Eda - Electricidade dos Açores, S.A

EDA - Facturação e juros

António Carlos Botelho Sousa
António Sousa apresentou a reclamação
7 de dezembro 2022
Desde que a EDA foi alvo de ataque informático a facturação deixou de ter regularidade, este mês, é a segunda vez que me cobram juros de mora por falta de pagamento o que é falso. Também já por duas vezes me são enviadas duas facturas no espaço de uma semana com datas de liquidação inaceitáveis mas que sempre paguei independentemente dos prazos impostos. A EDA efectua leituras quase de 3 em 3 meses e faz estimativas nos meses intermédios de uma forma que não se compreende. Para agravar tudo o exposto anteriormente, a EDA, além de não enviar as facturas atempadamente, ainda considera que quem tem de reclamar junto dos CTT pela chegada tardia das facturas (para além dos prazos de pagamento por eles estipulado), são os clientes. Quem tem contrato de expedição com os CTT é a EDA e não o cliente, pelo que, se as facturas chegam aos clientes para além da data limite de pagamento, essa responsabilidade é da EDA que não tem legitimidade para cobrar juros aos clientes pelo facto do modo de funcionamento dos seus serviços.
Data de ocorrência: 7 de dezembro 2022
António Sousa
21 de dezembro 2022
Continua sem resposta e/ou resolução a reclamação de cobranças abusivas por parte da EDA de juros de mora por atrasos no envio das facturas que não chegam aos clientes antes da data determinada como data limite de pagamento. este atraso é da responsabilidade da EDA que adiciona juros de mora à factura, juros esses que não são mais do que o reflexo do péssimo funcionamento do seu serviço. Exijo que me devolvam os juros indevidamente cobrados.