Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 78.8
Centro Nacional de Pensões13.6
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Pagamento em dívida por parte da S.Social há 4 meses

Cláudia Tavares
Cláudia Tavares apresentou a reclamação
11 de junho 2019

Venho por este meio demonstrar a minha indignação pelo Centro Nacional de Pensões por me deverem a minha pensão de Sobrevivência desde Março de 2019.
Sou estudante e o meu pai faleceu à 2 anos tendo direito a uma pensão de sobrevivência que recebo todos os meses para ajuda das minhas despesas. Em Fevereiro do corrente ano recebo uma carta a indicar que não fiz a prova escolar, desloquei-me à segurança social mais próxima com o comprovativo datado de Julho de 2018 pelo que me respondem que "têm aparecido ás centenas as pessoas em que cancelaram a pensão por falta de prova escolar e efectivamente fizeram-na... Eu vou enviar mail mas não espere que fique tudo tratado até Março porque isto tem acontecido as centenas, menina, só lá para Abril é que deve receber".
Pois bem, já passou Março, Abril, Maio e já estamos a 11 de Junho (costumo receber ao dia 8) e não me parece que fique resolvido este mês.
Se fosse eu a dever um pagamento à segurança social já me tinham vindo bater à porta, já da vossa parte ficam 4 meses a dever dinheiro e eu é que tenho que esperar que o dinheiro chova de outro lado?! Tenho despesas, sou estudante a full-time e filha de mãe solteira, só espero aquilo que é meu, e neste momento o que é meu esta-me a ser retido pela segurança social.

Sem mais assunto

Cláudia Tavares

Data de ocorrência: 11 de junho 2019

Este testemunho só reforça a minha presunção de que se trata de uma estratégia para pressionar os estudantes com pensões de sobrevivência a darem prioridade à busca de meios de subsistência em lugar de aos estudos. O que me parece mais criticável em tudo isto é a hipocrisia com que o governo age ao manter a lei mas alegando falsos argumentos para cortar a generalidade das pensões de sobrevivência aos estudantes.