Capital Credit - Reembolso do valor de 95,30€

Tiago Jorge Viegas Gonçalves
Tiago Gonçalves apresentou a reclamação
29 de outubro 2019
Venho por este meio solicitar a devolução do valor de 95,30€, supostamente despesas de avaliação e despesas do contrato de credito de 1500€, eu efectuei a simulação do site da financeira e no dia 21 de Outubro de 2019 fui contactado pela financeira que o credito tenha sido aceite e que deveria de pagar o valor de 95.30€ para que fosse enviado o contrato de credito assim como a respectiva documentação para o processo de credito, na altura recebi logo a SMS para o meu telemóvel com a seguinte informação : "Estimado cliente, para podermos dar continuidade a seu contrato para o crédito 1500€ encontra-se em falta o pagamento das despesas inerentes ao seu processo, no valor de 95,30€. Para efectuar por: pagamento de serviços Ent.12229 Ref 241706641 Valor 95.30€
Transferência bancaria para o nib 0010-0000-5665506000153. Cumprimentos Maria Marques" O contato utilizado foi +351913572920.
A situação pior é que nunca a qualquer momento fui informado que o valor não seria devolvido. Apenas soube depois de receber o contrato onde tinha esta situação escrita e já tinha efectuado o pagamento do valor no período da manha do dia 22 de Outubro de 2019 ás 10:30e recebi o contrato via email no dia 22 de Outubro de 2019 as 16:18.
Ainda contactei o banco de onde fiz o pagamento do valor que me informou que seria a instituição de recebeu o pagamento que teria que devolver o pagamento.
Mesmo assim após ter passado tudo isto, enviei a documentação sabendo que iria ser enganado e que tinha perdido o dinheiro que paguei sem ter o conhecimento desta situação.
Tenho todas as provas para apresentar.
Data de ocorrência: 29 de outubro 2019
30 de outubro 2019
Bom dia Exmo. Senhor Tiago Gonçalves

No seguimento do seu contacto telefónico, vimos por este meio esclarecê-lo pois não queremos de maneira nenhuma que fique com dúvidas quanto à atuação da nossa empresa relativamente ao tratamento do seu processo.

O senhor fez-nos um pedido de contacto, através da internet no site da Credijet, no âmbito da intermediação de um crédito pessoal no valor de 1500€ e prontamente entramos em contacto consigo para darmos início ao seu processo, analisando os dados que nos forneceu.

Conforme foi informado, pela colega o seu pedido de crédito após análise dos dados por si facultados, encontrava-se aceite, ficando somente em falta validação da documentação. Como deve entender o processo só fica aprovado e concluído após validação de toda a sua documentação que comprova os factos por si expostos, por parte da entidade financeira
A nossa empresa tem um código ético de conduta muito rigoroso, logo nunca a colega o informou que o seu pedido estava aprovado.

Exatamente e para colmatar problemas de mal entendidos e porque somos corretos, transparentes e trabalhamos de boa fé, enviamos um contrato de prestação de serviços em duplicado para sua casa para que não restassem dúvidas quanto aos nossos serviços e condições dos mesmos. Assim, todos os clientes têm oportunidade de ler, perceber e refletir se estão interessados ou não nos nossos serviços.

Qualquer cliente, que assim como o senhor, ao ler o contrato não concordasse com as cláusulas nele existentes e logo não assinasse o mesmo tinha direito a ser ressarcido pelo valor de despesas e análise de processo visto não ter sido concluído o serviço.

Além disso, mesmo que o cliente assine e devolva o contrato pode igualmente de acordo com a Diretiva 2002/65/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Setembro de 2002, relativa à comercialização à distância de serviços financeiros prestados a consumidores, no prazo de 14 dias de período de reflexão anular o mesmo e de imediato procederemos à devolução da quantia já liquidada pelo cliente.

Já fizemos várias devoluções e entendemos que os clientes podem e têm o direito a mudar de ideias ou de alguma forma os nossos serviços podem não ir de encontro com o procurado. Se realmente fossemos uma empresa a agir de má fé, conforme é de sua opinião, não teríamos esta actuação e postura perante o mercado. Posto isto, nunca podemos ser acusados de induzir os clientes em erro tendo em consideração que tudo lhes é explicado de forma clara e por escrito, exatamente para que não haja ninguém a formalizar um contrato no qual não está interessado.

