CTT Marca Recomendada Marca do Mês
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Encomenda extraviada

André apresentou a reclamação
28 de novembro 2017 (editada a 9 de dezembro 2017)

Uma encomenda que foi recepcionada no centro de distribuição da Lourinhã a sua 21 de Novembro às 07:31 foi marcada como "Não entregue" no mesmo dia 21 as 12:44. Foi efectuada uma deslocação física ao posto dos CTT da Lourinhã no dia 23 de Novembro explicando a situação ao qual indicaram que teria havido um erro pelo que solicitaram o contacto telefónico para o qual nunca contactaram de volta. Dia 27 telefonei para os CTT onde o colega que me atendeu verificou em sistema que efetivamente existiu um erro desconhecido por parte dos CTT e que me indicou que iria abrir uma reclamação a qual indiquei já na abertura desta queixa. Ficou com o contacto telefónico é durante a reclamação foi indicada mais uma vez a morada de destino que é exactamente a mesma morada original. Ninguém ligou de volta mais uma vez. Hoje constato na App dos CTT que a encomenda já está agora em Lisboa e que o estado é "Expedição Internacional". Isto significa certamente que já está a ser retornado a origem. Estou insatisfeito naturalmente pelo erro mas também por ser completamente ignorado a nível da ausência de feedback. É absurdo que peçam o contacto indicando que vão resolver o problema e me ligam a informar e depois não o fazerem. E agora CTT, a minha encomenda???

Data de ocorrência: 28 de novembro 2017
29 de novembro 2017
Aproveito para acrescentar que novamente hoje de manhã a informação que o posto dos CTT da Lourinhã teve para oferecer foi que deve ter havido um problema com a morada, que a encomenda provavelmente está a ser retornada à origem e não apresentaram a possibilidade de resolver esta situação, tal como não o tinham feito dia 24 de Novembro. Eu pergunto-me, que serviço é este e porque ninguém consegue resolver uma situação de uma encomenda cujo identificador se encontra informatizado e processado calculo eu em muitos dos postos de controlo automaticamente?
30 de novembro 2017
Exmo. Senhor
André Neves,

David Alves
6 de dezembro 2017
Ainda não obtive resposta sobre este tema. Entretanto, outra encomenda falhou a entrega, posso enviar os dados. Esta mesma encomenda chegou hoje ao centro de distribuição e aconteceu exactamente a mesma coisa que a outra. A morada na encomenda era exatamente a mesma que as restantes encomendas que têm sido entregues. Neste momento encontro-me no prejuízo e a única explicação que recebedo dos CTT é "A morada estava errada e não pudemos entregar" mas eu sugiro que avaliem rapidamente e com quem têm que o fazer - centro de distribuição porque é que num dia conseguem entregar uma encomenda com a mesma proveniência e no dia seguinte não conseguem entregar outra e no dia seguinte já entregam outra novamente. Não posso aceitar que a resposta que os CTT tenham seja apenas esta. É uma resposta de tirar a água do capote e que deixa o cliente de mãos atadas sem qualquer hipótese de disputar esta indicação. Sinto claramente uma falta de apoio da empresa CTT relativamente a esta situação.
6 de dezembro 2017
Fui informado hoje que a encomenda que é para entregar na Lourinhã, Toxofal de Baixo com um respectivo (e completo) código postal é entregue ou não conforme as pessoas que a tratarem no centro de distribuição devido ao desconhecimento de onde é o código postal, mesmo que com os 7 dígitos. Que eu saiba, a introdução do código postal de 7 dígitos tornou a entrega mais fácil a acertada e não posso acreditar que uma encomenda não seja entregue só porque não continha "Toxofal de Baixo". Já são 2 encomendas registadas não entregues, fora as restantes que não são registadas que provavelmente nunca irão ser entregues, só porque umas pessoas dão despacho às encomendas e outras desconhecem e rejeitam.
6 de dezembro 2017
Código postal da entrega é 2530-317. Às vezes as encomendas chegam, às vezes não.
7 de dezembro 2017

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

19 de janeiro 2018
Estimados CTT,

Voltou a acontecer!

Como é que é possível que um centro de distribuição entregue apenas 90% das encomendas para a MESMA morada. A mesma morada que contém os 7 digitos unicos do código postal bem como o resto da morada, como é que é possível? Porque é que a encomenda RN836345552CN foi devolvida à origem conforme indicado pelo posto dos CTT da Lourinhã? Qual é a vossa explicação? Existe alguma pessoa no centro de distribução responsável por gerir estas encomendas que é nova? Algum estagiário? Vocês não têm procedimentos? Não têm uma simples aplicação para confirmar um código postal? De certeza que têm! Não foram vocês que inventaram os códigos postais de 7 dígitos? Porque é que o código postal de 7 digitos do Toxofal de Baixo não é suficiente mesmo que não diga Toxofal de Baixo? Não acham que é ridiculo para a vossa imagem que isto se suceda novamente? Que ações tomaram ou vão tomar relativamente ao centro de distribuição da Lourinhã e o funcionário ou funcionários que novamente cometeram o erro de não aceitar a encomenda?

Vão novamente enviar-me uma carta para a MESMA morada para a qual não conseguiram entregar a encomenda a lamentar a situação?

Não tenho palavras para expressar relativamente à minha opinião sobre a vossa empresa neste momento.

Obrigado
22 de janeiro 2018

Assunto Portal da Queixa: CTT - Encomenda extraviada
Reclamação Portal da Queixa nº 14713317
E-mail do reclamante:
Nome e morada completa do destinatário:
Nº do Objecto : RN836345552CN

Pedimos, assim, o envio da informação solicitada para: reclamacoes@ctt.pt.

22 de janeiro 2018
Bom Dia,

Email enviado conforme solicitado às 12:17 22/01/2018.

Obrigado

23 de janeiro 2018

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

David Alves
8 de fevereiro 2018

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que foi enviada uma cartaem resposta ao seu pedido de averiguação no dia 07-02-2018.

14 de fevereiro 2018
Mais uma resposta chapa 5 recebida na mesma morada, sem a indicação da localidade, tal como as encomendas originais, essas que não chegaram ao destino.

Infelizmente vocês não se responsabilizam e escondem-se atrás de respostas chapa 5 sem tentarem efetivamente compreender os problemas dos vossos clientes e corrigi-los, bem como esclarecer as pessoas. Interessa apenas atingir a meta de responder às reclamações, seja no portal da queixa, seja por carta.

Sinto neste momento uma vergonha alheia à qual eu sei que você, que vai ler esta reclamação, não quer saber.
24 de julho 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente
André avaliou a marca
16 de setembro 2020

Infelizmente os CTT são um serviço que muitas vezes se abtêm das suas responsabilidades na entrega ficando sempre o ónus to lado do cliente, em tudo.