Câmara Municipal de Lisboa
Câmara Municipal de Lisboa
Performance da Marca
54.3
/100
Razoável
Razoável
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
27,6%
Média das Avaliações
36,7%
Taxa de Retenção de Clientes
43,4%
Ranking na categoria
Município de Lisboa
  • Tem por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do Concelho em diferentes áreas.

    As suas atribuições e regime jurídico estão consagradas na Lei das Autarquias Locais

    Os municípios dispõem de atribuições nos domínios da ação social; ambiente; comunicações; cooperação externa; cultura e ciência; defesa do consumidor; desporto; educação; energia; equipamento rural e urbano; habitação; ordenamento do território e urbanismo; património; polícia municipal; promoção do desenvolvimento; proteção civil; saneamento básico; saúde; tempos livres; transportes.
    Participe as ocorrências em espaços verdes e espaços públicos, habitação e equipamentos municipais que necessitem da intervenção da CM Lisboa/Juntas de Freguesia, em naminharualx.cm-lisboa.

  • 218173469
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Campo Grande nº 25 Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa - Poda de tipuanas no saldanha

Em tratamento
FVala
FVala apresentou a reclamação
23 de abril 2024
Venho reclamar da poda de tipuanas em curso na Praça Duque de Saldanha em Lisboa.
A poda de rolagem é uma prática de corte de ramos de grande diâmetro. Este tipo de poda enfraquece as árvores, reduzindo volume e dimensão da copa e pode promover problemas ao nível dos troncos cortados - a área exposta não é totalmente coberta por novos ramos - e das raízes, aumentando a probabilidade de doença.
Numa cidade como Lisboa, com elevadas temperaturas no verão, que vão continuar a subir e numa praça como o Saldanha com grande volume de tráfego automóvel, de biciletas e pedonal, copas densas e sombra são uma vantagem para o controla da temperatura e a oxigenação. A poda de rolagem destrói este potencial. Este tipo de poda resulta em árvores "espanadores", enfraquecendo a sua contribuição para o combate e adaptação às alterações climáticas. Enfraquece, também o seu potencial de suporte à avifauna urbana. Finalmente, estudos de médio prazo demosntram que não tem retorno económico comparado com a poda feita de forma correta (thinning).
O que está a acontecer no Saldanha é, assim, um crime ambiental e urbanístico que deve ser terminado imediatamente. É vergonhoso que seja a própria CML a promovê-lo, revelando profunda ignorância. É vergonhoso que, em pleno século XXI e em face do desafio climático, as entidades a quem confiamos a gestão do bem comum insistam em práticas desadequadas aos desafios que temos e ao nosso bem estar e ignorantes do conhecimento existente.
Data de ocorrência: 23 de abril 2024
Câmara Municipal de Lisboa
23 de abril 2024
Recebemos a sua reclamação 111421224, de 2024-04-23, que será analisada com a maior brevidade.

GABINETE DO MUNÍCIPE
FVala
FVala está a aguardar o tratamento da reclamação
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.