Centro Nacional de Pensões

Segurança Social

Centro Nacional de Pensões

Centro Nacional de Pensões

Categoria
Serviços Sociais e de Previdência

Sobre

Canal não oficial da Segurança Social.
Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta


Telefone: 300502502

Morada
Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
1700-157, Lisboa

Website
http://www4.seg-social.pt/pensoes

Recomenda esta marca?

108
77

Partilhar esta página

Esta é a sua empresa? Clique aqui

Centro Nacional de Pensões - Pagamento mensal de pensões

Aguarda resposta
28966919
46
0 gostos
Rui Pimenta apresentou a reclamação

A reclamação que efetuo, já foi efetuada por mail em dois tempos diferentes (4 e 2 anos respectivamente).
Volto a expôr aqui o problema porque esta situação é recorrente especialmente quando se avizinha o maior período de férias.
Por razões que não vou expor, recebo a pensão por cheque. Nesta circunstância, tenho logo a demora porque vindo pelo correio, recebo quando o correio entrega.
A indicação que tenho é que recebo ao dia 10 de cada mês, o que já demonstrei ao longo das reclamações que venho fazendo é que a data não corresponde ao informado, isto porque:
- hoje dia 12 de Junho de 2019, ainda não recebi a minha pensão.
- quando o dia 10 é fim de semana ou feriado, recebo depois dessa data e não antes como recebem os pensionistas que recebem por transferência bancária (esta informação foi confirmada) que recebem sempre no dia útil anterior ao da data de pagamento.
- mesmo recebendo na data de 10, estou condicionado ao pagamento pela mesma entidade que distribui o cheque ou seja os CTT porque tenho de sempre telefonar primeiro para os 2 locais que normalmente me pagam (ficam a 5 e a 9km da minha residência) para saber quando posso receber. De acordo com os CTT o fundo de maneio/caixa tem uma limitação diária e portanto normalmente só recebo no dia seguinte porque têm de solicitar reforço de caixa para o dia que vou receber, atenção a minha pensão é pouco mais que o SMN!!!!
Portanto nunca recebo antes do dia 11 ou 12.
Os serviços do Centro Nacional de Pensões ou os CTT quando efetuei a 1ª reclamação foram verificar a morada e se tinha caixa de correio, para poderem argumentar alguma deficiência, o que não se verificou. Na 2ª reclamação, os CTT verificaram em que posto vou normalmente levantar o cheque e informaram que a situação de ter de esperar para receber, já não seria problema e tiveram o desplante de sugerir que recebesse via transferência bancária.
Se pudesse assim faria não era necessário nenhuma sugestão!
De acordo com a lei, um cheque que não é prontamente pago será um cheque sem cobertura, logo está a ser cometida uma infração por parte de quem procede ao pagamento, não por quem paga.
É assim este ciclo vicioso que nada melhorou desde há 4 anos a esta parte e que me força à contingência de estar a reclamar o que por direito é meu.
Sem mais de momento
e a aguardar notícias breves
Cumprimentos
Rui Pimenta

Rui Pimenta está a aguardar resposta da marca

Comentários (0)