Gostaria de a informar que o contrato de prestação de serviços que enviamos serve para salvaguardar o cliente mas também para nos salvaguardar a nós próprios pois só podemos dar seguimento a um pedido de crédito de um cliente com a expressa autorização do mesmo, caso assim não fosse, poderíamos correr o risco de ser acusados de procuradoria ilícita pelos próprios. Como deve entender manusear documentos pessoais e tratar do foro pessoal financeiro de um particular ou de uma empresa é uma tarefa de grande responsabilidade onde nenhuma das partes pode correr riscos.

O seu processo foi previamente simulado e analisado e se tudo estivesse de acordo com o que mencionou é um processo com bastante viabilidade de se concretizar sem qualquer problema tendo em consideração a sua taxa de esforço, mas o que se veio a verificar foi que o senhor não mencionou todas as responsabilidades de créditos que tem, não mencionou quase 12000€ de responsabilidades, e sabe muito bem que as tem e não as mencionou, deu indicação posterior á colega, que não os pretendia liquidar dai a razão de não os ter mencionado, mas como deveria ter conhecimento, quando lhe questionam que créditos tem a decorrer, deveria mencionar todos, independentemente de os pretende liquidar ou não, pois são responsabilidades que tem, e que temos que considerar para o calculo da sua taxa de esforço.
Lamento a opinião errónea que ficou a nosso respeito, infelizmente porque a nossa área não é bem vista por ter sido “destruída” por certas entidades que se fizeram passar por consultores financeiros e que agora temos que, embora injustamente, levar com esse rótulo.

Visto ser esse o seu desejo, vimos informar que vamos proceder à devolução da quantia por sido já liquidada, apesar de não ter direito á mesma, pois como menciona no contrato de prestação de serviços assinado entre ambas as partes o valor não é reembolsado

Resta-nos dizer-lhe que mesmo após este esclarecimento se de sua consciência considerar que estamos a ser incorretos consigo de alguma forma e achar que deve reportar alguma queixa às entidades que considerar mais competentes para o efeito é um direito que lhe assiste e que temos que respeitar.

Esperando tê-la esclarecido, despeço-me com os meus melhores cumprimentos.

Marta Ferreira
Tiago Jorge Viegas Gonçalves
Tiago Gonçalves avaliou a marca
18 de dezembro 2020

Resolvida.

Cuidado com essa gente quase me fizeram o mesmo mas como percebi pois nenhuma empresa de analise ao crédito pede dinheiro pois são pagos pela Banca, não se paga antes nem depois, mas essa Senhora fartou-se de me ligar e enviar mensagens não sabia é que eu já conhecia o sistema, sinceramente não entendo como ninguém faz nada pois vão aprovando os créditos faceis e aos que eles sabem ser impossíveis ligam a dizer que foi aprovado para conseguir extorquir esse valor, isso chama-se roubo, e afinal digo mesmo aqui pode ou não o portal da queixa fazer alguma coisa para acabar com isso, essas pessoas além de mal educadas quando desconfiamos roubam as pessoas... Faça-se justiça...

12 de novembro 2019

Alguem aqui chegou a receber um cêntimo dessa empresa?? A nao ser o euro que mamdam para la os tais 95.30?? E tambem vos foi devolvido esse valor???

12 de novembro 2019

Também fui recentemente burlado por esta Empresa, que contacta as pessoas com o propósito de as enganar.
Fui contactado para pagar um valor de 96€ para uma proposta de crédito supostamente aprovada e era só necessário ' validar a documentação''. É assim que segue a informação , diversas vezes pelo telefone. Nunca fui informado que o valor NÃO SERIA DEVOLVIDO E QUE O CRÉDITO ESTAVA DE CERTEZA APROVADO. (GARANTIDO SEMPRE PELA GESTORA DE CONTA ( D. Cristina L. ) Essa senhora ao ter garantido o crédito, só enviou o contrato de prestação de serviços depois do valor ter sido pago , com entidade e referência ( Tenho comprovativos e chamadas gravadas) . A minha mãe confrontou a suposta gestora do p+rocesso ( D. Cristina L ) sobre a clausúla 5 e 6 em que menciona a cobrança dos 96 € e bnão devolução em caso do crédito vir recusado. Mais uma vez, a mesma garantiu que estava aprovado e que só faltava validar a documentação. Esperei 3 a 4dias ( tempo que me disseram que levava até ficar tudo ok). Depois desse tempo , recebi um email a informar que não tinha sido aceite por causa de uma taxa de esforço elevado- ATENÇAO: NÃO TENHO CRÉDITOS NENHUNS---?????? taxa de esforço elevada ?????? e actividade recente ???? 2 anos de trabalho na mesma Empresa. Percebi então que tinha sido enganado..... Vou reclamar à Deco e a quem de diretito para ser ressarcido do valor. Quantos mais enganam ????