56.4
Centro de Formação Profissional dos Trabalhadores de Escritorio, Comercio, Servicos e Novas Tecnologias
  • 21 799 45 60
  • Av. Marquês de Tomar, nº 91
    1069-181 LISBOA
  • geral@citeforma.pt

Citeforma - Alteração unilateral da data de formação, devolução da inscrição sem sucesso

Wilson Cardoso
Wilson Cardoso apresentou a reclamação
11 de setembro 2023
No dia 6 de Julho (de 2023), realizei o pagamento no valor de 55€ para formalizar a minha inscrição na formação "44 - UF9840 2023 - ESCRITA CRIATIVA (9840 - ANQ)", a ter início no dia 20 de Julho.
No dia 11 de Julho sou informado que a formação foi antecipada para dia 13 de Julho. Informei imediatamente o Citeforma que não tinha disponibilidade para assistir à formação nesse dia. Uma vez que isso significava aproximadamente 15% da formação e dado que só me inscrevi porque estava planeado ter início dia 20, que solicitava a anulação da inscrição e o estorno do valor da mesma, que me reinscreveria quando a formação voltasse a ocorrer e tivesse disponibilidade.
Desde 2020 que frequento formações no Citeforma e este tipo de situação é habitual, no entanto, deste vez o Citeforma demonstrou-se relutante em realizar a devolução. Enviei múltiplos emails, nos dias 13, 17 e 20 de Julho, que não tiveram qualquer resposta.
Liguei para o Citeforma dia 25 de julho, e disseram-me que iam tratar do assunto, e recebi um email a dizer "Os seus dados já foram enviados para o Departamento Financeiro para avançar com o reembolso."
Dia 25 de Agosto, ainda não tinha recebido o reembolso. Devolvo o último email que recebi, onde pergunto em que data devo esperar que o reembolso seja efetuado. Não tive qualquer resposta.
Volto a ligar dia 5 de Setembro, onde me dizem que tinha que enviar um comprovativo do meu IBAN. Respondo que o comprovativo de pagamento enviado no ato da inscrição já tem o meu IBAN, mas que vou enviar outro comprovativo. Além disso, e após me queixar que não me respondem aos emails sugerem que envio na mesma o email para a pessoa responsável e que adicione outra pessoa e o email geral do Citeforma que tentam sempre responder em 48horas. Envio o email para os 3 endereços de email, com os comprovativos de pagamento (novamente) mais o comprovativo de IBAN.
Sexta-feira, dia 8 de Setembro, não tinha qualquer resposta do Citeforma, volto a ligar. O segurança que normalmente passaria a chamada para a secretaria, simplesmente informa-me que lhe disseram que eu tinha que enviar o email com o comprovativo (o que já tinha feito), a pessoa que estava na secretaria simplesmente recusou-se a falar comigo.
Em suma; inscrevi-me numa formação que iria decorrer numa determinada data; o Citeforma decide unilateralmente alterar a data da formação; dadas as circunstâncias, solicito o estorno do custo de inscrição; o Citeforma não demonstra o mínimo de interesse em querer resolver a situação.

Enviado no portal da reclamação dia 11 de setembro: (ROR00000000044872502)
Sexta-feira, dia 8 de Setembro, não tinha qualquer resposta do Citeforma, volto a ligar. A secretaria recusou atender-me
Data de ocorrência: 11 de setembro 2023
Wilson Cardoso
Wilson Cardoso avaliou a marca
12 de setembro 2023

A qualidade do serviço de apoio ao cliente desceu muito, principalmente a falta de comunicação.