Centro de Saúde Póvoa de Santa Iria

Marco Santos
Marco Santos apresentou a reclamação
9 de junho 2016

Exmo. Sr. Coordenador do Centro de Saúde da Póvoa de Santa Iria,

Há sensivelmente 4 anos que me encontro inscrito nesse Centro de Saúde e desde então parece que a cada mês que passa a situação dos utentes têm vindo a piorar.
É a ausência de médicos, associada a um tipo de gestão com as vagas para os utentes sem médico que passa por passar duas a três horas à porta do centro de saúde (esteja frio, chuva ou calor) em plena madrugada para não se conseguir uma consulta médica. Como se a situação não fosse grave o suficiente, agora é afixado uma descrição no mínimo ridícula que passo a mencionar:
"Hoje dia 9 de Junho existem 9 vagas para utentes sem médico. Caso se esgotem existe possibilidade de marcar para daqui a 3 semanas (30 de Junho) onde existem 4 vagas."

Hora pois bem, gostaria eu de perguntar, se por ventura terá conhecimento o Exmo. Sr., que em média se juntam à porta do referido edifício entre 20 a 30 pessoas todos os dias. Se por ventura terá conhecimento que algumas dessas pessoas passam ali essas 2 a 3 horas durante 3/4 dias por semana? Se por ventura têm conhecimento que algumas delas tem problemas de saúde crónicos? Se por ventura terá conhecimento que algumas dessas pessoas são idosas?

Passando ao meu caso em específico, conforme estará mencionado na minha ficha médica, no mês de maio desloquei-me 3 vezes ao centro de saúde devido a dores no corpo, sentimento de fadiga, sentir-me stressado, com perturbações de sono e de apetite assim como sentir tonturas.
Inicialmente fui atendido no serviço complementar no dia 6 de Maio onde o médico que me atendeu ficou sem saber muito bem o que fazer, acabando por me passar apenas um anti-inflamatório aconselhando-me a marcar um consulta para me serem prescritos exames muito embora me tivesse prescrito um RX a região lombar (uma vez que era a zona que me doía mais). Consulta essa que passados 4 dias a deslocar-me durante 2 a 3 horas durante a madrugada, sendo que nunca existiam vagas, finalmente no dia 12 de Maio foi possível marcar consulta (após me ter exaltado no atendimento com uma funcionária que infelizmente não tem qualquer culpa nesta situação.
No dia referido lá fui atendido pelo Dr. Rower Rolon (que diga-se é o único médico competente em todo o centro de saúde), tendo o mesmo me prescrito analises ao sangue, um ecodopler aos membros inferiores (devido à presença de varizes) indicando-me o mesmo que estes sintomas poderiam estar relacionado com alguma doença óssea ou um possível esgotamento. O médico em causa indicou-me para assim que tivesse o resultado dos exames para marcar uma consulta para poder analisar as mesmas.
Passado cerca de 15 dias, os sintomas persistiam. Sendo que no dia 27 me desloquei novamente ao centro de saúde pelas 7 Horas da manhã, na tentativa de marcar consulta. Algo que viria como é óbvio a não ocorrer. Lá me desloquei novamente a meio da tarde para ser atendido no serviço complementar, tendo estado no centro de saúde cerca de 5horas (chegada por volta das 16 horas e saindo do mesmo por volta das 21:30h). Por sorte o médico a estar de serviço era o Dr. Rower, que após analisar as analises e os exames em causa me indicou que o mais provável seria uma fibromialgia . Prescreveu-me alguma medicação, nomeadamente um relaxante muscular, um anti-inflamatório e um anti-depressivo. Aconselhando-me ainda a praticar algum desporto, nomeadamente natação.
No entanto, passado 12 dias volto a mal conseguir andar com dores e com tonturas. Voltei então ontem ao centro de saúde pelas 7 horas da manhã, para me voltarem a repetir não existem vagas. Hoje, novamente pelas 7 horas da manhã já me encontrava à porta do centro de saúde para novamente não existir vaga. Chega! Chega de incompetência e de má gestão!
Em primeiro lugar a desculpa é sempre a ausência de médicos para consultar todos os utentes (desculpa que cabe ao Exmo. Sr. solicitar junto do Ministério da Saúde resolução). Em segundo lugar qual é a ideia do Exmo. Sr. em marcar consultas para daqui a 3 semanas (uma pessoa que necessite de uma situação de urgência em que um médico do serviço complementar não possa fazer nada, faz o que Exmo. Sr?).
Dessa forma ficando a aguardar um contato da sua parte ou da parte de algum funcionário do centro de saúde, informo desde já que pretendo a marcação de uma consulta com a máxima urgência.
Passo ainda a informar, que esta queixa será encaminhada para as autoridades competentes, nomeadamente Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e Ministério de Saúde, assim como à comunicação social.
Marco Santos

Data de ocorrência: 9 de junho 2016