CTT Marca Recomendada Marca do Mês

CTT - Encomenda "Aguarda procedimentos declarativos" desde 29 de Dezembro

João Amorim apresentou a reclamação
16 de janeiro 2018

Boa noite,

Segue a descrição da situação:
- Encomenda chega a Portugal a 27 Dezembro;
- A 29 Dezembro passa para o estado "Aguarda procedimentos declarativos";
- Até à data não recebi qualquer e-mail, telefonema ou carta sobre esta situação;
- Enviei e-mail para o endereço reclamacoes@ctt.pt a 05 Janeiro a perguntar se faltava alguma informação e para me dizerem o que é necessário fazer;
- Recebo e-mail automático dos CTT a 10 Janeiro apenas a informar que a situação ia ser analisada e seria posteriormente contatado.
- Encomenda não tem qualquer alteração de estado até este momento.

Percebo que aparentemente a alfândega queira ver a encomenda para depois seguir mas ela já cá está em Portugal há mais que 15 dias! Isto já passa do razoável e tem-me causado bastante desagrado.

Mandei vir esta encomenda com prioridade com expetativa de a receber ainda em 2017 e afinal de contas pago portes de envio mais caros rigorosamente para nada visto que encalhou por um motivo meramente burocrático logo no pais de destino..

Agradeço que seja feita algma coisa para que a encomenda siga para entrega.

Data de ocorrência: 16 de janeiro 2018
17 de janeiro 2018
Exmo. Senhor

David Alves
17 de janeiro 2018
Visto que daquilo que tenho visto costumam pedir dados como NIF e fatura de compra, informo que enviei mesmo à pouco para os endereços reclamacoes@ctt.pt e internacional@ctt.pt os seguintes dados:
- NIF
- Fatura de compra da loja
- Transação Paypal
- Movimento na minha conta bancária
- Site da compra

Espero que o e-mail tenha sido recebido corretamente sem anexos corrompidos. Anexo comprovativo do e-mail que enviei.

Agradeço celeridade no tratamento para que a encomenda siga para distribuição.
Esta resposta tem um anexo privado
18 de janeiro 2018

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que foi enviada uma carta em resposta ao seu pedido de averiguação no dia 16-01-2018.

Tatiana Carina
18 de janeiro 2018
Caros CTT,

Muito mais grato eu sería se me enviassem um e-mail com a resposta a este pedido de averiguação, simplesmente por ser mais rápido.

Obrigado.
24 de janeiro 2018
Já recebi a carta a informar que o objeto em questão foi seleccionado para controlo aduaneiro. Verifiquei que hoje o objeto passou para o estado "Envio de notificação ao cliente" a pedir:

- Identificação fiscal (NIF)
- Fatura Comercial e Comprovativo de Pagamento
- Print Screen/Declaração de Valor

Respondi há pouco para os endereços reclamacoes@ctt.pt e internacional@ctt.pt com os elementos que indiquei na mensagem aqui no portal de 2018-01-17 22:09, a saber:

- NIF
- Fatura de compra da loja
- Transação Paypal
- Movimento na minha conta bancária
- Site da compra

A resposta automática que recebi indica Ticket #32OXR6.
Agradeço celeridade.

Obrigado.
2 de fevereiro 2018

Situação está resolvida desde 31/01/2018.

Visto que não recebia qualquer comuncação do endereço internacional@ctt.pt já há uma semana completa, desloquei-me pessoalmente à alfândega com o Aviso de Densenfaldengamento levantar o objeto. Apresentei exatamente os mesmos documentos que tinha enviado por e-mail e consegui levantar o objeto.

No entanto, ainda tive que pagar 34,24 € para o desalfandegar visto que mesmo com a apresentação de fatura a indicar que o artigo teve o custo de $ 22,00 e portes de envio de $ 34,25 (valor de correio prioritário ainda por cima), a mercadoria é avaliada é 66,19 € e vão calcular IVA com base nesse valor, somando outros custos admnistrativas e custos de apresentação à alfândega. Deixei-me repetir, avaliaram-me o objeto em 66,19 € quando o valor do mesmo foi $ 22,00 e ele não tinha qualquer desconto!

Como o meu maior problema era a demora que já ultrapassa a razoabilidade por um objeto que é completamente vulgar, paguei esse valor para despachar o assunto e não ficar à espera tempo indeterminado para uma resposta a reclamação mas fica aqui o meu total desagrado pelo que ocorreu. É ridículo atribuirem outro valor a um objeto que eu paguei.

No próprio dia em que levantei o objeto recebi um e-mail do endereço internacional@ctt.pt a dizer que o objeto estava em expedição.

Enfim...

Lições a tirar são:
- Falta de acompanhamento e transparência no processo de tratamento do objeto desde que chegou a Portugal
- Demora descabida para processar o Aviso de Densenfaldengamento. O meu objeto aguardou por procedimentos declarativos de 29/12/2017 a 24/01/2018
- Demora de resposta por parte dos CTT a indicar o que se estava a passar o que originou eu ter feito reclamação neste portal
- Demora específica do CTT internacional por pelo menos 5 dias úteis para validar documentos enviados
- Valor atribuído ao objeto em causa, mesmo com apresentação da fatura original, completamente diferente do original

Espero que um dia isto possa vir a ser melhorado porque daqui para a frente vou tomar muito mais cuidado se importar alguma coisa, por mais inocente que ela seja.
5 de fevereiro 2018

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que o processo foi reencaminhado internamente para reanálise.

Tatiana Carina
6 de fevereiro 2018

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que foi enviada uma carta em resposta ao seu pedido de averiguação no dia 5 de fevereiro de 2018.

David Alves
João Amorim avaliou a marca
2 de fevereiro 2018

Os meus pensamentos sobre o desenolar desta situação estão nas respostas desta reclamação.