocupando e tendo desabado em uma passagem pedestre que leva a capela de varziela, seria provavelmente necessário uma desgraça para alguém intervir ?
Adiante , redirecionei nos balcões de atendimento da câmara a minha exposição para o departamento de águas e saneamento. Dois meses em constante contacto dia sim dia não , a resposta era sempre a mesma “ vai receber uma carta , tem de esperar” 12 meses passados não conseguia por o carro na garagem , os campos ao lado tinham vinhas que estava a ficar degradadas devido ao peso das pedras , então tive de tomar a iniciativa de as mandar recolher ( 300€).
Um ano e meio e todavia a mesma resposta da câmara . Até que tive de mandar construir o muro e pagar 3000€ do meu bolso . Actualmente o muro está hoje em Contrução começando dia 04/01/2021. E todavia 0 cartas da parte da câmara municipal , 0 avisos , o mais engraçado de tudo isto é que para pedir para falar com o antigo proprietário a ver se ele tinha uma factura do saneamento passaram cá por várias vezes , perguntar me se a Indaqua cobrava a taxa de saneamento souberam escrever uma carta .
Eu pago os meus impostos , pesados para o nosso salário como todos sabem , pagamos seguros obrigatórios que de nada servem, imposto que não nos servem a nos .
Eu contribuo para a sociedade , tenho uma empresa na qual tenho 6 empregados, trago emprego para fafe, e ainda assim sou tratado que nem lixo por entidades que era suposto proteger e ajudar o contribuinte.
Data de ocorrência: 7 de janeiro 2021
21 de janeiro 2021
Muro contruido no valor de 3.000€ , e ainda falta o pavimento da descida. falta de respeito e consideração para com os contribuintes.
6 de fevereiro 2021
Todavia sem qualquer resposta , terá de ser em tribunal mesmo.
18 de fevereiro 2021
Pavimento + portão 2000€
Todavia nenhuma resposta da câmara.
18 de fevereiro 2021
Pavimento + portão 2000€
Todavia nenhuma resposta da câmara.
4 de março 2021
Veio a Junta reparar os Canos rebentados , depois deste tempo todo , ainda assim dizem que o resto tem de ser com a camara Municipal, todavia sem resposta da Camara.