CHV - Centro Hospitalar Veterinário

CHV - Centro Hospitalar Veterinário - Negligência médica e preços exorbitantes

Natália Mourão
Natália Mourão apresentou a reclamação
10 de novembro 2020
No dia 03/10/2020 a minha gata de nome Siri, deu entrada de urgência no CHV pelas 21h30 devido ao facto de ter caído do 5º andar. Após avaliação do trauma por raio-x aos membros superior e inferior do lado direito e também ao tórax, foi verificado que o fémur, joelho e 2 metacarpos estavam partidos, bem como apresentava uma contusão pulmonar e ainda a fenda palatina que abriu.
O que já me deixou incrédula neste mesmo dia, foi após a avaliação o recepcionista ter emitido um orçamento de 305.65€ dizendo que naquele momento tinha de deixar pelo menos 1/3 do valor, o qual eu respondi que não tinha disponível no momento. Insistiu dizendo que deveria fazer o pagamento quanto antes, tendo-me fornecido o NIB do CHV e respetivo email, para envio do comprovativo do pagamento.
Além do mais, a radiografia realizada à pata posterior direita, ficou muito aquém. Vê-se perfeitamente o rabo no raio-x, o qual não deveria aparecer para fazer uma melhor avaliação do mesmo, já que o valor do raio-x são 31.67 € (s/ IVA).

No dia 06/10/20 desloquei-me ao CHV para visitar a Siri na parte da tarde e ainda não tinha sido vista pelo médico ortopedista (Carlos Adrega). Mais tarde ligaram-me a informar sobre a avaliação do ortopedista, em que disse que a Siri necessitava de cirurgia ao fémur e ao joelho, em que seriam realizadas as 2 correções na mesma cirurgia. O qual o mesmo médico me apresenta um orçamento da cirurgia de 1604.44€!! Não deu sequer importância ao palato que estava completamente aberto, onde era possível verem-se os seios nasais, o qual estava a ser abertura para que bactérias entrassem, então a Siri esteve a Amoxicilina + Ácido Clavulânico durante todo o internamento. Por cada dose de antibiótico para uma gata de 4 meses, que nem 2kg pesava, foi-me cobrado 8€!! Sabendo eu perfeitamente que este valor é exorbitante face a outras clínicas. Neste mesmo dia a recepcionista praticamente me queria obrigar a pagar um valor o qual eu não tinha disponível naquele momento, ameaçando-me no sentido de que a Siri jamais teria alta se eu não pagasse o valor total. Nunca tendo sido a minha intenção ficar a dever a quem quer que fosse.

Face a toda a exorbitância de valores praticados pelo CHV, jamais iria operar a Siri por aquele valor e muito menos com aquele médico (Carlos Adrega) que cometeu negligência ao não ter dado a devida atenção à fenda palatina, que seria de maior urgência operar.

No dia seguinte, 07/10/20, entrei em contacto com o CHV da parte da noite, informando que no dia a seguir iria buscar a Siri para a deslocar para outro veterinário onde iria ser operada. O médico com o qual falei, Dr. António, o qual disse que iria passar a informação para no dia a seguir darem alta à Siri na hora combinada.

Então, no dia 08/10/20, liguei de manhã para confirmar tudo, mas não consegui falar com a médica de serviço (Luísa Oliveira) a qual ficou de me devolver a chamada. Aguardei pela mesma e tentei ligar várias vezes, sem sucesso. Desloquei-me ao CHV pelas 15h20, dizendo que às 16h30 a Siri tinha de estar no outro veterinário. A verdade é que demoraram até às 16h15 para lhe darem alta. A médica que deu alta à Siri (Rita Pereira) demorou imenso a fazer a carta da alta, alegando que lhe estavam a fazer um penso para a pata (ou seja, para extorquirem mais algum dinheiro) e ainda me perguntou como é a transportadora porque não a estavam a encontrar. Aguardei então na recepção, a qual vem a recepcionista novamente perguntar como é a transportadora, pois mais uma vez não a conseguiam encontrar.
Após avaliação na outra clínica veterinária, o médico disse que a fenda palatina estava bastante aberta e que precisava de cirurgia urgente, problema o qual o Dr. Carlos Adrega do CHV negligenciou por completo.

Como conclusão, a cirurgia ao fémur e joelho + fenda palatina + internamento + medicação na clínica para a qual eu desloquei a Siri, ficou exatamente no mesmo valor (600€) que eu paguei ao CHV apenas por internamento + medicação desde o dia 03/10/20 ao 08/10/20. Gostava de perceber como é que a direção do CHV se permite a estes preços exorbitantes à mistura com negligência médica.

Juntamente com a reclamação seguem os raio-x efetuados, que deixam muito a desejar, bem como toda a listagem dos pagamentos efetuados consoante a designação.
Data de ocorrência: 10 de novembro 2020