Performance da Marca
N/A
/100
Sem dados
Sem dados
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Ranking na categoria
Cefad - Formação Profissional, Lda
  • 213623419
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua Francisco Baía, nº9
    1500-278 Lisboa
  • lisboa@cefad.pt

CEFAD - Falha em datas de início, falta de transparência, danos morais

Resolvida
5/10
Filipe Neves
Filipe Neves apresentou a reclamação
27 de abril 2019
No passado dia 26 de Março pedi informações para um curso TEEF em Coimbra, pois seria a localidade com início mais breve do mesmo.

Estando profundamente interessado em ingressar, com vista a poder exercer o mais brevemente possível no ramo, descrevi toda a minha condição por e-mail (coimbra@cefad.pt e paula.rego@cefad.pt), expliquei que para o fazer, iria ter de mudar drasticamente a minha vida, localização, abdicar do emprego que tinha, etc - note-se que eu residia então no Algarve e não foi uma pequena mudança para a aldeia do lado!...

No dia 28 "agradeceram o meu interesse no curso" depois de pagar 30€ para me poderem fazer uma entrevista... a qual concordaram em fazer por WhatsApp com vista a evitar a deslocação de 900km de ida e volta. Menos mal!... A entrevista ficou agendada para o dia seguinte, mencionando já aqui que o curso só iria ter início dia 29 do próximo mês de Abril, erro meu por não ter lido o mesmo, pois já tinha tomado todas as diligências para mudar-me pra Coimbra...

Dia 29 de Março, aguardo o contacto da estimada senhora na hora de almoço, como combinado... As mensagens que lhe enviei estão lidas, contudo não obtenho contacto nenhum da parte dela...

Envio novamente um e-mail no dia 2 de Abril, a expôr a situação, mencionando que estaria em Coimbra a partir de dia 7, e que poderia comparecer nas instalações para uma entrevista presencial. Mais uma vez, resposta nula...

Dia 8 recebo uma SMS mencionando que "o servidor está com problemas", relembrando que o curso de TEEF pós-laboral só terá início no dia 29 de Abril.

Depois disto, mais nenhum contacto, até que, dia 17 de Abril, via Facebook, adicionei e contactei a exma. sra. Paula Rego, expondo que nunca obtive contacto da sua parte apesar da entrevista virtual combinada (o que ignorou), a questionar quando é que poderia marcar uma entrevista presencial consigo. Ficou marcado para a mesma tarde.

Compareci e, mais uma vez, depois da SMS, ficámos combinados para dia iniciar dia 29 de Abril, sendo-me sugerido que podia já pagar a matrícula e o seguro, ou parte do mesmo valor - "o que me desse mais jeito" - e que a primeira mensalidade teria que ser paga até dia 10, ao iniciar o curso. Felizmente só paguei metade da matrícula - melhor, infelizmente, pois começo a arrepender-me seriamente de ter investido monetariamente numa organização pela qual já tinha dado uma volta de 360º na minha vida. Já vão assim 105€ para o vácuo, fora o custo de toda a mudança.

Pois ontem, dia 26, por volta das 18h30, recebo um e-mail de lamentações a dizer que o curso não vai iniciar na data prevista e que não existe sequer data prevista, pois houve demasiadas "desistências".

Procurando e vindo a saber de outras reclamações, não é a primeira vez que esta conversa é usada, e é mais que visível que os "problemas logísticos" pelos quais o curso foi adiado primeiramente eram já a falta de alunos!... Mas fui bem explícito e claro ao apresentar a minha situação e os riscos que estaria a tomar nesta mudança, e no entanto não foram capazes de avisar que havia forte possibilidade de o curso não ter início tão cedo; querem clientes à força e por cima disso fazem falsa publicidade continuando a anunciar "últimas vagas" !!! Serão últimas... ou primeiras ainda ???

E agora aqui me encontro em Coimbra, deslocado de casa, depois de não ter passado em algumas entrevistas de trabalho muito provavelmente por exigir um horário compatível com o curso, e SEM PREVISÃO DE FUTURO! Quantos alunos são necessários para uma turma? Quantos alunos estão inscritos neste momento??

Exijo esclarecimentos e soluções breves, como por exemplo começar a avançar módulos numa turma já existente, pois vim para Coimbra com este objectivo e não o de ficar a trabalhar num refeitório para pagar renda e despesas, com todo o respeito aos veneráveis colegas de cozinha que se calhar são pessoas mais dignas e sérias!...

À falta dos mesmos, exijo todo o meu dinheiro de volta e irei investir na formação noutra instituição, pois não se sabe se o curso começa daqui a duas semanas ou daqui a um ano (e o que era definitivamente JUSTO era pagarem todo o investimento que fiz para estar aqui!...); e pela falta de transparência já demonstrada por este centro, e todas as dificuldades em que ingressei - e da estabilidade profissional da qual abdiquei - para NADA, ser-me-á já difícil recuperar a confiança nestas pessoas.
Data de ocorrência: 27 de abril 2019
CEFAD
6 de maio 2019
Caro Filipe Neves,

Como é do seu conhecimento, tentámos contactá-lo no dia 29 e Abril, logo que recebemos a notificação da apresentação da queixa, e no dia 30. Na impossibilidade de contacto telefónico, foi enviado um email, pedindo desculpas pela situação, e manifestando a inteira disponibilidade para resolução do problema.
Infelizmente não foi possível reunir o número de alunos suficiente para dar início à formação, assim e conforme acordado procedemos à devolução do valor investido para o NIB que nos indicou.

Com os melhores cumprimentos

Valéria Afonso
Filipe Neves
Filipe Neves avaliou a marca
4 de novembro 2021

Resolveram a reclamação

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.