EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

EDP Comercial - Falta de informação relativa a fatura

Carla apresentou a reclamação
28 de março 2024
No dia 16 de março, do corrente ano, recebo um e-mail e uma mensagem no telemóvel a alertar que iria receber uma fatura com um valor "elevado" que incluía uma consumo que excedia a média mensal. (159,40 euros). A mesma fatura iria gerar um plano de pagamento, valor que seria dividido em 012 prestações. O que é certo é que rebo uma fatura de 74,10 euros para pagar agora no final do mês, e nas restantes acrescentará um valor de 7.75 Euros.
Telefonei de imediato para a EDP a questionar porque teria este valor a pagar, visto não haver nenhuma mudança no local habitado. A resposta foi que, a leitura dada por mim, em finais de setembro de 2023, teria "bloqueado " as leituras (sem motivo aparente pois sempre dei as contagens). O que acho estranho é não ser AVISADA desse bloqueio, nem por e-mail nem por mensagem (como fui para PAGAR uma fatura elevada). Engraçado, também, é reparar que, recebo a fatura em outubro, com a leitura que dei sem qualquer problema, na fatura de novembro, aparece uma leitura estimada(até 31 de outubro) e agora pergunto, afinal bloquearam o quê, e porquê? Não me dão resposta? Na fatura de dezembro, aparece apenas a leitura do gás (tenho fatura de eletricidade de gás em conjunto), no entanto, como é uma segunda habitação, nem sempre tem consumos altos, e por ser um valor baixo nem reparei na fatura ( o meu maior erro...como faço transferência por débito direto, nem verifiquei, ao pormenor, a fatura). Mas fui informada pela EDP desta anomalia? Não. Alguém me responde porque não fizeram uma estimativa de consumo (COMO SEMPRE FAZEM, quando não damos contagem)? Não.
Janeiro, fevereiro e março recebo faturas com valores aproximados do que normalmente pagava, quando fazia as contagens, e mais uma vez, como a habitação nem sempre é habitada, não reparo na "falta" de contagem da luz".
A minha indignação prende-se pelo facto de a EDP não ter a responsabilidade de AVISAR os clientes quando alguma anomalia é detetada, mas quando é para PAGAR, avisam a dobrar, por e-mail e por mensagem....
Agora a parte de "dividirem" a dívida em 12 prestações...que amáveis, mas, temos de pagar 70% do valor de imediato, o restante é que é dividido. Nem sei como agradecer tanta gentileza.
Questiono apenas porque têm 2 pesos e duas medidas no que se refere aos direitos/deveres dos clientes. Porque não avisam para resolver um problema, do qual nem somos informados, mas gastam tempo e recursos para enviar informação sobre contas a pagar ( que nem sabia que tinha em dívida). A única culpa que assumo é de não ter visto as faturas com olhos de ver, mas acreditem que, a partir de hoje, irei ver tudo ao pormenor e fico descansada de ter muitas opções para trocar de empresa ( estou em fase de estudo de mercado para ver qual é a melhor opção)
Data de ocorrência: 28 de março 2024
28 de março 2024
Estimado(a) cliente,

Acusamos a receção do seu pedido, merecedor da nossa melhor atenção.

Estimada cliente,

Informamos que foi dada resposta ao seu pedido.

Esperamos ter esclarecido convenientemente as suas dúvidas.

Estamos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais através do nosso site, da app EDP Zero, da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis, das 9h às 20h), ou nas nossas lojas.

Com os nossos cumprimentos,
1 de abril 2024
Não considero nada resolvido pois a EDP nao me respondeu às questões, nem solucionou nada, apenas colocou as culpas noutra empresa, na e-redes, mas que eu saiba, se trabalham em conjunto deveriam resolver as questões em conjunto.
Estimado(a) cliente,

Entendemos que os esclarecimentos que solicitou já foram prestados, pelo que se reafirma a informação que anteriormente lhe prestámos.

Carla avaliou a marca
1 de abril 2024

A marca nao resolveu nada e ainda se descartou das suas responsabilidades.