17.3

Dupliporta - Reclamação por mau serviço prestado

Vitória Martins
Vitória Martins apresentou a reclamação
21 de janeiro 2019

A Dupliporta é uma empresa que ENGANA o cliente. Paguei 1089,78€ por uma porta (e colocação) que ficou miserável, sem segurança, sem vedamento e esteticamente aberrante. Para além do mais, não só me garantiram sempre que ficaria tudo impecável, como também depois da colocação mal feita me garantiram que viriam resolver. Nunca mais responderam, quando atenderam o telefone gozaram com a situação, e até hoje NÃO ME ENVIARAM FATURA-RECIBO DO PAGAMENTO, a pesar de ter sido pedida múltiplas vezes.
Passo a explicar.
A relação com a Dupliporta iniciou-se em junho de 2018, quando, após um visita que fiz à loja em Sacavém, para ver uma porta de segurança, a Dupliporta me enviou em 28-06-2018 o respetivo orçamento. Valor da porta 742€ (+IVA) com montagem – valor 144€ (+IVA), num total de 1089,78€.
Aceitei o orçamento e, no mesmo dia, a empresa envia-me a nota de encomenda. Teria de adiantar um valor inicial de 50% - 544,69€ - , o que fiz no dia 29-06-2018, por transferência bancária, da qual enviei comproativo por email, para, como me disseram, poderem dar início ao trabalho.
O sr. Eurico veio tirar as medidas, fotografou a porta que cá estava e respetivos aros fixados na parede, dizia ele, para que os colegas percebessem bem as medidas e as características do que cá estava.
Houve entretanto um período de silêncio, pois imaginei que estivessem a providenciar a porta. Já quase no fim de julho, achando que havia passado mais tempo relativamente à previsão que me haviam dado para colocação da porta, liguei para a Dupliporta. Ainda nada estava feito e quiseram vir de novo tirar medidas. Veio, no dia 31-07-2018, o sr. Ramzi.
Em 02-08-2018, 5ª feira, dois funcionários vieram colocar a porta – um português e um estrangeiro. Embora o serviço não estivesse concluído, os funcionários diziam ter de ser terminado noutro dia para que a massa que tinham colocado nos buracos que fizeram secasse. Disseram-me que viriam logo terminar, que bastava agendar com a loja, e eu paguei os restantes 50% do valor da fatura, por multibanco portátil, que traziam.
No dia 03-08-2018, 6ª feira, liguei para a loja, expliquei a situação, pedi para agendar a vinda a minha casa para terminarem o serviço e solicitei que me fosse enviada a fatura respetiva. A funcionária, D. Mónica, disse-me que ia ver da disponibilidade e que me ligava em seguida. Não ligou e também não enviou o recibo, conforme combinara comigo.
Na 2ª feira, dia 06-08-2018, tornei a ligar. Fui atendida pelo sr. Ramzi que não recebeu o meu telefonema de bom grado, mal ouvindo o que eu estava a expor. Claramente “despachou-me” dizendo que logo que pudesse me diria alguma coisa.
Como se tratava de um período de férias, e entretanto fiz mudança de casa, aguardei até 27-09-2018, dia em que enviei um email de reclamação, com 11 fotos em anexo comprovando o miserável serviço feito:
- buracos em toda a volta do aro da porta pseudo-tapados por uma massa não aderente e gretada;
- a porta, por baixo, com uma folga enorme que deixa passar o vento, o pó e a luz, de dentro para fora e vice-versa;
- esta folga permite, quem está do exterior, ver se está alguém em casa caso passe à frente da porta;
- o método utilizado para desbastar o aro antigo criou uma situação absolutamente inestética, que acredito que também retire segurança à porta, e para a qual não fui alertada antes da aquisição/colocação da mesma. Pelo contrário, todos (quem ma vendeu – D. Mónica, quem veio tirar medidas – sr. Eurico, quem veio confirmá-las – sr. Ramzi e quem a colocou), todos me foram afirmando que ficaria tudo muito bem. Isto porque quando me disseram que tinham de cortar uma parte do aro fixado na parede, eu questionei logo se isso não seria um óbice à substituição da porta que tinha. Foram prontos a dizer que não!
Essa solução inestética adotada pelos dois funcionários, claramente sem formação adequada para o serviço, está mal feita, inacabada e incapaz de se ver.
Com a passagem do tempo (5 meses), a porta tem ficado cada vez mais “larga”, isto é, abana com o vento e a fechadura também já acusa alteração na forma como fecha.
Questiono-me se, nestas condições, a porta oferece a segurança esperada.
Sublinho que eu paguei o montante de 144€ (+IVA)para colocação da porta!
Como não obtive resposta, enviei novo email, em 12-10-2018, a reclamar e a pedir, mais uma vez, o recibo do pagamento.
No dia 15-10-2018, o sr. Eurico decide responder empurrando responsabilidades para a D. Mónica, segundo ele já não funcionária da empresa no momento. Pedia para agendar uma data para virem verificar a situação.
No dia 16-10-2018, respondo enviando a minha disponibilidade para dia 22-10-2018, dando-lhe a possibilidade de marcarem a hora.
Não responderam marcando a hora, não apareceram no dia 22 de outubro e não voltaram a contactar-me.
No dia 12-11-2018, voltei a enviar novo email de reclamação, após o qual recebi um telefonema do sr. Ramzi que me pediu que enviasse fotos da porta, para saberam à priori o que precisavam de trazer quando viessem. Ora eu já tinha enviado fotos no 1º email de reclamação e disse-lhe isso. Disse-lhe também que, no dia 19-11-2018, de tarde, estaria em casa disponível para os receber. Respondeu-me que ia confirmar a disponibilidade e que ligaria mais tarde. Não voltou a fazê-lo. Também lhe voltei a solicitar que me enviasse o recibo e também não mo enviou.
No dia 05-12-2018, voltei a enviar outro email de reclamação ao qual anexei novamente todas as fotos.
No dia 06-12-2018, recebi um email do sr. Ramzi Aldbaisi pedindo o meu contacto, telefónico, presumo, embora já me tivesse telefonado no dia 12 de novembro, pois que o email era o que estava a usar. No mesmo dia, umas horas mais tarde, recebo mais um email assinado pela “Administração Financeira” da Dupliporta solicitando novamente o contacto telefónico. No mesmo dia 06-12, eu respondi por email à solicitação e enviei o meu número de telefone.
Desde então que aguardo o contacto da Dupliporta que não assume erros, que não dá resposta aos problemas que causa ao cliente, que, sem qualquer profissionalismo, mas com desonestidade oferece um serviço péssimo e NEGA ao cliente o direito legal de receber a fatura de um pagamento que efetuou e do qual pode fazer prova com os recibos do multibanco.

Data de ocorrência: 21 de janeiro 2019