Centro de Saúde de Sete Rios

Centro de Saúde de Sete Rios - Atendimento humilhante com gestante imigrante

Andrade Isaura
Andrade Isaura apresentou a reclamação
21 de setembro 2019
Sou brasileira, estou grávida de 8 semanas e procurei o centro de saúde para iniciar meu pré-natal. Como estou em processo de legalização por parte do SEF, o centro de imigrantes me orinetaram no que deveria fazer, pois toda gestante em Portugal, estando irregular ou não tem direito à isenção. Busquei o centro de saúde, fui humilhada, desamparada, tratada com indiferença e ainda ouvi coisas referentes a total desinformação por parte deles. Ao conversar com a enfermeira da Saúde Materna, a mesma ao ver que não tinha número de utente ainda, me perguntou se eu teria dinheiro pra arcar com os gastos, pois não teria direito a nada, comecei a chorar pois estando grávida e querendo iniciar um pre natal isso não é o que o estado assegura às gestantes, fiquei sozinha lá pq ela pediu que eu me levantasse, fiquei chorando e perguntando a um e a outro, lá ninguém se importa com ninguém, são indiferentes mesmo, mal olham nos nossos olhos, e adoram, adoram dizer um não, parece que sentem prazer em dizer, principalmente a nós imigrantes, eu sinto muita falta de solidariedade, muita falta de amor, em se tratar de um ambiente de saúde. Criei bloqueio de ir lá, sinto vontade de chorar pela falta de tratamento e desinformação, parece que nunca atenderam uma imigrante brasileira. Eu quero dizer a eles que mesmo tendo nascido e vivido no Brasil, o meu país é onde eu pago meus impostos.
Data de ocorrência: 21 de setembro 2019