Dentarmed - Clínica Médica e Dentária Lda

Dentarmed - Péssimo atendimento

Paula da Silva
Paula Silva apresentou a reclamação
18 de setembro 2016

Dentarmed, clínica médica dentária em Almada

Dirigi-me a esta clínica no dia 9.05.2016 para fazer uma restauração de um dente que tinha partido. Fui atendida pela Dra Andreia e o tratamento decorreu dentro da normalidade (paguei 41.60 euros (eram 52 euros mas tive 20% de desconto por ser cliente do banco santander)).
No final de Agosto reparei que o dente que tinha sido restaurado estava fracturado, ou seja, a restauração estava simplesmente a descolar do restante dente; passado cerca de uma semana liguei para a clínica e pedi para marcar consulta com a Dra Andreia, ao qual a menina que me atendeu disse prontamente que não trabalhava lá nenhuma Dra Andreia; estranhei pois era esse o nome que tinha na cabeça mas podia estar a confundir; de qualquer forma insisti se não tinha trabalhado lá nos últimos tempos uma Dentista com esse nome e depois de muito insistir a menina passou o telefone a outra colega que me disse que a Dra já não estava a trabalhar na clínica e qual era o problema, se podia ajudar; expliquei a situação à colaboradora e marquei então consulta para uns dias depois com outra médica dentista. Entretanto fui à consulta mas por estar grávida só me foi feita uma destartarização pois não tinham anestesia própria para grávidas!! Marquei para a semana seguinte com a Dr. Alexandre pois a outra médica disse que era melhor ser vista por ele. Segue-se que no dia 16.09 voltei então para, finalmente, corrigir a restauração que estava a cair, o trabalho foi feito com a máxima atenção e no final cobraram-me 82 euros!! Perguntei à menina 82 euros de quê?? E ela lá me disse que era da restauração. Argumentei que, em primeiro lugar, como é que uma restauração que tinha custado 52 euros há 4 meses atrás agora me custava 82 euros?! E em segundo lugar que não era, de forma alguma, normal uma restauração durar nem sequer 4 meses, que muito provavelmente alguma coisa não tinha sido bem feita!! A menina mostrou-se embaraçada e lá argumentou não sei bem o quê, sinceramente!! Pedi o livro de reclamações, depois de pagar, e a menina foi chamar a dona da clínica. A Sra veio com uma arrogância que enfim, e disse-me que sim a restauração podia cair em 4 meses, que isso dependia dos cuidados que tinha com os dentes, se os lavava ou não?! E que podia acontecer e a clínica nada tinha a ver com isso!! Argumentei porque é que a mesma restauração me tinha custado 4 meses depois quase o dobro, e a Sra disse que isso tinha a ver com blá, blá, blá, e com o tempo que estava sentada na cadeira?! Ela disse isso mesmo, que tinha de pagar o tempo que estava sentada na cadeira, quando eu garanto que não estive, de forma alguma, sentada na cadeira mais de meia hora (a menos que tenham contado a meia hora que estive sentada na cadeira da sala de espera, pois a consulta atrasou-se meia hora)!! O que mais me entristece foi o facto de não terem o mínimo de atenção e cuidado a falar comigo, nunca puseram sequer em causa que o tratamento poderia não ter sido feito da melhor forma. A médica já nem está lá a trabalhar, quem é que me garante que o erro é meu e não deles? Como é que uma pessoa se pode defender neste tipo de situações?!
Enfim, fazem o que querem e sobra-lhe tempo, uma vergonha!!

