9.5
  • geral@cm-fafe.pt

Câmara Municipal de Fafe - Gestão dos resídos sólidos urbanos

Anabela Rodrigues apresentou a reclamação
11 de abril 2020
Desde que habito esta residência (janeiro de 2001) salvo erro, nunca a recolha do lixo foi feita à porta da minha residência, pago a taxa de lixo, que penso ser para estes efeitos, caso não seja, gostaria que me explicassem, pois comecei a receber a fatura em casa sem qualquer aviso prévio, nem sequer questionaram se a recolha estaria a ser feita na minha residência (pelo que sei nunca tal aconteceu), faço a separação do vidro e levo ao vidrão, faço compostagem (menos lixo urbano), separo na maioria das vezes o papel e plástico, embora pense que na chamada "Vila" de Arões, deveria existir mais postos de recolhe deste tipo de resídos, recuso-me a fazer queimadas, como fazem as minha vizinhas, também penso que em termos ambientais essa alternativa é péssima, mas como não é a minha área, não posso falar sobre o assunto.
Enfim, sem alternativas, apenas a de me deslocar ao cemitério, onde existem ou existiam até ao dia 09/04/2020 dois contentores de resíduos urbanos, que segundo um suposto funcionário, pois não se identificou, tomei conhecimento que os ditos contentores pertenciam ao cemitério, e seriam utilizados para colocar as flores depois de mortas e que não poderia colocar ali o meu lixo, mesmo depois de já triado.
Então e os meus resíduos sólidos urbanos, onde os coloco, à porta de minha casa? Não, porque o carro do lixo não passa. À porta das minhas vizinhas? Não, porque os cães destroem os sacos e espalham o lixo e elas não vão gostar.
O Sr. suposto funcionário da Junta de Freguesia de Arões S. Romão, nesse dia, disse que ia tentar resolver o problema, e realmente fê-lo, retirando os dois contentores dois dias depois, na esperança de ninguém mais depositar o lixo lá. Pois, pensamento mesmo à "portuga" (chicos espertos), da maneira mais fácil e não sendo a mais eficaz, até porque eu e todos os moradores daquela zona, continuam a necessitar de depositar o lixo em algum lugar, e o problema agravou-se, porque agora serei obrigada a depositar o lixo fora dos contentores e ninguém pode reclamar porque segundo o Sr. suposto funcionário da Junta de Freguesia, é um espaço público, certo? Peço desculpas por este meu desabafo, sempre pensei que a minha cidade era a mais limpa e asseada que já tinha visto, e que a minha Câmara Municipal se preocupava com estes assuntos e controlava de alguma forma os procedimentos nesta área.
Agradeço desde já a atenção dispensada a este assunto, e fico a aguardar uma resposta da vossa parte que espero seja favorável.
Data de ocorrência: 11 de abril 2020
Anabela Rodrigues avaliou a marca