CTT

Cristina Rodrigues
Cristina Rodrigues apresentou a reclamação
18 de março 2021
Exmos. Senhores,
Na verdade, não estou propriamente a reclamar, mas apenas a fazer uma observação, admitindo inclusive que possa não estar a fazer uma interpretação correta, mas acho que devo fazê-lo. Hoje, pelas 10.48 h dirigi-me à estação dos CTT para levantar uma encomenda. Não costumo levantar encomendas nos CTT, mas tinha uma entrega que me informaram que seria realizada no dia 16 de Março e fiquei a aguardar e não veio e foi deixado o aviso no dia 17 quando não me encontrava em casa, motivo pelo qual tive que proceder ao levantamento hoje na estação dos CTT. Mas não há problema por isso.
Acontece que, talvez por falta de hábito no levantamento de encomendas, fiquei em dúvida perante a máquina no momento de retirar a senha. Retirei uma senha A, porque é o serviço geral habitual, mas logo depois olhei para a descrição da senha B e vi que se destina ao serviço Expresso urgente e tem depois um traço separador e menciona encomendas. Fiquei na dúvida se era só para encomendas urgentes ou se o parâmetro encomendas seria em separado e se a senha B se destinaria a todas as encomendas. Li a descrição por baixo em inglês "Express & Parcels" e interpretei que se trataria de duas coisas diferentes - Expresso e encomendas. Então conclui que a senha B se destinaria a todo e qualquer serviço relacionado com encomendas. Retirei uma senha B e acedi ao chamamento do meu número. Quando cheguei ao balcão fui informada de que a senha B é só para envio de encomendas e não para levantamento. Compreendi e não há problema por isso. Fiquei com a informação para o futuro. O problema é que por causa dessa interpretação tive que suportar os comentários desagradáveis de várias pessoas que se encontravam a aguardar a sua vez, acusando-me de ter passado à frente intencionalmente e de nada serviu eu explicar que foi a interpretação que fiz daquilo que está escrito na máquina.
Parece que a pandemia deixou as pessoas intolerantes e injustas e sei que quanto a isso os CTT nada podem fazer, mas penso, salvo melhor entendimento, que talvez devesse ser revista a sinalização na máquina. Pela simples leitura da descrição não conclui que a senha B se tratasse de um serviço prioritário para o envio de encomendas, pensei que seria apenas para efeitos de separar serviços e que a senha B se destinasse a todos os serviços com encomendas: envio e levantamento, já que o parâmetro encomendas vem separado da designação de urgente. E em inglês então, está bem claro: Expresso E Encomendas. Duas coisas diferentes. Em local algum se diz que se destina apenas ao ENVIO de encomendas e penso que essa designação deveria aparecer.
Em todo o caso, é a minha interpretação. Apenas pretendo que possam refletir sobre a questão e, se possível, colocar a sinalização mais clara para evitar situações desagradáveis como a de hoje. Já aguardei muitas horas pacientemente nos CTT em diversas ocasiões e nunca me queixei nem utilizei nenhum estratagema para passar à frente de quem quer que fosse e é muito injusto e desconfortável estar a ouvir comentários de várias pessoas acusando-me de ser "muito esperta" por querer enganar os outros. Não é a minha forma de ser. Mas se porventura estiver eu a fazer uma errada interpretação do que li, peço desculpa pelo incómodo.
Data de ocorrência: 18 de março 2021
CTT
18 de março 2021
Estimado(a) Cliente, Cristina Rodrigues,

Informamos que recebemos a sua reclamação número 57244221, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

A situação que nos reporta será devidamente analisada pela nossa equipa.

Atenciosamente,
Apoio ao Cliente
Cristina Rodrigues
Cristina Rodrigues avaliou a marca
24 de setembro 2021

So consegui visualizar que a reclamação está resolvida, mas não consegui obter informação sobre de que forma foi resolvida nem pude visualizar a resposta dos CTT.