El Corte Inglés - Grandes Armazéns S.a

El Corte Inglés - Encomenda cancelada da ps5 após garantia de entrega até dia 27 de novembro

Tiago Guedes
Tiago Guedes apresentou a reclamação
22 de novembro 2020
Venho aqui reclamar mais uma situação de encomenda da Playstation 5, já vi que existem muitas aqui.

Como muitos outros efetuei uma encomenda de uma PS5 (versão standard) no dia 19 à meia noite, encomenda que ficou finalizada às 00:06. Recebi o email de confirmação com a indicação que iria receber a encomenda até dia 27 de Novembro, e dinheiro já descontado na conta.

No dia seguinte ligam-me do El Corte, não pude antender na altura então retornei a chamada, quando me atendenram-me expliquei que estava a retornar a chamada e o Sr. que me atendeu perguntou logo se tinha encomendado uma PS5, disse que sim, dei o número da encomenda/pedido e o Sr disse que deveriam estar a ligar só para confirmar a encomenda e que está tudo em ordem, e seria entregada até dia 27 de Novembro, nesta chamada fiz mesmo a pergunta "então está tudo ok é isso?" ao qual me responderam "Sim!". Se gravam as chamadas podem ir ouvir e confirmar isto. Nessa altura fiquei aliviado.

Até ao dia seguinte em que me voltaram a ligar mas desta vez a dizer que "infelizmente temos más noticias", e que iriam ter que cancelar a minha encomenda porque venderam mais consolas do que realmente tinham. Perguntei porque é que isso aconteceu? Se definiram um stock, (de notar que poucos minutos depois a consola já aparecia sem stock no site, portanto um limite teria que ter sido definido) porque é que o definiram superior ao que realmente tinham? E porque é que o Sr do dia anterior me disse que estava tudo OK quando afinal não estava?

Não sou uma pessoa irracional, compreendo que a pessoa que me atendeu a chamada quando a devolvi não foi a mesma que me tentou ligar da primeira vez, e provavelmente não tinha a informação toda, mas deveria ter mais cuidado em dar certezas que estava tudo OK com a minha encomenda quando na verdade não estava. Não existe comunicação interna ai?

O que eu não compreendo no entanto, é porque é que o site permitiu a minha compra quando não tinha stock? Porque definiram no site um stock superior ao que realmente tinham? Pior, tiraram-me logo o dinheiro, e não cumpriram a vossa parte da transação comercial. Garantiram a entrega até dia 27 Nov da encomenda e cobraram-me por isso, e depois cancelaram a encomenda. Isto por definição é BURLA, à qual deixo aqui a definição dó Código Penal caso estejam esquecidos:

------
Artigo 217.º
Burla
1 - Quem, com intenção de obter para si ou para terceiro enriquecimento ilegítimo, por meio de erro ou engano sobre factos que astuciosamente provocou, determinar outrem à prática de actos que lhe causem, ou causem a outra pessoa, prejuízo patrimonial é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa.
2 - A tentativa é punível.
3 - O procedimento criminal depende de queixa.
4 - É correspondentemente aplicável o disposto nos artigos 206.º e 207.º
------

Como disse anteriormente não sou uma pessoa irracional, mas têm que ter noção que ao fazerem isto prejudicaram-me gravemente porque me tiraram a opção de tentar efetuar a compra na vossa concorrência onde provavelmente isto não iria acontecer. Resultado final, estou eu aqui sem o artigo que pretendia comprar e sem hipótese de o comprar em lado nenhum até à data que precisava dela (era suposto ser uma prenda)

Como é obvio não posso exigir uma PS5 se não a têm, e o dinheiro já foi devolvido (e sendo justo até foi devolvido com alguma rapidez ~1 dia), mas gostaria que me garantissem a entrega da PS5 assim que chegue a próxima remessa, dando prioridade à minha encomenda em face de qualquer outra que tenha sido feita depois do dia "19-11-2020 / 00:06", que foi quando a minha encomenda foi feita, se tiverem que sacrificar stock que seria para loja física que o seja, lembrem-se que me tinham garantido a entrega até dia 27! Não estou interessado em receber a PS5 se apenas a for receber depois da próxima remessa, que deverá ser dentro de 2 semanas aproximadamente. Se tiver que esperar mais que isso não estou interessado, prefiro tentar a minha sorte noutro lado, e irei perder qualquer confiança no El Corte Inglês em futuras decisões de compra. Muito provavelmente irão perder um cliente de vez dependendo da maneira como vão resolver esta situação.

Gostaria que dessem a devida atenção a esta situação. Obrigado.
Data de ocorrência: 22 de novembro 2020
23 de novembro 2020