17.8

ECO-UPP - Cobrança indevida de valor e falta de resposta

Maria Clara de Carvalho Araújo
Maria Araújo apresentou a reclamação
1 de março 2023
O que prometia ser um serviço eficiente a valor razoável-da manutenção do Solar Térmico + manutenção fotovoltaico de 73.80€ já com iva incluido resultou num valor 770,6 €, incluindo IVA, ou seja um valor 10 vezes superior
Foi feita a reclamação de imediato, por escrito e por telefone. Nunca foi dada resposta, mesmo após o pedido de ajuda da DECO. Fatura e recibo também nunca recebi. Apresento aqui a reclamação feita e os factos ocorridos

Fui contactada por email, a 29 de julho, pela vossa empresa oferecendo serviço de manutenção de painel solar térmico pelo valor de PACK VIP 2022 - 49.90€ iva incluído + Oferta 2 Litros de Glicol (Anti-Congelante)
DESCONTO DE 40% em consumíveis ou componentes de substituição
EXTENSÃO DE GARANTIA DE MANUTENÇÃO DE 1 ANO
Como tenho um solar fotovoltaico, pedi a 30 de julho e em resposta ao email acima referido, orçamento para o incluir na manutenção - valor passou a ser 73,8€ incluindo IVA. Embora referindo que valor de peças teria um desconto de 40%, não contava com valores extra. O atendimento foi muito rápido e em poucos dias, porque existia pessoal na zona, tinham disponibilidade para fazer o serviço, o qual ficou agendado para 3/08. Infelizmente não pude estar em casa no dia, e quem os atendeu foi o meu marido, no início do mês de Agosto, 3/8/2022. O instalador falou na necessidade de mudar o glicol, ânodo de magnésio e uma válvula, ao que o meu marido acedeu, sem validar preços de mercado, impossível de fazer na hora, mas sem imaginar a exorbitância que viria a ser. No final do serviço, apresentaram a conta, 30 litros de glicol a 11,72€/1 + IVA; ânodo 139,9€+lva; Válvula 75€+lva, a que adicionou os 73,8€ da manutenção de painel solar correspondente ao valor acordado para os dois painéis, térmico e fotovoltaico, totalizando 770,6€, que, segundo o técnico teria que ser pago na hora, o que desconhecíamos, e como o MB não funcionava, pediram para ser pago por MB Way. o Meu marido assim fez, para o no telem , pertença do dono da empresa Eco-Upp sr Miguel Pesqueira, em duas tranches, 750€ + 20,59€, ao que adicionou o custo do MB way e imposto de selo:

2022-08-03 2022-08-03 TRF. 0000351 00910856850 -750,00
2022-08-03 2022-08-03 COM. TRF. P2P (ELEC/MAST- -1,50
2022-08-03 2022-08-03 IMPOSTO SELO COM.TRANSF.M -0,06
2022-08-03 2022-08-03 TRF. 0000351 00910856850 -20,59
2022-08-03 2022-08-03 COM. TRF. P2P (ELEC/MAST- -0,04

Logo que cheguei a casa reclamei por email (a 3 de agosto pelas 18:58). insisti várias vezes, por telefone e por email- 5, 11, 24 de agosto, para saber que explicação e solução tinham para dar e só depois de várias insistências me foi devolvida a chamada pela mesma colaboradora que "vendeu" o serviço, Lúcia Teixeira, que me respondeu que a reclamação tinha sido entregue ao departamento de reclamações. Como não obtive resposta em quase um mês, no dia 29 de agosto, contactei por telefone o dono da empresa, o sr Miguel Pesqueira, que me disse que sim, sabia que eu tinha reclamado e de facto o valor cobrado não era normal e que iria ver, que estava com a responsável pelo departamento de qualidade doente e que ele próprio, com mais de 10000 clientes estava a assegurar essa função e que me responderia até 6? feira dia 2 de setembro ( registei este facto no email de 29 de agosto de 2022 às 18:19
Depois de tantas insistências sem resposta, não posso fazer outra coisa que não reclamar mais uma vez, pedindo ajuda à DECO. Reclamo de: (1) valor e quantidade do glicol, valor muito acima possível de utilizar, muito menos concentrado, valor da válvula e do ânodo, valores também muito acima do mercado, como poderá ser verificado. Reclamo ainda do valor do serviço de manutenção (2) e da falta de emissão de fatura e recibo a que está obrigado por lei (3).
(1) Assim, o valor do glicol apresentado é acima do valor de mercado do glicol concentrado. O valor de 30 litros concentrado ronda os 316€ + Iva. Valor apresentado, pago foi de 351,6 + IVA. Contudo, um sistema com dois painéis não leva 30 litros de glicol concentrado. O glicol é diluído.
A tabela seguinte compara o valor cobrado pela Eco Upp em euros, o orçamento com IVA que me foi apresentado por empresa credenciada para a manutenção de painéis solares, para sistema de painel solar térmico (dois painéis da Vulcano sistema forçado), com capacidade de 3001:

