EDP Comercial Marca Recomendada

EDP Comercial - Má faturação

Maria Inês Pereira dos Anjos Fernando Anjos Fernando
Maria Fernando apresentou a reclamação
10 de abril 2022

No Verão de 2021 fiz um contracto com a EDP pela compra de 3 painéis solares. A facturação não se alterou como esperado, no entanto os valores foram razoáveis, dentro do normal até Dezembro de 2021. Eis que, em 14 de Janeiro de 2022 recebo sms e email da EDP comercial dizendo que tenho uma factura com valor de 374.03 euros, que excede a minha média mensal (óbvio!). Neste momento tento de imediato perceber o que se passa e ligo para a linha da EDP, onde me é pedida a leitura real do contador, e na qual me dizem que os valores reais que forneço nada têm a ver com os valores que a leitura automática da E-redes forneceu à EDP, e mais me dizem que o processo de rectificação desta situação deverá demorar alguns meses. Esta situação completamente ridícula e que me tem tirado a saúde mental vem a acontecer desde a altura em que, a 10 de Dezembro recebo um SMS da E-redes a dizer que o meu consumo está agora integrado na rede inteligente e que as minhas leituras já estão a ser recolhidas automaticamente.

A partir deste dia já contactei com a EDPComercial e com a E-redes uma série de vezes,(sendo que os funcionários da E-redes são arrogantes e sem vontade de resolver o problema, imputando sempre a culpa à EDP e mandando-me tratar com eles o assunto) visto que de semana a semana, senão de 2 em dois dias recebo SMS e/ou emails com novas facturas e novos valores, todos descabidos, e as quais tenho guardadas se necessário fôr quererem consultá-las. Conseguimos que viesse um técnico dos painéis solares que descobriu que havia um equipamento junto ao quadro elétrico que nunca tinha sido ligado. Aí pensei que estaria resolvida a situação, mas NÃO. Continuo a ser vítima de bullying (não lhe posso chamar outra coisa) da EDP Comercial que quase todos os dias me manda SMS/emails a dizer que, se não pagar as facturas vou ser alvo de processo judicial e me vão cortar o fornecimento da electricidade. Infelizmente falo com a linha da EDP várias vezes por mês, onde me reencaminham para o departamento de painéis solares e me dizem para ignorar estes SMS/emails pois são automáticos e o meu processo já está em estudo desde Janeiro, sendo que eu nem deveria receber estas facturas, pois estão bloqueadas. O mês passado recebi um aviso do meu banco que estaria em débito directo uma destas facturas que estariam bloqueadas no valor de 374.03 euros. Ligo imediatamente, mais uma vez para a EDP, e a funcioária diz-me que não sabe como a factura saiu para o sitema, porque estaria bloqueada. Eu disse-lhe que, enquanto esta situação estiver em “análise” retiraria o débito directo desta conta, pois não posso arriscar ficar sem dinheiro para comer porque a EDP Comercial e a E-redes publicitam e vendem aos clientes produtos com os quais não sabem trabalhar, neste caso os contadores e painéis solares, deixando o consumidor a lidar com os problemas. A funcionária concordou comigo, como estará gravações da conversa e garantiu-me que ia, mais uma vez colocar urgência no meu processo.

Já me foram retirados em débito directo pela EDP valores que nunca me foram enviados em factura, nomeadamente 90.47euros e 53.07euros.

Hoje foi a gota de água! De todos os SMS/emails que tenho recebido da E-redes, e serão mais de 30, com diferentes valores e ameaças de corte e acção judicial, hoje recebo um que me diz que tenho uma dívida ultrapassada, no valor de 1.782,03euros, que devo regularizar sob pena de me ser cortada a electricidade e de processos judiciais! Ora eu pergunto, DE ONDE VEM ESTE VALOR??????? COMO É POSSÍVEL TRATAR DESTE MODO O CONSUMIDOR???? Isto é brincar com a saúde mental das pessoas! Então se , de cada vez que eu ligo me dizem que o processo está em estudo, que será regularizado, como é possível enviarem-me constantemente emails e SMS deste calibre? Dizem-me que o sistema é automático, mas eu não posso estar a ser vítima deste bullying por incapacidade da EDP resolver a minha situação, criada por eles próprios, há já 4 meses! Porque razão, já que é óbvio há 4 meses que as comunicações dos contadores não estão a funcionar, não enviam um funcionário para fazer a leitura pessoalmente, ou não aceitam a leitura que eu própria forneço.

Preciso de ajuda a resolver esta situação, que me tem causado tamanho transtorno, bem como danos morais e mentais! Há uns meses comprei os painéis solares da EDP, depois de muita insistência por parte dos vendedores, acreditei na EDP e agora sou vítima e refém desta situação, à qual não vejo o fim e a qual não consigo resolver sozinha.

Agradeço resolução RÁPIDA e satisfatória, esta situação é incomportável e demonstra uma falta de profissionalismo tremenda.

Estou disponível para fornecer todos os dados necessários que me forem requesitados,

Atenciosamente,

MI
Data de ocorrência: 10 de abril 2022
11 de abril 2022
Estimado(a) cliente,

Acusamos a receção do seu pedido, merecedor da nossa melhor atenção.

9 de maio 2022
Estimado(a) cliente,

Informamos que o seu pedido continua em análise e que iremos responder-lhe em breve.

Maria Fernando
9 de maio 2022
Aguardo resposta por parte da EDP Comercial.
Maria Fernando
23 de maio 2022
Ainda aguardo resolução por parece da EDP, que me contactou a dizer que a situação está em tratamento
7 de junho 2022

29 de junho 2022
Estimada cliente,

Acusamos a receção da sua reclamação, merecedora da nossa melhor atenção.

No entanto e, porque apresentou idêntica reclamação no Livro de Reclamações Online, respondemos por essa via dando conhecimento à ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Maria Inês Pereira dos Anjos Fernando Anjos Fernando
Maria Fernando avaliou a marca
29 de junho 2022

Depois de alguns meses de reclamações e muita preocupação da minha parte, a EDP resolveu a situação satisfatóriamente. Espero que não volte a acontecer. Obrigada pela ajuda do Portal da Queixa