Continente
Modelo Continente Hipermercados, S.A.

Continente - Publicidade Enganosa

adelaide
adelaide apresentou a reclamação
7 de julho 2009

Deparei-me com uma situação no Hipermercado Modelo, na Lagoa, Açores, relativamente ao "leite" de soja.

A marca continente mudou à cerca de 2 meses a embalagem da bebida de soja natural, mas manteve a cor inicial, que era verde. No dia 27 de Junho, quando cheguei ao caixa para pagamento, em vez de passar 1,29 € passou 1,79 €, que é o valor da bebida de soja de sabor baunilha. Fui reclamar e qual é o meu espanto, eu tinha mesmo comprado sabor baunilha, já que a embalagem é nova e é exactamente da mesma cor da natural. Estou indignada, porque os leites sempre tiveram cores diferentes de acordo com o teor em gordura, o sabor, etc.

Acho que neste caso é mesmo enganar o consumidor, já que para comprar uma embalagem tenho que ler uma a uma. As embalagens antigas de baunilha (eram amarelas) e as actuais são completamente diferentes. Não sei se este caso já é do V. conhecimento. Reclamei na loja e enviei um mail para a Deco.

Hoje, descobri este portal e achei muito interessante.

Cumprimentos, Adelaide Mendes

Data de ocorrência: 7 de julho 2009
18 de outubro 2012
Exmos(as). Senhores(as),

A Modelo Continente Hipermercados, SA, tendo sido contactada pelo Portal da Queixa, no sentido de vir exercer o direito de resposta face à reclamação abaixo apresentada agradece o contacto mas informa que já contactou a cliente, em causa, e esta encontra-se devidamente esclarecida, prescindindo, assim, do exercício do direito de resposta.”

Ana Almeida
adelaide
18 de outubro 2012
Boa tarde!
Confirmei agora, que recebi um mail da Direcção de Qualidade Alimentar Modelo Continente, em que informa que a alteração da cor das embalagens de amarelo para verde está incluída no âmbito do Projecto da Marca Própria - Continente, pelo que a distinção entre os produtos reside na designação de cada um dos artigos.
Infelizmente, apesar de "esclarecida", tenho que continuar a discordar com esta embalagem pelas razões seguintes:
- a mesma cor para produtos diferentes, induz em erro;
- a diferença de preço no Modelo da Lagoa Açores, entre o sabor natural e o sabor baunilha é de 0,50€ (já para não falar que em Portugal Continental pagamos por 1 litro de bebida de soja natural 0,89 € e nos Açores 1,29€);
- quem não sabe ler, como faz?
- para comprar uma unidade, tenho que perder tempo a confirmar que é mesmo o que pretendo;
- se levar por engano uma embalagem de sabor baunilha, e se o consumidor for alérgico, a quem serão pedidas responsabilidades?
Quero com isto dizer, que a mesma cor para sabores diferentes, agora baunilha, mas parece que o mesmo vai acontecer com os sabores morango e chocolate, como é que um consumidor que não sabe ler, os distingue? Qual é a segurança em termos de alergénios? Além de que a diferença de preço é bastante substancial. Parece claro que este tipo de embalagem leva o consumidor a ser induzido em erro.
Adelaide Mendes