Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 78.8
Centro Nacional de Pensões13.6
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Pensão de sobrevivência

Mariana Lobo Pereira
Mariana Pereira apresentou a reclamação
21 de março 2019

Eu, Mariana Lobo Pereira, com o NIF 224048511, sou beneficiária de uma pensão de sobrevivência com o nº 11111582285/05, por falecimento do meu pai, Rui Eduardo Lameiro Pereira, desde 2008. Como todos os anos desde esse momento, tenho enviado todos os anos a prova escolar (ou a minha mãe até à minha maioridade)

Este ano, sendo estudante universitária, mandei o compromisso de entrega da mesma até final de Julho, conforme solicitado por carta por V.ª instituição, e enviei a prova escolar por carta registada com aviso de recepção , que foi recebida nos vossos serviços a 26-10-2018, conforme anexo 2 (sendo o prazo estipulado​​​​ até 31-12-2018, para estudantes universitários, de acordo com a carta de compromisso ). O documento enviado foi o que se encontra no 3º anexo,devidamente assinado e carimbado, e que foi pedido no dia 09-10-2018, como se pode verificar no mesmo

Apesar de cumprir todos os prazos, pelo segundo ano consecutivo, recebi hoje um aviso de que o pagamento ia ser suspenso em Março. Se no ano passado, a prova escolar foi recebida pelos serviços a 27-12-2017, até posso entender a dificuldade no seu processamento. Este ano, essa desculpa não pode ser aceite, uma vez que faltavam mais de dois meses até fim do prazo.

Tendo em conta que a minha mãe é a única fonte de rendimento do meu agregado familiar, e que a continuação do meus estudos dependem em parte dessa pensão de sobrevivência, é vergonhoso o atraso do pagamento da pensão a que tenho direito, atraso esse que nem é compensado com juros de mora ( que eu pagaria caso me atrasasse em algum pagamento à Segurança Social ou a qualquer instituição do estado), o que me lesa profundamente, uma vez que terei provavelmente de recorrer a empréstimo para poder pagar contas até a Segurança Social se dignar pagar aquilo a que tenho direito.

Lamentável ainda, a impossibilidade de contactar por via telefónica o Centro Nacional de Pensões, apesar de horas a tentar ( como se nada mais tivéssemos para fazer), isto apesar do erro ser dos serviços.

Já foram reenviados (2 vezes) por email os referidos documentos.

Agradeço que me seja dada informação de quando será feito o próximo pagamento.

Com os meus cumprimentos,

Mariana Lobo Pereira

Data de ocorrência: 21 de março 2019

Experimenta ligar para a linha de apoio da Segurança Social Direta e utiliza o código telefónico (caso não o tenhas, pede na página, é rápido). Eu fi-lo e recebi um atendimento personalizado em que expus a situação tim tim por tim tim e estou agora a aguardar que fique regularizado (espero) no próximo mês... Boa sorte :)

Pois, eu também me dirigi novamente à segurança social no mês passado, expus a situação mostrei todos os documentos e também me disseram que a situação estava regularizada. No entanto continuo sem receber! Portanto não te fies muito neles, o que eles dizem não se escreve. Eu só acredito quando vir o meu dinheiro

Eu fui hoje diretamente ao Centro Nacional de Pensões na Avenida de Berna e não me souberam explicar a causa desta confusão toda. A funcionária escreveu um mail interno para indagar este erro e ficou com a 3ª cópia dos documentos. Terei de continuar a esperar...

Conclusões:
-"Quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro"...mas não pode dizer nada sob risco de ser posto(a) fora.
- "Pelo andar da carruagem se vê quem (o que) lá vai dentro"...é obvio que as pensões de sobrevivência têm um grave problema para se chegar ao ponto de negar de forma descarada e aparentemente generalizada (são demasiados casos) a entrega de documentos de prova por parte dos beneficiários.
Enfim...questões de (poucochinha) transparência onde ninguém recebe lições de ninguém.