Cooperativa Eléctrica do Vale D' Este, C.R.L.
  • R. Padre Domingos Joaquim Pereira, n.º 1233
    4760-563 Vila Nova de Famalicão
  • geral@ceve.pt

CEVE - Impossíbilidade de mudança de operador de eletricidade

António Filipe Pimenta Vila Chã
António Chã apresentou a reclamação
20 de outubro 2023
Sou cliente desta cooperativa responsável pela rede de distribuição de eletricidade numa pequena área geográfica de Vila Nova de Famalicão e Barcelos desde 2020. Desde essa data que tento mudar de operador sem sucesso. Em 15 de Fevereiro de 2023 fiz uma reclamação aqui sobre o facto dessa impossibilidade e do facto de não de darem uma lista dos operadores que tinham contrato com a CEVE para usar a sua rede. Efetivamente essa lista foi-me facultada mas desde então nenhum pedido de adesão a outra operadora que faz parte dessa lista muito reduzia foi concretizado. CEVE diz que têm contrato com a EDP por exemplo. Desde 08-05-2023 que tento fazer contrato com a EDP e não consigo. A resposta é sempre a mesma: CPE desconhecido. Facultei inclusive o email que me foi enviado pela CEVE com a tal lista de operadores, mas nem isso ajudou. Deixo aqui uma a pergunta: quantos clientes é que conseguiram efetivamente mudar de operador e o que é preciso fazer para o conseguir? Pois se nem a E-redes reconhece o CPE da minha zona de residência.
Data de ocorrência: 20 de outubro 2023
20 de outubro 2023

O CPE em causa é da Ceve e não da E-Redes, a E-Redes não tem que reconhecer se o CPE pertence à área de concessão da Ceve.
Terá de proceder ao contrato com a EDP, se é o comercializador que pretende, e assim que a Ceve receber o pedido de mudança de comercializador dará o devido seguimento.
21 de outubro 2023
Gostava, antes de tudo, agradecer a rápida resposta à minha reclamação.
Lamento apenas qu enão tenha sido uma resposta direta à pergunta que coloquei.
Independentemente do comercializador que eu escolher, a dificuldade é sempre a mesma. O vosso CPE não é reconhecido. Peço, por favor, que me expliquem o que é necessário fazer de modo a conseguir preencher os formulários sem que sejam sempre rejeitados por CPE inexistente/desconhecido.
Grato pela vossa atenção.
23 de outubro 2023

O CPE em causa pertence à CEVE, pelo que o Comercializador tem de o reconhecer, o CPE é que identifica o local da instalação. Terá de reclamar com o comercializador em causa. Temos vários clientes que estão noutros comercializador da lista que lhe foi facultada.
26 de outubro 2023
Se é efetivamente assim, podem facultar um nome de um cliente para que possa junto dele perceber o método que usou para conseguir mudar de comercializador?
Obviamente que sei antecipadamente que vão alegar a politica de proteção de dados, pelo que deixo aqui também a solução: Indique, por favor, um cliente que seja uma entidade não privada e que dessa forma eu mesmo possa chegar ao contacto.
Se têm "vários", certamente não será dificil.
26 de outubro 2023

Conforme referiu não nos é possível fornecer qualquer dado de clientes.
Contacte um comercializador da lista que lhe fornecemos, e tente perceber com eles qual é o problema.
26 de outubro 2023
Caro comercializador CEVE, é notório pela vossa resposta que não estão minimamente interessados em perder clientes. A vossa política do "a rede é nossa" é mais do que clara. Desde a primeira reclamação que vos indiquei qual é o problema. O vosso CPE não é reconhecido quando preenchido nos formulários dos vossos concorrentes que convosco têm contrato. Já nem me refiro aos que não têm.
Vocês continuam a assobiar para o lado sabendo exatamente qual é o problema.
Lamentável e vergonhosa atitude.
26 de outubro 2023
Após novo contacto com a Endesa, a resposta foi clara. Não têm contrato com a CEVE. O email que vocês me enviaram, diz que sim. Afinal pergunto: a ceve tem ou não tem contrato com a Endesa para que esta possa utilizar a vossa rede?
E se não têm, porque é que o vosso email indica que sim. Quem são, à data, os comercializadores que têm contrato com a CEVE para poderem usar a "vossa" rede?
27 de outubro 2023
Exmo. Senhor,

Volto a confirmar temos contrato de uso de redes com a ENDESA. Mais informo, que atualmente temos clientes com o comercializador Endesa. E que claramente o problema da parte da CEVE.

Aproveitamos para informar que entendemos que esta situação está a denegrir a nossa imagem e uma vez que não conseguimos resolver pelas vias normais, a CEVE prestou queixa ao OLMC (Operador Logistico de Mudança de Comercializador) a dar parte da situação. Esperando assim que a Endesa resolva o problema que é somente da sua parte.

Face ao exposto convido-o a participar este problema ao OLMC atraves do email olmc@adene.pt.

Estamos disponiveis para esclarecer qualquer dúvida.
Esta resposta tem um anexo privado
27 de outubro 2023
Grato pelo resposta.
Não é de todo meu interesse denegrir a imagem da CEVE, até porque relativamente ao serviço prestado não tenho grandes queixas. Quero apenas ter o direito de escolher um comercializador que me proporcione melhores condições. Ainda ontem, após contacto com a EDP, também estes me garantiam que não existia contrato com a CEVE. Só após alguma insistência da minha parte, algum responsável confirmou. Alegaram que são tão raros os casos que os operadores nem têm conhecimento de tal contrato. Estranho, não? Relativamente à ENDESA, reafirmo, a informação que recebi foi a de que não fazem contratos com cooperativas. Quando solicitei que me facultassem essa informação por escrito, a resposta que obtive foi a de que não poderiam mas se eu quisesse teria que pedir através do preenchimento de um formulário online no site deles.
António Filipe Pimenta Vila Chã
António Chã avaliou a marca
8 de dezembro 2023

Não há outra solução senão ser obrigado a trabalhar com eles. Já que não posso usar soluções mais baratas...