Insparya
Insparya Marca Recomendada Marca do Mês

Quais os cuidados a ter antes do Transplante Capilar?

Uma das perguntas mais frequentes sobre transplante capilar é que cuidados devo ter antes do transplante? Uma vez tomada a decisão de pôr um fim definitivo à alopecia, é normal que se pretenda alcançar os melhores resultados. E, embora os cuidados pós-operatórios sejam essenciais para que o processo seja um sucesso, deve também ter em conta algumas recomendações para chegar à sala de operações o mais preparado possível.

Partilhamos consigo estão algumas dúvidas comuns sobre os cuidados pré-transplante e recomendações a seguir nos dias antes do transplante. Não se esqueça que o seu compromisso e responsabilidade são fundamentais para que a intervenção corresponda às suas expectativas.

Como deve ser estar o meu couro cabeludo? Devo rapar o cabelo? Devo lavar o cabelo antes?

É importante que o seu couro cabeludo esteja em boas condições antes de ser submetido ao transplante. Por esse motivo, na Insparya, verificamos se sofre de algum tipo de alteração, como eczema, comichão, seborreia, descamação, etc. Resolver eventuais problemas é fundamental para que o transplante decorra sem contrariedades, portanto, se tiver algum destes problemas, o melhor é adiar o seu transplante. Se não for este o caso, será suficiente lavar o cabelo com um champô suave no dia anterior. Evite o uso de condicionadores, máscaras ou produtos de fixação e qualquer gesto que possa irritar ou escamar o couro cabeludo.

Outra dúvida muito frequente sobre o Transplante Capilar é se é necessário rapar previamente o cabelo. Não é. Na verdade, é melhor evitá-lo, porque pode comprometer o couro cabeludo. Além disso, é altamente recomendável que não corte o cabelo durante pelo menos três semanas antes do procedimento. Desta forma, poderemos ver claramente a direção em que o cabelo cresce e a sua espessura, informações chave para alcançar um resultado natural.

Que medicamentos devo evitar? Devo desistir do álcool e do tabaco?

Ao aplicar anestesia local é aconselhável evitar certos medicamentos, principalmente para assegurar uma rápida recuperação. É importante que não tome anticoagulantes (salvo indicação em contrário) e suplementos vitamínicos de acordo com a indicação da equipa clínica, a fim de evitar uma hemorragia excessiva. Se seguir algum tratamento farmacológico, informe o médico que vai realizar o seu transplante para que avalie e indique se e quando é necessário suspendê-lo.

É igualmente importante evitar álcool e tabaco nos dias que antecedem o transplante. Idealmente, deve começar a evitar duas semanas antes, porque estas duas substâncias reduzem a oxigenação e a fluidez da circulação sanguínea, bem como retardam a cicatrização.

E os produtos e tratamentos antiqueda de cabelo? Devo deixar de os utilizar?

Quanto aos champôs e produtos antiqueda de cabelo, deve deixar de os usar pelo menos um mês antes. O nosso especialista dir-lhe-á quando e como parar de tomar medicamentos para a alopecia, tais como Minoxidil ou Finasterida.

Devo deixar de fazer desporto? E mudar a minha dieta?

Recomenda-se que não faça qualquer atividade física exigente durante pelo menos quatro dias antes do procedimento.

É também aconselhável proteger a cabeça do sol para evitar irritação ou um couro cabeludo sensível ou alterado.

Quanto à alimentação, não existem recomendações especiais sobre o que comer antes do seu transplante. Só deve ter em conta o jantar do dia anterior; evitar refeições pesadas, gordurosas e picantes. Também deve evitar cafeína e teína e, em geral, qualquer substância estimulante. No dia do transplante, deve tomar um pequeno-almoço leve e usar roupas confortáveis para estar confortável durante o procedimento.

Na Insparya vamos acompanhá-lo durante todo o processo e responder a todas as suas dúvidas, para que chegue à sala de operações o mais preparado possível. Lembre-se, os nossos hábitos têm influência quando se trata de enfrentar qualquer operação e a subsequente recuperação. É por isso que a sua responsabilidade como paciente desempenha um papel muito importante no resultado do Transplante Capilar.

Marque a sua consulta e recupere o seu cabelo. A nossa equipa médica irá realizar uma avaliação capilar gratuita e explicaremos qual o tratamento mais adequado às suas necessidades.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Insparya.