Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 78.8
Centro Nacional de Pensões13.6
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Pagamento mensal de pensões

Rui Eduardo de Oliveira Coelho Pimenta
Rui Pimenta apresentou a reclamação
12 de junho 2019 (editada a 10 de julho 2020)
A reclamação que efetuo, já foi efetuada por mail em dois tempos diferentes (4 e 2 anos respectivamente).
Volto a expôr aqui o problema porque esta situação é recorrente especialmente quando se avizinha o maior período de férias.
Por razões que não vou expor, recebo a pensão por cheque. Nesta circunstância, tenho logo a demora porque vindo pelo correio, recebo quando o correio entrega.
A indicação que tenho é que recebo ao dia 10 de cada mês, o que já demonstrei ao longo das reclamações que venho fazendo é que a data não corresponde ao informado, isto porque:
- hoje dia 12 de Junho de 2019, ainda não recebi a minha pensão.
- quando o dia 10 é fim de semana ou feriado, recebo depois dessa data e não antes como recebem os pensionistas que recebem por transferência bancária (esta informação foi confirmada) que recebem sempre no dia útil anterior ao da data de pagamento.
- mesmo recebendo na data de 10, estou condicionado ao pagamento pela mesma entidade que distribui o cheque ou seja os CTT porque tenho de sempre telefonar primeiro para os 2 locais que normalmente me pagam (ficam a 5 e a 9km da minha residência) para saber quando posso receber. De acordo com os CTT o fundo de maneio/caixa tem uma limitação diária e portanto normalmente só recebo no dia seguinte porque têm de solicitar reforço de caixa para o dia que vou receber, atenção a minha pensão é pouco mais que o SMN!!!!
Portanto nunca recebo antes do dia 11 ou 12.
Os serviços do Centro Nacional de Pensões ou os CTT quando efetuei a 1ª reclamação foram verificar a morada e se tinha caixa de correio, para poderem argumentar alguma deficiência, o que não se verificou. Na 2ª reclamação, os CTT verificaram em que posto vou normalmente levantar o cheque e informaram que a situação de ter de esperar para receber, já não seria problema e tiveram o desplante de sugerir que recebesse via transferência bancária.
Se pudesse assim faria não era necessário nenhuma sugestão!
De acordo com a lei, um cheque que não é prontamente pago será um cheque sem cobertura, logo está a ser cometida uma infração por parte de quem procede ao pagamento, não por quem paga.
É assim este ciclo vicioso que nada melhorou desde há 4 anos a esta parte e que me força à contingência de estar a reclamar o que por direito é meu.

Surpreendentemente e num período de contingência, os meses de Abril, Maio e Junho recebi o cheque a 8 de cada mês.

Sem mais de momento
e a aguardar notícias breves
Cumprimentos
Rui Pimenta
Data de ocorrência: 12 de junho 2019
Rui Eduardo de Oliveira Coelho Pimenta
Rui Pimenta avaliou a marca
12 de outubro 2020

Estamos perante um serviço público que não tem qualquer interesse em dialogar e resolver problemas dos cidadãos. Pior, a resposta que os CTT deu a este problema sendo empresa privada vai muito mais além que o serviço público. Vou colocar a resposta recebida pelos CTT como mais uma reclamação. Nem sabemos de quem é o atraso de da SS, se dos CTT se de ambos. Hoje dia 12 de Outubro de 2020 ainda não recebi a pensão supostamente emitida a 10 (sábado) deveria de tar recebido HOJE porque se a receber amanhã e se a estação de Colares não tiver fundo de maneio para me pagar, ou faço 20 Kms em vez de 5 km ou só dia 14 é que vou receber. As datas são para se cumprir. Não sou eu que dito as regras. está no site da SW isto: Pensões vale de correio A emissão dos vales é efetuada por ordem alfabética a partir do dia 03/outubro. Cumprimentos Rui Pimenta