CTT Marca Recomendada Marca do Mês

CTT - Perda de Encomenda

Rui Azevedo
Rui Azevedo apresentou a reclamação
5 de agosto 2016

Venho mostrar o meu descontentamento pela incompetência da entidade pela perda da minha encomenda de nº RM688947155CN.

Recebo então uma carta a dizer que "não foi possível localizá-la", e que só "o remetente terá direito à respectiva indemnização". Agora pergunto como fico eu na qualidade de consumidor que fica sem a encomenda e sem o dinheiro, visto ser uma transição comercial.
De referir também que em qualquer momento na carta, a entidade CTT se responsabiliza pelo sucedido.

Sei também que isto é somente da vossa responsabilidade, e não do correio remetente, uma vez que esta foi registada como rececionada no dia 15 de Julho em Lisboa (ver anexo)

Data de ocorrência: 5 de agosto 2016
8 de agosto 2016
Exmo. Senhor
Rui Azevedo,

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que a comunicação de V. Exa. sobre o assunto reportado foi reencaminhada internamente.

Isabel Constantino
Serviço de Atendimento ao Cliente
11 de agosto 2016
Exmo. Senhor
Rui Azevedo,

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que foi enviada resposta ao seu pedido de averiguação no dia 10-08-2016.

Tiago Feier
Serviço de Atendimento ao Cliente

O seu estatuto não é de consumidor... Para isso teria de comprar artigos em livre circulação dentro da união europeia. O seu estatuto é de importador.

Chegam por dia cerca de 8000 encomendas de e-commerce à alfandega. Por lei todas têm de ser verificadas.
Se quer evitar demoras da alfandega, opte por transportadoras com armazém autorizado para importação e despachante. Obviamente que lhe cobram +/-45€ a somar ao devido ao estado português.

6 de agosto 2016

Consumidor e importador não me parecem ser mutuamente exclusivos...

Aconselho-o a ler novamente a descrição, a alfândega não é para aqui chamada.

Sr. Rui Barros
O seu estatuto é de transação comercial de particular via internet . Tem todos os direitos como consumidor, basta visitar a página dos CTT , canto inferior direito "Resolução Alternativa de Litígios de Consumo". Aconselho-o a contactar o vendedor e caso ainda tenha proteção de compra utilize-a. Se pagou com Paypal tem 180 dias para reaver o dinheiro.

Senhor José Selvagem,
É impressão minha ou poderá estar a ser favorecido pelos CTT para os defender?
É obrigação dos CTT tomar a iniciativa de se deslocar à alfândega e desalfandegar as encomendas. É o que as outras transportadoras fazem e não há armazéns diferentes, ou então eu não teria a opção de desalfandegar as encomendas por mim mesmo.
Todos os importadores que estão a reclamar aqui no portal de tudo fizeram para facilitar o trabalho à AT, tanto que as reclamações não estão dirigidas a essa entidade. Se o trabalho é muito, contratem mais funcionários, esta é a solução, que de tão óbvia que é, se aprende em qualquer curso de gestão e é assim que funcionam as empresas decentes.
Moral da história: Não se vai sacudir a responsabilidade dos CTT para a Autoridade Tributária e para os importadores.
Aproveite e assine: * PROIBIDO *://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT80037

Sr. Rolando quando chegam 8000 encomendas/dia (isto em 2016, agora são claramente mais) não é possível fazer o handling, a não ser que se coloquem LARGAS CENTENAS de funcionários. O despachante do CTT também é só um.

Trabalho no ramo de IMP/EXP posso lhe dizer que um desalfandegamento demora cerca de um ou dois dias (quando demora mais, normalmente é por lapso do importador). Os pequenos volumes vem pela FEDEX/UPS/OUTRA para o armazém da transportadora (informe-se do que é um armazém de importação autorizado e a cedência de documentação). Vamos levantar a documentação (pagando 30€ à transportadora) e vamos imediatamente tratar do despacho (obviamente cobramos). LEVA UM DIA.

Se pretendem continuar a receber as cargas nos CTT com milhares de cargas em lista de espera para verificação, força.