Dacar Automóveis Marca Recomendada
  • A Dacar Automóveis é uma empresa nacional com atividade na comercialização de viaturas usadas e seminovas. Com mais de 500 viaturas multimarca em stock somos o garante de uma oferta diversificada e competitiva que objetiva a satisfação total do que são as expectativas dos nossos clientes.
    Na busca de um atendimento cuidado e personalizado, a Dacar Automóveis conta com uma equipa de profissionais qualificados e especializados com mais de 20 anos de experiência no setor automóvel.
    A Dacar Automóveis assume com os seus clientes um compromisso de qualidade e transparência que visa assegurar um serviço de atendimento justo e seguro.
    "Estabelecemos relações maduras e de confiança em toda a rede da nossa operação.
    Desde os nossos fornecedores e parceiros, passando pelos nossos profissionais, responsáveis pelos mais diversos serviços, até aos nossos clientes e ao momento da comercialização e serviço pós-venda das nossas viaturas. São relações que não conhecem finitude no momento da compra ou venda de um automóvel e por isso têm necessariamente que respeitar uma dimensão de confiança e transparência. Esta é a receita do que é a Dacar Automóveis e do que pretendemos que esta empresa represente.
    Relações entre pessoas: clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores, todos ligados entre si, numa rede que deverá obedecer a critérios de ética e eficiência.
    Em última estância, a confiança dos nossos clientes são o nosso melhor e mais importante atestado de qualidade."
    Marco Moreira, CEO & fundador da Dacar Automóvel

Chamada para rede móvel nacional
  • Rua Amândio Ferreira da Silva, nº 65
    4785-420 Trofa
  • eliana.lima@dacar.pt

Dacar Automóveis - Avaria não coberta pela garantia e escusa de responsabilidade

Manuel de Oliveira Mendes Gomes
Manuel Gomes apresentou a reclamação
3 de março 2024
Adquiri um Volvo XC60 T8 híbrido por quase 40000€ no final de 2022. No plano de manutenção do carro, está prevista revisão anual, apenas, tendo sido feita essa intervenção no próprio stand, antes da entrega. Cerca de 1 ano depois, no final de 2023, o automóvel teve uma avaria de valor avultado (na ordem dos 7000€), sendo que a empresa responsável pela garantia declinou, desde logo, responsabilidade, alegando que a avaria não era coberta pelo plano de garantia contratado. O próprio stand foi sendo contactado e informado da avaria, do diagnóstico e do valor de reparação (avaliação feita em oficina da marca). Quando confrontados com esta ocorrência, alegaram falta de manutenção e escusa de responsabilidade. Ora, não é crível que o problema em si (entrada de água, de forma crónica, no habitáculo, com dano na cablagem e módulo electrónico, por entupimento de tubos de drenagem) tenha ocorrido pela acumulação de sujidade num ano de utilização, até porque os sinais identificados na oficina são sugestivos de dano crónico. Assim sendo, provavelmente, o automóvel foi vendido já com o problema de entupimento, pelo que existe, efectivamente, responsabilidade (mesmo que moral) do stand.
Data de ocorrência: 28 de dezembro 2023
4 de março 2024
Estimado cliente, Manuel de Oliveira Mendes Gomes.

Informamos que recebemos a sua reclamação número 108794924, no dia 2024-03-04, que mereceu a nossa melhor atenção.

6 de março 2024
Exmo. Sr. Manuel Gomes,

Adquiriu na Dacar uma Volvo xc 60 em 7/11/2022 com 149000Kms.

Esta viatura entrou na oficina Triauto em Vila do Conde de reboque, no final de novembro de 2023 (passado um ano da compra) com a luz de motor acesa e perda de potencia. Foi diagnosticado entrada de água pelo lugar do condutor, ficando diversas fichas elétricas submersas. A entrada de água foi provocada por falta de manutenção das condutas de drenagem do Teto solar, estavam completamente obstruídas (cheias de folhas), fazendo assim acumulação de agua no interior da viatura por falta de escoamento da mesma, relatório facultado pela Triauto.

No final de Novembro de 2023 a viatura já tinha percorrido 27350kms, sem nunca ter sido activado a garantia com esta avaria.

Cumpre-nos informar que está excluída da mesma toda a avaria resultante de uma causa externa, nomeadamente falta de limpeza /revisão.

Manuel Gomes
7 de março 2024
A informação acerca do diagnóstico foi facultada à DACAR por mim, atendendo a que, como disse, fui mantendo o vosso stand a par do processo.

A avaliação da Triauto é clara na causa do sucedido, mas também na análise do tempo de duração do problema do entupimento - que, seguramente, se arrastava há mais tempo e, como tal, seria já existente à data de compra do veículo.

Não pode o vosso stand alegar falta de "limpeza/revisão" uma vez que:
- o plano de manutenção do veículo contempla revisão anual, tendo sido realizada por vós uma revisão antes da compra, em Outubro de 2022, e outra, justamente na Triauto, no mesmo período do ano de 2023.
- o plano de revisão ou de manutenção do carro não contempla verificação destas condutas de drenagem - como esclarecido pela marca.
- caso haja o entendimento, da vossa parte, de que as condutas de drenagem deveriam ser verificadas, questiono se, na vossa revisão antes da entrega do carro, em 2022, isso foi efectuado.
- não sendo o caso - e tratando-se, por isso, de um infortúnio inerente à compra/venda de um carro usado - existe responsabilidade da vossa parte, já que, mesmo não sabendo, venderam um veículo com potencial para ter uma problema sério e grave, como foi o caso.
- a garantia contratada externamente é uma falsa segurança para o cliente, já que permite que o stand se desresponsabilize de eventos como este. Moralmente condenável, por isso.

Fica para vossa reflexão e análise.
Manuel Gomes

Não pode o vosso stand alegar falta de "limpeza/revisão" uma vez que:
7 de março 2024
Estimado cliente, Manuel de Oliveira Mendes Gomes.

Informamos que recebemos a sua resposta, que mereceu a nossa melhor atenção.

A situação foi reencaminhada, para o departamento responsável. Encontramo-nos a desenvolver todos os esforços para o contactar o mais breve possível.

11 de março 2024
Estimado cliente, Manuel de Oliveira Mendes Gomes,

Agradecemos, mais uma vez o seu contacto. Tal como solicitado, voltamos a reavaliar a situação exposta.

A entrada de água foi provocada por falta de manutenção/limpeza das condutas de drenagem do teto solar, que estavam completamente obstruídas (cheias de folhas), fazendo assim acumulação de água no interior da viatura por falta de escoamento da mesma, e que resultou na avaria.

Por este facto, não está coberto pela garantia.

Compreendemos que esta situação possa ser frustrante, mas infelizmente, não está coberto pela garantia.
Desta forma, iremos dar por encerrado a reclamação número 108794924 nesta plataforma, reforçando que, caso deseje mais alguma informação adicional, estamos à sua disposição através dos nossos contactos habituais.