El Corte Inglés - Grandes Armazéns S.a

El Corte Inglés - Cobrança abusiva de juros

Em tratamento
Conceição Garvão
Conceição Garvão apresentou a reclamação
2 de abril 2024 (editada a 2 de abril 2024)
No dia 04.01.2024 recebi uma SMS, informando que a fatura de dezembro estava em atraso e deixando o número 213835210 para contacto.

Liguei de imediato para esse número, explicando que me esquecera de aumentar o montante máximo de débito direto e que já havia corrigido essa situação, tendo aumentado o plafond na Caixa Direta, que é imediato.

Na última semana de fevereiro recebi na minha caixa de correio uma carta do El Corte Ingles, informando que tinha cobrado 6 (seis) dias de juros de mora, perfazendo um total de 33,30€, porque a cobrança pela referida empresa tinha sido efetuada no dia 06.01.2024.

Tal facto causou grande perplexidade e insatisfação, porque a cliente telefonou explicando o sucedido, tendo corrigido sem demora ! Sou cliente do El Corte Ingles desde a sua abertura em Portugal e cliente cartão um ano antes da inauguração do edifício em Lisboa! Sou cumpridora nos pagamentos, por isso venho exprimir a minha indignação pela cobrança indevida e não respeitadora de 33,30 €- quantia elevadíssima!

Mais noto que o El Corte Inglez avisa o cliente, mas não lhe dá a mínima possibilidade de corrigir o lapso, por exemplo pagar de imediato por transferência bancária, ou por multibanco, com um prazo definido, contrariamente a outras grandes e pequenas empresas como a NOS, EDP, EPAL, entre outras, que notificam o cliente em caso de alguma irregularidade. Por outras palavras, castiga de imediato o cliente, qual professor que castiga o aluno à primeira falta ou erro, sendo a única que tem esse tipo de procedimento desrespeitador, abusivo e arrogante!

No dia 3 de março de 2024, enviei um email à financeira El Corte Inglés, pedindo o reembolso imediato da quantia em questão. Saliento novamente que o atraso no pagamento não foi deliberado, mas apenas um esquecimento acima explanado, que foi corrigido no próprio dia. Recebi uma resposta da empresa, por email, no mesmo dia, comunicando que era alheia à situação, à qual respondi, insistindo no reembolso dos juros cobrados.

No dia 22 de março de 2024, recebi uma telefonema do El Corte Inglés, reiterando que nada podia ser feito, alegando que as regras são as de cobrar juros desde o primeiro dia de atraso no pagamento, sem mostrar qualquer sinal de flexibilidade. As regras são para aplicar de forma cega!

As regras não devem ser aplicadas cegamente, sem possibilitar ao cliente a correção de um lapso cometido inadvertidamente, e sem explicar as regras/sanções. Primeiro, deve-se comunicar o erro, dando a possibilidade de o corrigir, sem penalizações, no prazo fixado pela empresa. Caso o cliente não corrija, então a empresa poderá aplicar as sanções devidas, depois de as ter explicado ao cliente.

Condeno fortemente esta postura inflexível do El Corte Inglés.

Melhores cumprimentos,

Maria da Conceição Garvão
Data de ocorrência: 4 de janeiro 2024
2 de abril 2024
Estimada Cliente,

Acusamos a receção da sua queixa 110312224, recebida a 2/4/2024.

Informamos que, de momento, a situação se encontra a ser analisada pela equipa responsável que entrará em contacto com a maior brevidade.

Para qualquer esclarecimento adicional, estamos ao dispor através dos nossos contactos também disponíveis em https://www.elcorteingles.pt/info/contacto/.

16 de abril 2024
Estimada Cliente,

Consideramos que a sua exposição se encontra resolvida, considerando a nossa resposta do dia 16/4/2024.

Agradecemos o seu testemunho, esperando ir cada vez mais ao encontro das expectativas dos nossos clientes.

El Corte Inglés está a aguardar resposta do utilizador