E-REDES Marca Recomendada
E-REDES - Distribuição de Eletricidade, S.A.

• Rua Camilo Castelo Branco, 43

E-REDES - Sobretensão

Em tratamento
Tiago Barbosa apresentou a reclamação
2 de maio 2024
Foi efetuado um pedido de análise para verificar problemas de sobretensão no fornecimento de energia da minha casa. Primeiro disseram que iriam enviar o picket, pediram para ficar em casa para o receber, que poderia demorar até 4h. Fiquei em casa (faltando ao trabalho) e o picket nunca apareceu. Posteriormente foram a minha casa colocar um equipamento de monitorização. Após recolha do equipamento disseram que não detetaram nada de anormal. Pois eu tenho equipamentos de monitorização de energia em casa (devidamente certificados) e posso dizer com exatidão todos os momentos em que a tensão subiu acima dos 253V. Pedi à E-REDES para disponibilizar o relatório da análise, ao qual me responderam que não poderiam partilhar, mas que podiam fazer uma análise mais detalhada do meu problema, mediante um pagamento. Pois bem, eu sei que tenho problemas de sobretensão, em alguns momentos do dia, pois tenho equipamentos de monitorização, assim como, o inversor de painéis solares, entra em modo de proteção, quando a tensão sobe acima do limite ditado por lei! Tenho todas as evidências e provas do problema. Não acho que tenha de pagar alguma coisa, para que a E-REDES faça uma investigação do problema de forma mais profunda, pois na fatura de eletricidade já todos nós pagamos impostos e taxas da quais contempla a manutenção e qualidade de entrega de energia nas nossas casas! Já o pago todos os meses, sendo um problema de sobretensão, totalmente alheio à instalação elétrica da minha casa, não concordo que tenha de pagar seja o que for, para um problema ser resolvido! Se a E-REDES acha que realmente não existe nenhum problema, poderia partilhar o relatório da monitorização feita por eles. Quem nada tem a esconder, não teme!
Solicito que resolvam o problema, pois durante o dia, muito frequentemente durante a semana, em algumas horas do dia, a tensão sobe acima do permitido por lei! Isto deve ser resolvido, antes que tenha problemas mais sérios, de avarias de equipamentos em casa. Se a E-REDES não admite o problema quando o estou a reportar em antecipação (e estou a descartar que a qualidade técnica para verificar que o problema existe, não é a aqui uma verdade), quando algum equipamento avariar, porque num dia, numa determinada hora a tensão subiu acima do permitido e danificou um equipamento, a E-REDES também não se vai responsabilizar.

Pedir que eu pague algo extra, para fazerem uma análise mais cuidada, não é solução! Eu tenho o problema, tenho mais que um equipamento certificado que o comprovam (monitorização da rede dos painéis solares e equipamento extra de monitorização da rede elétrica de casa). Solicito que a E-REDES resolva o problema antes que tenha equipamentos avariados! Pois, se um frigorífico avariar, não posso esperar no tempo que a E-REDES demora a verificar e solucionar um problema.

Nota: Eu sou Engenheiro Eletrotécnico, pegar num multímetro de medir o valor da tensão na rede, qualquer profissional da minha área o deve saber fazer. A E-REDES simplesmente não quer resolver o problema, porque dá muito trabalho e tem outras implicações na manutenção da linha! Mas pela lei portuguesa, deve-o fazer! Pelo que pago nas faturas, para garantir a qualidade na entrega da energia, tenho esse direito!
Data de ocorrência: 2 de abril 2024
Caro(a) Tiago Barbosa,

Estamos a analisar a situação que nos apresentou.

Entraremos em contacto consigo com a maior brevidade possível.

A equipa de apoio ao cliente
Falta mencionar isto: CEI 38, valor de 230V -10% e +6%

No máximo poderia ter 243.6V, registo por vezes valores de 253V/254V !
3 de maio 2024
Caro Tiago Barbosa,

a 03-05-2024 enviámos-lhe email º100068927415 com o esclarecimento da situação.

Após o encerramento desta queixa, irá receber um inquérito de satisfação. A sua resposta a esse inquérito é muito importante para nós. Pedimos que depois de receber a nossa resposta, preencha o inquérito.

Estamos ao seu dispor para qualquer informação adicional:
• Opção "Contacte-nos" do separador "Ajuda" em e-redes.pt;
• Nos nossos Pontos de Atendimento.

A equipa de apoio ao cliente
13 de maio 2024
A situação não foi resolvida, pois não concordo com a resolução proposta. Penso que não tenho de pagar para fazerem uma avaliação.

Passo a citar e-mail enviado para mim:

"Caso deseje, podemos efetuar medições complementares das tensões na rede de distribuição, caso opte por isso, deverá devolver-nos, devidamente assinada, a declaração já remetida anteriormente.

As medições complementares têm um custo de 27,50Euros acrescidos de IVA à taxa legal e vigor, caso estas verifiquem que estão cumpridos os requisitos mínimos de qualidade de energia elétrica definidos pelo Regulamento da Qualidade de Serviço do Setor Elétrico."

Uma vez que todos nós já pagamos na fatura elétrica componentes para garantir a qualidade da distribuição e entrega da energia.

Continuo a salientar, que a E-redes não partilhou qualquer relatório ou prova das medições por si efetuadas.
O problema existe, é real, pois o meu inversor dos painéis solares, quando acontece um pico de sobretensão, entra em modo de proteção, para não elevar a tensão acima de valores permitidos e também contribuir para a sobretensão da rede elétrica.

A E-redes afirma que tem em posse medições que indicam que está tudo bem, mas não as partilha para o cliente poder analisar. No entanto tenho equipamentos de monitorização que provam o contrário.

Não faz sentido nenhum ter de pagar para fazerem "medições complementares".

Se é preciso fazerem medições complementares é porque há a possibilidade de existir um problema. Não aceito que tenha de pagar por isso.
Tiago Barbosa
Tiago Barbosa está a aguardar resolução da marca