Gesternova Serviços de Energia, Unipessoal Lda

Contigo Energia - Painéis solares

Filipa Henriques apresentou a reclamação
13 de julho 2022
Foi realizada uma compra de painéis solares com a parceria do IKEA e a Contigo Energia, desde do início que mostraram dificuldades em responder ou esclarecer qualquer questão desde o agendamento dos painéis à montagem dos mesmos, colocando o cliente em conversa com os instaladores e fornecedores dos mesmos visto não saberem dar uma resposta.

Após instalados os painéis, em meados de março começaram problemas críticos, em que o nosso quadro elétrico se desligava e essa situação foi comprovada pelos técnicos instaladores de outra empresa subcontratada pela Contigo Energia, devido a uma falha dos painéis.

Esta é uma situação recorrente o que dificulta usufruir/confiar nos painéis visto que se corre o risco de chegarmos a casa e termos o quadro elétrico desligado, como consequência comida descongelada!
Esta situação está sem resposta por parte da Contigo Energia.
Apenas no dia 19/05 é que os técnicos subcontratados deram feedback indicando ainda estarem a aguardar o envio do material solicitado à Contigo Energia para ajudar ao despiste de certos pontos da instalação.

Mail recebido:
"Submetemos o nosso relatório à Contigo Energia no passado mês de Abril, onde solicitámos o envio de material para ajudar ao despiste de certos pontos da instalação.
Temos vindo a pressionar desde então por forma a conseguirmos chegar a uma solução o mais rapidamente possível, estando atualmente o nosso pedido pendente de aprovação superior dentro da organização da Contigo Energia."

Após mais uma insistência da nossa parte, no dia 05/07/2022, os mesmo responderam o seguinte:
"Recebemos sua reclamação e estamos investigando a origem do problema com nosso técnico, em coordenação com o instalador.
Assim que houver novidades, informaremos de imediato."

Incidente reportado desde de março de 2022 ainda por resolver ou responder!
Data de ocorrência: 21 de março 2022
Contigo Energia
14 de julho 2022
Estimada Filipa Henriques,

De acordo com a monitorização, á primeira vista não indica a origem da falha, por isso, estamos a levar mais tempo que o normal.

Inteiramente ao dispor, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
Contigo Energía
Esta resposta tem um anexo privado
14 de julho 2022
"Agradecemos o seu e-mail e desde já lamentamos a demora em conseguir apresentar-lhe uma solução imediata, mas estamos a investigar sim o seu caso."

Como é possível agradecer o meu email se é uma reclamação e estão a investigar o quê? Quando a equipa subcontratada está à espera do material, desde abril, solicitado para prosseguir com o despiste da situação que os próprios verificaram?

O que escrevi está comprovado pela equipa que vocês subcontratam, por isso não entendo quando indica que "De acordo com a monitorização, á primeira vista não indica a origem da falha,..."

Se leu o que foi reportado tanto neste canal, como para os vossos emails saberá que não é na monotorização que está o problema ou sequer identificar a origem do mesmo.

"Vamos continuar a trabalhar nesta incidência e comunicar-lhe-emos assim que possível."
Não têm estado a trabalhar nesse sentido visto que o último email veio da equipa subcontratada que aguarda o envio do material solicitado desde Abril!

"Inteiramente ao dispor, apresentamos os nossos melhores cumprimentos"
Tal não se verifica, um péssimo serviço pós venda.
22 de julho 2022
Continuo a aguardar resposta por parte da Contigo Energia, desde que responderam por este canal não existiu nenhum contacto dos mesmos para resolver ou esclarecer quais os próximos passos.
O nosso quadro elétrico cada vez vai mais vezes abaixo, no minímo duas vezes ao dia! Está a ser impossível ter os painéis ligados.
Hoje tentei entrar em contacto com a Contigo Energia e só ao final de várias tentativas é que atenderam, com a resposta que às sextas-feitas o serviço fecha às 14h porque estão sediados em espanha, no contrato assinado é de uma empresa em Lisboa.

Recordo as condições que a Contigo Energia tem no contrato:
- 5 anos de garantia de instalação Os nossos técnicos irão responder pessoalmente às
suas dúvidas;
- Garantia de produção da instalação Garantimos-lhe 80% da energia da sua instalação. Se
nos enganarmos, pagamos-lhe a diferença;
- Possibilidade de contratar aconselhamento energético;
- 25 anos de garantia da estrutura.

Garantia
b)
Se o Cliente notificar o Fornecedor de um defeito no Sistema Solar Fotovoltaico ou nas Obras que surjam dentro do período de garantia de cinco
anos, o Fornecedor deverá (a seu critério) reparar ou substituir o Sistema Solar Fotovoltaico, ou executar novamente as Obras, conforme o caso, A
MENOS que o defeito tenha ocorrido apenas como resultado de:
(i) falha do Cliente em operar e/ou manter o Sistema Solar Fotovoltaico de acordo com as instruções escritas do Fornecedor;
(ii) quaisquer reparações ou alterações que tenham sido efetuadas no Sistema Solar Fotovoltaico por qualquer outra parte que não o
Fornecedor ou o seu subempreiteiro, sem o consentimento escrito do Fornecedor;
(iii) qualquer incêndio ou outro acidente que não seja causado pelo Fornecedor ou pelo seu subempreiteiro;
(iv) desgaste ou deterioração normal; ou
(v) quaisquer outras circunstâncias imputáveis ao Cliente ou a um terceiro.
Filipa Henriques avaliou a marca
5 de agosto 2022

Situação ficou resolvida após bastante insistência da nossa parte... Sabiam da situação que ocorria diariamente desde Abril.