Chave Inglesa - Auto Engineering & Garage

Aguarda resposta
Manuel Fraga
Manuel Fraga apresentou a reclamação
5 de abril 2024
1. Dirigi-me à vossa oficina “Chave Inglesa” (Pit Spot Lda.), na Parede (Rua Luis de Camões, Nº 191), para diagnóstico de uma anomalia na minha viatura (Renault Modus, matrícula 32-52-ZO) que assinalava, através de um indicador luminoso, falta de óleo de motor;

2. Na sequência, foi elaborada uma ordem de reparação , com a descrição “Verificar causa de viatura em curvas acentuadas, acender luz óleo do motor”, especificada num documento inicial e numa fatura que me foi emitida após o pagamento da reparação;

3. Após me ter sido apresentada uma estimativa do custo da reparação, a que foi acrescentada - na perspetiva suportada pela oficina de ser solucionado o problema mencionado no ponto 2 - a substituição da embraiagem, dei autorização para a realização da reparação.

Foi-me assegurado diversas vezes, presencial e telefonicamente que esta reparação daria resposta ao problema por mim identificado de descida sucessiva de óleo de motor;

4. Para além do indicador luminoso de falta de óleo de motor, motivação pela qual me dirigi à oficina “Chave Inglesa”, alertaram-me para outro indicador luminoso que seria resolvido através da substituição das velas de motor. Concordei em realizar, através da resposta a um orçamento por SMS (1592€ + IVA) esta substituição adicional nesse pressuposto;

5. A viatura foi-me entreguee apresentada uma fatura (N.º FR 1/2071) num montante de 2.130,59 € (1732,19 € + IVA). Esta foi paga por transferência bancária;

6. Detetei, no entanto, antes de levantar a viatura , que, mesmo tendo sido paga uma revisão completa que incluiu a mudança de óleo, este encontrava-se próximo do nível mínimo (mediação na vareta). O óleo foi reposto sem custos adicionais;

7. Na primeira deslocação da Parede a Lisboa, surgiu o indicador luminoso (“verificar injeção”) que originou a substituição das velas de motor (vi pela primeira vez desde que sou proprietário da viatura);

8. Contactei telefonicamente a oficina para dar nota do aparecimento deste indicador luminoso, e foi-me indicado que seria provavelmente um problema elétrico e que não teria de me apressar na resolução do mesmo;

9. Após cerca de 250 Km percorridos, dirigi-me à oficina para comunicar que este indicador luminoso surgia sempre que a viatura se encontrava em esforço, e que, para além disto, a viatura indicava uma descida significativa do nível de óleo;

10. A solução da oficina para o indicador luminoso “verificar injeção” - que, de acordo com o ponto 4 originou uma reparação adicional (91,80€ + IVA) - foi a de fazer um “reset” ao registo de memória de avarias da viatura;

11. Relativamente à descida do nível de óleo de motor, após terem verificado que o óleo estava próximo do nível mínimo (medição na vareta do nível de óleo), foi-me comunicado que poderia haver outras causas que tivessem originado o problema;

12. A solução proposta pela oficina foi a de colocar um aditivo no óleo de motor de modo e avaliar se se manteriam os consumos. Perante os factos sugeriram-me como alternativa, vender a viatura;

13. Contestei a solução e a argumentação apresentadas e refutei que a reparação efetuada não tinha surtido efeito, dado que permanecia a causa que a tinha originado. Outras eventuais causas para a descida de nível de óleo deveriam ter sido diagnosticadas de início (e, consequentemente, refletidas em orçamento) e não depois da realização de uma reparação cuja segurança de eficácia me tinha sido garantida;

14. Posso constatar que a viatura se mantém com os mesmos problemas (pelo menos sintomas) que se encontrava antes de me dirigir à V/ oficina, a quem recorri e confiei para efetuar as reparações sugeridas e pelas quais paguei a quantia de 2.130,59 €;

15. Acresce que:

15.1 – Propuseram-me, no âmbito do orçamento apresentado, a substituição do turbo novo enquanto que na fatura é referida a sua reconstrução (Ref MG55AV66COR – “ Turbo Reconstruído”);

15.2 - No ato de recolha da viatura não me foram restituídas as peças que foram substituídas.
Data de ocorrência: 5 de abril 2024
Manuel Fraga
Manuel Fraga está a aguardar resposta da marca