​Câmara Municipal de Vendas Novas
​Câmara Municipal de Vendas Novas
Município de Vendas Novas

​Câmara Municipal de Vendas Novas - Piscinas Vendas Novas - Perigo Público de Segurança

Divina Silva
Divina Silva apresentou a reclamação
5 de agosto 2018

Muito boa noite caros senhores
Sou frequentador das instalações e estive lá hoje entre as 12h30/13h e as 16h/16h30
O que vi é a todos os títulos deplorável, contrariamente ao que vi nas vezes anteriores.
1. Segurança
a. A lotação era claramente excessiva, tanto assim que após imensas pessoas entrarem e terem de sair por falta de espaço para a toalha ou o chapéu, lá se ouviu o aviso ao som de que a Piscina iria encerrar a porta, apenas permitindo que entrasse alguém após saída de alguém
b. O cenário que vi era altamente explosivo, com uma frequência claramente acima da capacidade e todos falavam nisso, por isso, o Perigo era iminente e caso algo sucedesse estaríamos agora a ver na TV e a ouvir os responsáveis que se iriam tomar medidas, etc.
c. Estavam presentes a GNR (1ª vez que vejo), à entrada, juntamente com o vigilante da SMA que nada faz (já observei várias vezes), nem rondas nem outra coisa semelhante, pelo que é completamente inútil a sua presença, sendo que esta é claramente para “encher chouriços”
i. Arrisco dizer que qualquer dos elementos da GNR, cabos, deveriam ter posto cobro à situação, como medida profilática, pois ainda são Autoridade e devem fazer-se respeitar.
1. Em caso de dúvidas chamassem a Proteção Civil ou os Bombeiros e claramente veriam a situação
2. Água
a. O cheiro a cloro era intensíssimo e o espaço muitíssimo escasso pois uma coisa é a lotação do relvado, outra é a lotação da piscina.
i. Com o calor não poder ir à água é vergonhoso para a instalação e para a CMVN
3. Limpeza
a. Péssima, com o relvado de cheiro fétido, principalmente junto à rede
b. Os caixotes do lixo absolutamente cheios e ninguém para fazer a manutenção
c. Os wc imundos
d. Os balneários imundos e muito molhados com “água” amarela no chão e paredes
4. Lazer
a. Observam-se pessoas, eu vi, a fazer xixi em pé na relva por não conseguirem ir ao wc por causa das filas, e talvez por educação ou falta dela mas isso enfim, não se compra nos supermercados, aliás, tira-se a pessoa do bairro mas não se tira o bairro da pessoa…
b. Relvado sem espaço de circulação tal era a confluência do território de cada toalha
c. Grupos de pessoas com música de bateria portátil em altos berros como se de um baile se tratasse sem qualquer respeito pelos “vizinhos” e crianças a quererem dormir, fazendo com os pais destas se fossem embora e outros também
d. Bar sem capacidade de atendimento, com filas gigantescas e completamente confusas e aleatórias nos balcões, entre as mesas da esplanada e nos acessos à piscina. Uma verdadeira balbúrdia

Assim, tentei descrever uma situação caótica que infelizmente vivi e que não repetirei, que podia em potência descambar em algo perigoso, numa infraestrutura sem capacidade de absorver a demanda e sem capacidade de travar a mesma, talvez na perspectiva do ganho e com muito a perder, com a GNR presente mas sem acção nem palavra decisiva, com vigilância privada de telemóvel na mão, sem pessoa para manutenção do lixo nem ronda pelo espaço para ver o que é necessário fazer ao longo do dia, enfim, uma desgraça total que deve envergonhar a autarquia e pessoalmente o chefe das Piscinas e o Presidente da CMVN, assim como as restantes entidades visadas.

A não voltar a frequentar pois a entrada é de baixo valor mas o dinheiro custa a ganhar, considerando eu que, hoje, me deveria ter sido restituído o valor pois de nada disfrutei (mundo ideal …)

Se todos cumprirmos a nossa função com a exacta noção de que a liberdade de cada um termina ao colidir com a Liberdade do outro, tudo decorrerá com a normalidade e civilidade pretendidas num Estado de direito, mas se assobiarmos para o lado …

Obrigado.

Data de ocorrência: 5 de agosto 2018
sobre o assunto em questão, gostaríamos de esclarecer o seguinte (este texto é igual à resposta que demos por e-mail ao senhor José Martins, no dia 7 de agosto):

1. O dia 5/8/2018, assim como os 2 dias que lhe antecederam, foi marcado por condições meteorológicas atípicas em todo o nosso país. O calor excessivo levou a uma grande afluência a todas as zonas balneares.
2. O Município de Vendas Novas, responsável pelas piscinas municipais, agiu em conformidade com o esperado. Para além da vigilância habitual, fez aquisição de serviço de patrulhamento de GNR no local, aumentou a vigilância e ação no local com funcionários do serviço de desporto e encerrou o equipamento assim que foi atingida a lotação máxima.
3. A ordem e limpeza do equipamento foram asseguradas e interviu-se junto de situações de indisciplina e falta de civismo. Infelizmente, não é possível resolver a longo prazo questões de falta de cidadania e respeito pelo próximo, valores que devem ser incutidos e que devem permanecer ao longo da vida.
4. À parte da exposição que nos foi feita e à qual estamos prontamente a responder, não se verificou nenhum incidente entre os utentes, não se verificou nenhum acidente nos planos de água, não foi recebida qualquer reclamação da parte dos utilizadores, pelo contrário, o Serviço de Desporto recebeu referências e elogios ao bom funcionamento do equipamento num dia tão atípico e perante a lotação que se registou.
5. Apesar das indicações da DGS para esta vaga de calor, os utilizadores usufruíram do espaço mesmo nos horários de maior calor (entre as 12h e as 16h), dadas as condições que o local oferece. Realçamos que este equipamento municipal apresenta uma extensa e agradável área de lazer com bastantes sombras assim como a possibilidade de utilizar a piscina coberta.
6. Este equipamento municipal é muito procurado e preferido pelos utilizadores que realçam e valorizam fatores como a sua limpeza, segurança, bom estado e áreas de lazer e fácil acesso, no entanto, tal como já referimos, dias como o dia 5/8/2018, nas piscinas de Vendas Novas e em qualquer equipamento balnear português, levaram à formação de filas, à acumulação mais rápida de lixo nos caixotes colocados para o efeito e, infelizmente, a comportamentos de mau exercício da cidadania e má educação.

Esperamos que continue a visitar-nos e sobretudo que, perante qualquer descontentamento no local, entre imediatamente em diálogo com o responsável do serviço de desporto, que diligenciará esforços e medidas que permitam disfrutar do equipamento.