Empresas de Gestão Municipal
2 EMEM 71.6
3 Ágora 39.8
EMAC34.3
Empresa de Ambiente de Cascais, E.M., S.A.
  • 800203186
  • Complexo Multiserviços – Estrada de Manique, nº 1830 - Alcoitão 2645-138 ALCABIDECHE
  • linhaverde@emac-em.pt

EMAC - Recolha de residuos e barulho

Marysol Tito apresentou a reclamação
18 de março 2016

Exmos. Sr(s)., A Empresa EMAC na segunda feira (14 Março 2016) decidiu ir cortar os ramos das árvores da minha rua e das ruas à volta da minha casa e até o dia de hoje (sexta feira dia 18 de março) ainda não recolheram os ramos cortados das mesmas, tendo ali muitos prédios acabamos por ficar sem local para estacionar os carros, visto que colocaram os ramos nos locais onde estacionamos as viaturas. Só na minha rua pelo menos estão a ocupar cerca de 15 lugares. E visto que também cortaram os ramos de outras árvores das outras ao redor fazendo o mesmo tem sido uma semana complicada sem ter onde estacionar. Souberam ir cortar as árvores e pergunto-me quanto tempo mais vão demorar para recolher os ramos visto que amanhã já vai ser fim-de-semana e a empresa fecha. Acho uma falta de respeito com os moradores.

Para além desta queixa também gostava de referir que moro num rés-do-chão e há determinados dias que, quando vão limpar a rua onde vivo (as folhas que caem das árvores) decidem fazê-lo as 6h / 6h30 da manhã com uma máquina que faz imenso barulho que sopra as folhas do passeio para a rua com uma carrinha que passa rente ao passeio e suga as folhas. Acho que sim, que devam fazê-lo, mas noutro horário que não as 6h da manhã.

Melhores cumprimentos,

Data de ocorrência: 18 de março 2016
EMAC
8 de abril 2016
Exma. Sra.
D. Marysol Tito,

Na sequência da exposição efectuada aos serviços no passado dia 22 de Março e que nos mereceu a melhor atenção, vimos pelo presente informar que, por dever de zelo e de absoluto respeito pelo Munícipe/Reclamante, a Cascais Ambiente, enquanto Entidade Gestora da Limpeza Urbana e Recolha Selectiva e Indiferenciada no Município de Cascais, de resto como sempre faz em casos análogos e de acordo com procedimentos internos exigidos pela sua Administração, realizou as diligências necessárias no sentido de obter os esclarecimentos na situação exposta.

Assim, relativamente ao 1º registo – recolha de ramos- informamos que o serviço de Podas em questão foi efectuado pela CMC – Divisão de Gestão de Estrutura Verde, sendo que, no caso em concreto, não é a Cascais Ambiente que assegura essa recolha.
Este serviço de podas realizado no Concelho entre os dias 14 e 18 de Março e posterior recolha dos resíduos é da inteira responsabilidade da CMC / Divisão de Gestão de Estrutura Verde, não tendo a Cascais Ambiente qualquer responsabilidade no tempo de permanência dos resíduos na via pública.

Quanto à questão da varredura – 2º registo, e lamentando os eventuais incómodos que os N/ serviços possam ter causado, informamos que a varredura mecânica é a única forma de garantirmos uma limpeza e higiene urbana de acordo com os parâmetros definidos para o Concelho de Cascais.
Comprometemo-nos, no entanto, na medida do possível, tentar que o circuito de limpeza passe um pouco mais tarde na zona mencionada e evitar ao máximo utilizar as varredoras no horário identificado.
Informamos também que as equipas foram devidamente alertadas para a questão que V. Ex.ª nos reportou, nomeadamente para que desenvolvam a sua actividade com mais cuidado e moderação, com vista à redução dos impactos que, infelizmente, estão associados a esta operação, embora as vantagens oferecidas tendem a superar os transtornos verificados.

Por último, aproveitamos para reiterar o agradecimento no contacto efectuado, que para nós constitui pretexto para optimizarmos procedimentos, estando convictos de que continuará a procurar Cascais Ambiente sempre que julgue necessário e cuja matéria se afigure competência desta empresa.

Disponíveis para algum esclarecimento adicional, agradecemos a S/atenção para o agora exposto.
Aceite os nossos melhores cumprimentos,

Att.,
Ana Cristina Roldão