Belíssima Centro de Estetica

Clínica Bellissima - Queimadura por remoção de tatuagem

ana carina estevao amaro
ana amaro apresentou a reclamação
5 de dezembro 2014

No dia 8 de Outubro dirigi-me às instalações da Clínica Belíssima (Entrecampos) para, de acordo com a marcação feita telefonicamente, iniciar a 1.ª sessão de um pacote promocional de remoção de tatuagem a laser diodo, através da Groupon. Tendo-me sido dito que aplicariam directamente o mesmo valor, não adquiri o voucher e paguei-vos o valor estipulado por 5 sessões previstas.
Coloquei várias questões relativamente ao processo (que nunca me foi explicado com exactidão, tendo-me sido dito, apenas, que iria doer um pouco e causar crosta).
Os conselhos pós-tratamento incidiram apenas sobre a aplicação de creme biafine que adquiri e apliquei.
Não me foi indicada a potência com que foi realizada a 1.ª sessão e, passado uns 4 dias, qual não foi o meu espanto quando tudo começou a encaminhar-se no sentido de estar a formar-se uma infecção. Ora, não tendo havido perfuração e tendo sido a única indicação dada a de colocação de creme, estranhei e dirigi-me novamente à Clínica, de modo a falar com a técnica responsável pela realização da 1.ª sessão, Ana Rita, para avaliar a situação. A técnica (cuja formação desconheço, visto não terem qualquer indicação relativamente à formação dos técnicos, disponível, ao público - outra infracção), disse-me que era estranho mas que realmente parecia estar a criar infecção.
Passadas duas semanas e por me parece estranho a tatuagem permanecer como uma ferida aberta, dirigi-me às urgências de um posto de saúde pois a comichão provocada era insuportável e, obviamente, o que me disseram sem qualquer dúvida foi que me tinham QUEIMADO a pele. Ora, ninguém me disse que o processo consistia, objectivamente, em QUEIMAR a pele. Disseram-me que o laser iria ABSORVER os pigmentos de tinta e regenerar pele nova. Não me disseram que o processo seria QUEIMAR a pele, fazer um buraco e deixar a ferida aberta, tendo-me inclusive dificultado, significativamente, a deslocação, uma vez que a tatuagem se encontra no tornozelo. Se disto eu soubesse, teria facilmente executado esta "técnica", em casa. Nenhum dos exemplos encontrados reflectem o estado em que deixaram a minha tatuagem.
Relembro o texto associado ao tratamento a laser diodo, na remoção de tatuagens:

"O Laser de Díodo de remoção de tatuagem actua emitindo um laser com comprimento de onda específico para cada tipo de pigmento, sem causar nenhum dano nas camadas superiores da pele. Essa energia laser faz com que o pigmento da tatuagem se fragmente em partículas menores que são, então, removidas pelo sistema imunológico. Os cientistas que desenvolveram esta técnica definiram quais os comprimentos de ondas de luz a serem usados e qual a potência correta do laser para melhor remover a tinta da tatuagem".

Paguei quase 60 euros por um trabalho que, com total irresponsabilidade lesou a minha pele (registados, por mim, fotograficamente). Exigi a devolução do valor que paguei (ADIANTADAMENTE) e enviei email para o email geral, tendo-me respondido o sr. Pedro Gonçalves, a indicar que jamais devolveriam o dinheiro visto não ser política da casa e que podiam, apenas, trocar por outros tratamentos. Irei realizar uma reclamação no livro de reclamações e relatarei a questão no portal da DECO, apenas aguardo mais indicações da DECO.

Entretanto contactei uma dermatologista (especialista em laser de remoção de tatuagens) que me indicou, claramente, ter sido provocada uma queimadura IRREVERSÌVEL e que o laser indicado nem sequer se aplica a este tipo de tratamento.

Lamento, acima de tudo, a falta de profissionalismo no assumir das responsabilidades. De realçar que, de facto, as instalações não aspiram grande confiança.

Disponho de fotografias do estado em que a tatuagem/ pele ficou com a ferida e, naturalmente, agora. No mínimo, deviam restituir o dinheiro pago por CINCO sessões (das quais jamais irei usufruir).

Disponíveis para esclarecimentos adicionais

Ana Amaro

Data de ocorrência: 5 de dezembro 2014
5 de dezembro 2014
Estimada Cliente

Como ficou acordado na troca de email que tivemos a pouco o valor do tratamento, e despesas medica que ira apresentar na clinica na Proxima semana seram reembolsadas.
Ficamos aguardar a sua visita na Proxima semana como acordado no email.
Cumprimentos
Clinica Bellissima
ana amaro
6 de dezembro 2014
Exmos. Senhores,

O que eu gostaria de ver expresso da vossa parte, essencialmente, era uma explicação e um pedido de desculpas porque, certamente, já reclamaram pessoas (aliás, quando eu fui marcar a 1.ª sessão, estava uma rapariga a reclamar de um outro tratamento realizado, de envolvimento de algas).

Portanto, a devolução pelo serviço que não correspondeu às expectativas e nem, sequer, ao que anunciavam no texto promocional é uma obrigação LEGAL.

MORALMENTE deviam explicar porque razão utilizam um laser que qualquer técnico com o mínimo de preparação em laser explicará, não ser minimamente adequado para o efeito pretendido. Felizmente, a prudência levou-me a apenas realizar a 1.ª sessão. Restam cicatrizes e, quando possível for (sim, porque de acordo com a dermatologista, ainda não está concluído o processo de cicatrização completo), tratamentos para apagar o estrago por vós realizado. Neste momento, para perceber, apenas é possível a aplicação de cremes antibióticos durante os próximos meses.

Tal como o comentário abaixo realçou, de facto, foi precipitação do cliente. O que não invalida o que está legal e eticamente em causa, como saberá certamente discernir o"comentador".

O problema não foi o facto de ser um pacote promocional. Já utilizei vários e sempre corresponderam - alguns superaram -, as expectativas). O problema foi mesmo a inadequação do procedimento.

Agradeço que informem as técnicas que fazem atendimento ao balcão relativamente à devolução do dinheiro, de forma a não ter de ficar horas a resolver este assunto.