El Corte Inglés - Grandes Armazéns S.a

El Corte Inglés - Incumprimento do decreto-lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, práticas enganosas para o consumidor

Daniela Gomes apresentou a reclamação
22 de março 2024
Efetuei uma compra online, através do portal do El Corte Inglês, de um blazer e umas calças. Por se tratar de uma roupa, sabemos que estes artigos não se enquadram na lista dos produtos sem direito a livre resolução de acordo com o artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro (publicado em DR n.º 32, Série, de 14 de fevereiro, que vem transpor a Diretiva n.º 2011/83/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, relativa aos direitos dos consumidores).

Quando visualizei os artigos, estes ficaram muito além da expectativa, uma vez que a qualidade do tecido não correspondia com a imagem disponibilizada online. Ainda no mesmo dia, que recebi a encomenda tentei ativar a devolução a partir do portal El Corte Inglês, na página da minha conta pessoal, no entanto estava bloqueada essa opção. Enviei e-mail para o endereço apoio.lojaonline@elcorteingles.pt, do qual não resolveram a situação. Após isto, dirigi-me à loja El Corte Inglês em Lisboa para devolver os artigos, no entanto recusaram-se a aceitar os artigos referindo que não fazim trocas em devoluções daquela marca em específico, sendo a marca: woman in fiesta.

Após efetuar reclamação para o mesmo endereço eletrónico supracitado e no livro de reclamações online, recebi um telefonema a referir que não iam resolver a situação. Após confrontar o gestor com a situação de não estarem a cumprir a legislação em vigor ainda troçaram com a situação a referir "pois, mas é assim que procedemos".

Gostaría de alertar todos consumidores para as práticas enganosas, sem respeito pela lei, serviço pós venda vergonhoso nos dias de hoje, com uma resposta por telefone indigna, tendo esse propósito a chamada, uma vez que o podiam ter dito por e-mail, mas dessa forma ficava explicita e patente o miserável atendimento.
Data de ocorrência: 22 de março 2024
23 de março 2024
Estimada Cliente,

Acusamos a receção da sua queixa 109852724, recebida a 22/03/2024.

Informamos que, de momento, a situação se encontra a ser analisada pela equipa responsável que entrará em contacto com a maior brevidade.

Para qualquer esclarecimento adicional, estamos ao dispor através dos nossos contactos também disponíveis em https://www.elcorteingles.pt/info/contacto/.

8 de abril 2024

Aguardo resposta.
Daniela Gomes avaliou a marca
25 de abril 2024

O meu descontentamento com a marca advém do facto de não se ter resolvido a situação quando enviei o e-mail a solicitar a devolução dos artigos, o que ocorreu logo após receber a encomenda, tendo sido negado a devolução. Prefiro marcas cujo processo de compra, entrega e devolução seja mais ágil.