ECO-UPP Preço de mercado Diferença
Glicol Liquido Solar 432,6 65,7 +366.9
Ânodo Magnésio 172,1 55,7 +116.4
Válvula 92,3 23,9 + 68.4
697 145,3 +551.7

Ou seja, não considerando o valor inicial de orçamento para a manutenção, que incluía 2 litros de glicol, foi-me cobrado um valor de materiais de 551,5 euros acima do valor de venda no mercado.
Ou houve engano, ou é burla, quero acreditar que foi engano, tanto mais que como publicitado os materiais incluíam um valor de 40% de desconto
(2) Sobre o valor de manutenção, é verdade que solicitei a manutenção do solar fotovoltaico, mas efetivamente o técnico que fez a manutenção disse que o térmico não tem manutenção, pelo que não foi realizada e assim sendo, o valor da manutenção seria de PACK VIP 2022 - 49.90€ iva incluído + Oferta 2 Litros de Glicol (Anti-Congelante)
(3) Reclamação - do valor pago nunca obtivemos confirmação, nem fatura, nem recibo.
Em conclusão, se não estamos perante um grande equívoco e erro de valores cobrados, estaremos perante uma situação de burla. Quero acreditar que foi um erro, os 30 litros de glicol eram diluidos a que se adicinou 2 litros, também diluidos referidos no pacote VIP. O mesmo para o ânodo e válvula, podem ter-se enganado, pelo que se deve uma correção dos valores conforme valores de mercado; ou seja, em vez dos 696,8 € deverá ser no máximo 145,3 €, referente a glicol, ânodo e válvula, pelo que devo ser ressarcida de 551,5€; em relação à manutenção, como não foi realizada a manutenção do solar fotovoltaico, por ser desnecessária, deve ser-me devolvida a quantia de 23,9€ (73,8€-49,9€). Ou seja deve ser-me devolvido o valor de 575,4€

De notar que desde a prestação do serviço, não foi emitida a fatura e recibo do valor pago, com IVA, mesmo sendo 10 vezes superior ao devido
Continua a aguardar o contacto e o acerto devido das contas, e fatura
Data de ocorrência: 3 de agosto 2022
Maria Clara de Carvalho Araújo
Maria Araújo avaliou a marca
3 de março 2024

Burla

Boas, primeiramente o seu equipamento nunca levaria 30 litros de Glicol portanto logo aí já foi enganada
Em 2.o lugar o que foi colocado não foi Glicol, foi água, portanto pagou um valor absurdo por mera água, relativamente ao anudo de magnésio há casas a vender por preços a rondar os 15/20€ e a válvula entre 5 a 10€
Posso garantir lhe que sei do que falo.
Investigue e vai ver que tudo o que digo é verdade
Mande alguém ver o seu “Glicol” e vai ver que é água pura.

Muito obrigada Sr. José Silva. Confirmado o que disse. Só pode ter sido água pois os paineis deixaram de funcionar por não terem Glicol! Só falta confirmar se mudaram a válvula e o ânodo! Como é possível! As empresas para trabalhar não têm de estar registadas de forma legal?

25 de novembro 2023

dia. Infelizmente recorri a esta empresa e fui vitima de crime de especulação. Considero que fui burlada. Eu e os meus vizinhos, mas vamos agir. Aconselho a fazer queixa nas entidades competentes pois a empresa está em liquidação. Pediram me 400e pela manutenção com troca do anodo, glicol e 2 valvulas e ainda disseram que as peças estavam com 40% de desconto. Se não houvesse desconto iam me pedir o que? 900e? Quase um painel novo. Fui vitima de roubo e irei apresentar queixa