Institutos Públicos
  • geral@cniacc.pt

CNIACC - Imparcialidade

Jorge Bastos
Jorge Bastos apresentou a reclamação
9 de janeiro 2024 (editada a 9 de janeiro 2024)
Venho por este meio reclamar do Cniacc (Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo) o qual fez de conta que mediou um conflito de consumo entre mim e o Abanca. O Cniacc recebeu a reclamação e iniciou o processo de mediação tendo tomado o partido do banco sem aferir as devidas responsabilidades e emitindo opiniões de cariz pessoal. O banco mentiu ao dizer que havia enviado extratos do cartão de crédito, informação com que o CNIACC corroborou afirmando "face ao cartão ter mais de um ano de utilização e já ter rececionado extratos com informação da data de liquidação, parece-nos não ser um caso de desconhecimento."

Ou seja, o CNIACC que deveria ser isento no tratamento das reclamações reafirmou as declarações do banco, quando eu, uma das partes interessadas, dissera que o banco estava a mentir e que nunca, em momento algum, havia recebido qualquer extrato vindo deste banco .

O "parece-nos" é a emissão de uma opinião e não zela pelos interesses do lesado que havia pedido prova de que o banco enviara extratos, algo que evidentemente o banco não conseguiria provar pois nunca enviou qualquer extrato, sendo o cliente obrigado a ir a app do banco para consultar aleatoriamente a informação, entre recebos do crédito habitação e notas de cobrança dos seguros.

Assim o CNIACC encerrou o processo dando razão ao banco e deixando o reclamante, na minha pessoa, lesado.

Esta reclamação serve também de alerta para outros utilizadores que tenham que recorrer a este centro de arbitragem. Saberão, de antemão, o tipo de isenção com que podem contar. O CNIACC acobarda-se perante as grandes instituições, disse.
Data de ocorrência: 9 de janeiro 2024
Jorge Bastos
Jorge Bastos avaliou a marca
9 de fevereiro 2024

Nem sequer se dignaram responder. Tudo dito.