Data de ocorrência: 18 de setembro 2016
Dentarmed
23 de setembro 2016
Viemos por este meio prestar os esclarecimentos relativos aos factos constantes na reclamação referida, por parte da Sr.ª Dª. Paula Cristina Pereira da Silva, no passado dia 16 de Setembro de 2016.
Iniciámos tratamento no dente nº 26 no dia 9 de Maio de 2016, visto o mesmo se encontrar com lesão de cárie. O dente encontrava-se vital e sem sintomatologia. Procedeu-se á restauração do mesmo, tendo sido a restauração directa em resina composta e bastante profunda.
No dia 6 de Setembro decorridos 4 meses após a primeira consulta, a paciente contacta a Clínica Dentarmed, solicitando uma marcação no intuito de reparar a fractura da restauração anteriormente feita no dente #26.
No dia da consulta foi feito o seguinte diagnóstico: gengivite generalizada, cáries múltiplas e duas situações passíveis de tratamento urgente no dente #26 e #16. Nessa mesma consulta a paciente informou a médica de que se encontrava grávida no primeiro trimestre de gravidez. De realçar que a médica que atendeu nesta segunda vez a paciente, não foi a mesma que a atendeu inicialmente pois, no primeiro caso, a profissional encontrava-se em regime de substituição de férias de um outro médico, o que foi devidamente explicado á paciente, no momento da marcação.
O dente #16 estava em processo de necrose verificado após testes de sensibilidade, já destruído com uma enorme cavidade, bem como acumulação de placa bacteriana no seu interior. De acordo com a avaliação médica, seria um dente sujeito a tratamento endodôntico, o que foi devidamente explicado á paciente. Mas, como a mesma se encontra grávida, procedeu-se á remoção da cárie e á restauração provisória, adiando o tratamento endodôntico para depois do nascimento do bebé.
Foi desta forma aconselhado a marcação de uma próxima consulta para refazer a restauração do dente #26,entre outros dentes que a paciente teria necessidade de tratar.
No dia 16 de Setembro de 2016, realiza- se nova consulta na qual se procede a uma nova remoção de tecido cariado e reconstrução do dente #26, tendo sido feita uma coronoplastia e uma restauração directa definitiva em resina composta de 4 faces, visto o referido dente ter fracturado em maior amplitude.
A Sra. Dª Paula Cristina Pereira da Silva alega na sua reclamação, que a médica que a assistiu não deu atenção ao dente 26 cuja restauração tinha fracturado, o que não corresponde á verdade, pois foi aconselhada pela profissional a marcação de uma próxima consulta para tratar do referido dente. Existiam outros dentes que eram prioridade naquele episódio, tal como referido: o dente #16 que estava já em processo de necrose com uma cárie imensa, e uma gengivite agressiva, situações essas prioritárias, daí ter sido feita uma destartarização.
A paciente alega ter pago mais nesta segunda intervenção do que na primeira, o que se torna óbvio visto esta segunda restauração ter sido uma restauração/reconstrução maior do que a primeira( restauração de 4 faces). Alega igualmente ter pago desta última vez 80€, quando na verdade pagou 72€ e ainda beneficiou de 10% de desconto associado aos clientes Totta.
A paciente alega também não ter sido dada qualquer garantia do serviço médico prestado. Foi devidamente explicado á paciente, que de acordo com o regulamento da Ordem dos Médicos Dentistas é proibido executar tratamentos a custo zero, bem como dar qualquer tipo de garantia de serviços médico-dentários prestados pois não se equiparam a bens materiais.
Todos os tratamentos foram efectuados com o máximo de rigor, preservando ao máximo a saúde e bem-estar da paciente.
Consideramos pelo exposto que os motivos da Reclamação da Srª Dª Paula Cristina Pereira da Silva, são infundados uma vez que foram prestadas todas as informações solicitadas e o que terá sido realmente o motivo de insatisfação estará simplesmente relacionado ,com o facto de ter que pagar por um tratamento que foi necessário ter que se realizar num dente anteriormente intervencionado e motivado por uma fractura ( situação essa que nos ultrapassa determinantemente) bem como não ter sido dada qualquer garantia do serviço prestado, situação essa que de modo algum podemos fornecer, pois estamos a falar de serviços médicos.

Dentarmed
A Gerência