47.1
Carby Concessionário Volkswagen
  • Empresa do centenário Grupo JAP, a JAPblue é responsável pela comercialização de toda a gama de viaturas novas Volkswagen, viaturas usadas de seleção e seminovas multimarca, bem como a venda de peças e prestação de serviços oficinais.

Complementa estas áreas de negócio com serviço de viaturas de substituição, rent-a-car, financiamentos e seguros.

Sendo a satisfação dos nossos clientes uma prioridade absoluta, a JAPblue apresenta-se como o novo rosto Volkswagen do país com instalações em Vila Real, Penafiel e Faro.

• geral.vw@carby.pt

Carby Concessionário Volkswagen - Carro à espera de diagnóstico há quase 2 meses

Lucian Onica apresentou a reclamação
7 de agosto 2023
No dia 14 de Junho de 2023 o meu carro deu entrada na oficina da Carby de Faro. O mesmo encontra-se avariado desde fevereiro. Antes de chegar à concessionária, já tinha passado por outro mecânico que não conseguiu resolver a avaria.

Passadas 2 semanas após deixar o carro na oficina da marca, não obtive qualquer informação por parte da mesma. Decidi então entrar em contacto com a linha de apoio e perguntar sobre o estado de situação do meu carro. Devolveram-me a chamada passado 2 dias a informar que estiveram a fazer alguns testes e concluíram que o problema não era da bateria.

Aqui surge o primeiro alerta, em 2 semanas, apenas conseguiram ver que o problema não é da bateria.

Passadas mais 2 semanas, praticamente 1 mês após deixar o carro na oficina, continuo sem obter qualquer tipo de informação. Por esta altura eu já tinha tentado contactar a oficina mais de 10 vezes, sem exagero. No entanto, a linha de apoio informava-me que não havia ninguém da oficina para falar comigo e que me iriam devolver a chamada o mais brevemente possível.

Andei nisto cerca de 3 semanas até ser contactado pelo chefe de oficina, que me informou que estão a fazer testes no carro e que é uma situação complexa daí esta demora toda. Este contacto aconteceu por volta do dia 15/16 de julho.

Desde então, ninguém voltou a contactar-me. Já fui pessoalmente à oficina, na sexta-feira dia 28 de Julho na espectativa de poder falar com alguém que me pudesse dar mais informações sobre o estado do meu veículo, mas não havia absolutamente ninguém que me pudesse dar qualquer tipo de informação relevante.

Informei então que iria aguardar mais uma semana para entrarem em contacto comigo, caso contrário iria apresentar queixa no livro de reclamações. Sem grande surpresa, ninguém me contactou e no passado sábado dirigi-me à concessionária para apresentar a queixa.

Neste momento, não tenho qualquer tipo de previsão sobre quando é que vão conseguir de facto diagnosticar o que se passa com o meu carro. Tanto quanto sei, podem já ter 20 horas de trabalho no meu carro, como podem ter apenas 2 ou 3.

Acho toda esta situação inadmissível para uma oficina/concessionário da própria marca. Se a marca não consegue resolver o problema, quem é que consegue?
Data de ocorrência: 7 de agosto 2023
Exmo. Senhor Lucian Onica,

Espero que se encontre bem.

Vamos verificar a V/ situação junto da equipa responsável e entraremos em contacto com a maior brevidade possível.

Atentamente,
Carby Volkswagen
Exmo. Senhor Lucian Onica,

Esperamos que se encontre bem.

A situação reportada foi já esclarecida, através de e-mail, pelo que daremos a V/ exposição como concluída.

Qualquer dúvida estaremos ao dispor.

Atentamente,
Carby Volkswagen
24 de agosto 2023
Na passada segunda-feira recebi um email a informar de que a oficina irá ao longo desta semana fazer uma observação ao veículo.

Amanhã irei verificar se desta vez é a sério ou se é a mesma conversa dos dois últimos meses.
17 de outubro 2023
Péssimo serviço.

No dia 16 de Setembro dirigi-me à oficina de Faro e informei que dentro de uma semana iria retirar o carro de lá, pois claramente não conseguiam dar conta do problema.

Para contextualizar: Passados mais de 3 meses do carro estar na oficina, foi-me finalmente dado um diagnóstico. Resultado - Avaria na ECU. Notem que eu tinha avisado inicialmente que possivelmente seria problema da Centralina e que se achassem por bem, poderiam verificar essa questão para fazer um despiste. Sei que cada oficina e cada marca tem o seu protocolo e guidelines, mas acho inadmissível um carro ficar 3 meses à espera de um diagnóstico.

Foi-me dito que a marca já não fabricava, desde julho ou agosto deste ano, este tipo de componente. Ou seja, a peça deixou de ser fabricada enquanto meu carro estava na oficina, sabendo estes senhores de antemão que poderia haver um problema com esta peça. Tendo isto em consideração, no dia 16 de setembro dirigi-me à oficina e informei que o veículo iria ser retirado da mesma ao longo da próxima semana.

Chegado o dia 21 de Setembro, informei via mensagem, de manhã cedo, que o carro iria ser retirado durante a tarde para ser levado para outra oficina. Para meu espanto, impossibilitaram a saída do veículo. Fui contactado pelo chefe de oficina a dizer que o veículo não podia dar saída, pois não tem o auto de obra pronto, logo, não pode autorizar a saída do veículo, quando a oficina tinha sido informada com dias de antecedência que o carro iria ser retirado ao longo da semana.

Horas depois, fui contactado por parte da oficina com a informação de havia um fabricante autorizado que ainda produz a ECU e que poderia optar por essa solução. Tendo em conta a minha situação e também o facto de estar completamente saturado, dei autorização para a reparação.

Nota: Após troca da ECU, foi ainda descoberto que o tubo de vácuo do travão estava roto, que atrasou em mais 1 semana a reparação e que, obviamente, acresceu o valor da mesma. Tiveram no entanto a cortesia de oferecer a mão de obra da troca do tubo.

O carro deu saída no dia 10 de Outubro, ou seja, praticamente 4 meses depois de dar entrada na oficina.

Que este relato sirva para pessoas que pensem em deixar os seus veículos neste estabelecimento.
Lucian Onica avaliou a marca
17 de outubro 2023

Péssimo serviço. Falta de informação.