Grupo Gocial

Carvap - Catálogos Enganosos

Joaquim Peixoto
Joaquim Peixoto apresentou a reclamação
27 de março 2017

Em Maio de 2016 decidi que queria comprar um automóvel novo ao abrigo do Dec Lei 22-A/2007 de 29 de Junho. Assim sendo fui ao site da Sivaonline, configurei um Skoda Octavia Break e fiz o download do catálogo existente no dia 25-05-2016. Em Junho 2016 dirigi-me ao concessionário da Skoda (CarVap, sita na Rua S. João de Brito, 18/28 em Porto) para saber condições. Apresentaram-me o catálogo que eu já tinha. Escolhi a viatura pretendida e alguns acessórios. Nesse catálogo podíamos ver entre outros os seguintes "artigos":
1 - A 5ª porta controlada eletricamente na versão break, abre e fecha automaticamente sem que tenha de lhe tocar, o que será muito apreciado quando estiver a chover. Poderá ser controlada através de quatro comandos diferentes: um botão no controlo remoto da chave, um botão na consola central, um botão no painel da 5ª porta e um botão externo, denominado Softtouch. Poderá ainda personalizar a altura da posição da porta, de acordo com as suas necessidades.
2 - O compartimento de arrumação sob o banco do passageiro do banco dianteiro é o local ideal para transportar artigos mais pequenos que necessita ter sempre à mão, mas que não necessitam de estar visíveis.
3 - O prático compartimento sob o rolo da tampa da bagageira da versão break pode ser um local de arrumação para itens que prefere transportar separadamente da restante bagagem.
Em Outubro 2016 foi-me entregue a viatura, pela CarVap, a qual recusei, pois para além da falta de alguns acessórios pedidos, a 5ª porta não fechava com o botão no controlo remoto da chave, só abria. Chamei à atenção para o catálogo que dizia "abre e fecha automaticamente sem que tenha de lhe tocar, o que será muito apreciado quando estiver a chover".
Na altura não havia no stand nenhum Octavia para se poder testar a 5ª porta, mas havia um Superb, que no catálogo da marca diz: "A 5ª porta com controlo elétrico é aberta e fechada automaticamente. Pode ser comandada a partir de quatro localizações diferentes: botão no controlo remoto da chave de ignição, botão na consola central, botão interior no painel da 5ª porta ou um botão exterior Softtouch. Permite também ajustar a posição em altura da porta da bagageira de acordo com as suas necessidades."
Esta especificação é sensivelmente igual à do catálogo do Octavia. Testou-se o Superb e de facto a 5ª porta abria e fechava com o controlo remoto da chave de ignição.
Entretanto foi-me explicado pelo chefe do stand de que o Octavia também abria e fechava com o controlo remoto, era só uma questão de programação.
Confiando nesta explicação foi feito um novo pedido, para uma outra viatura com os extras que não tinham vindo na primeira.
Em 26-01-2017 chegou a nova viatura. Espanto meu, a 5ª porta continuava na mesma. Abria com o comando remoto, mas só fechava com um botão interior no revestimento da 5.ª porta. Aquilo que o catálogo dizia não era verdade, "o que será muito apreciado quando estiver a chover". Se quisesse fechar a 5ª porta tinha que ir para a chuva e logo eu que sou deficiente motor. O responsável da oficina tentou verificar por vários meios a veracidade do catálogo, mas não consegui. Fiz uma reclamação na hora para a incongruência do catálogo, mas até à data de hoje ainda não obtive qualquer resposta.
No dia 08-02-2017 no site da Siva fiz o download do catálogo existente, mas se nada diziam agora sobre o compartimento de arrumação sob o banco do passageiro do banco dianteiro sobre os outros "artigos" pode-se ler:
- "A 5.ª porta elétrica da versão Break é aberta e fechada automaticamente, por forma a que não tenha que tocar nela. Uma característica que irá apreciar, em especial nos dias de chuva ou de inverno. A porta pode ser controlada a partir de quatro pontos diferentes: um botão na chave com comando à distância, um botão na consola central, um botão interior no revestimento da 5.ª porta e um botão Softtouch exterior. Pode ajustar a posição superior da porta, em função da sua necessidade.
- A prática bolsa situada debaixo da cobertura deslizante da bagageira da versão Break pode servir de espaço de arrumação seguro para os objetos que queira transportar separadamente dos outros objetos."

Se sobre a bolsa situada debaixo da cobertura deslizante da bagageira e o compartimento de arrumação sob o banco do passageiro do banco dianteiro, não me fazerem muita falta, apesar de o falso onde deveria estar este último ser inestético, o fecho e a abertura da 5ª porta faz-me imensa falta. Se não tivesse lido e ouvido do chefe do stand que a 5ª porta abria/fechava com o comando, não teria comprado esta viatura. Por conseguinte gostava que a SIVA resolvesse esta situação, pois não poderei jamais abonar a favor.

Data de ocorrência: 27 de março 2017