ERSUC Marca do Mês
87.8
ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, S.A.
  • 239851910

ERSUC - Condução agressiva e comportamento insultuoso do condutor

David Vilão apresentou a reclamação
6 de novembro 2023
Exmo(s) Senhor(es),

Sou residente na rua citada no formulário, hoje pelas 13h00 quando estacionava junto à minha residência, sou confrontado com o camião matricula 58-HC-76 e respectivo condutor, cujo comportamento passo descrever.

Na referida hora, encontrava-me a tentar estacionar a minha viatura junto à minha residência, tendo devidamente sinalizado a mesma, sou prontamente "apertado" pelo condutor do vosso camião 58-HC-76, não fosse a minha rápida resposta e tinha acontecido um acidente, o condutor do vosso camião não só quase provocou um acidente como impossibilitou por completo o estacionamento (desrespeitando assim o que o código da estrada indica), bem como impossibilitou o circulação normal do trânsito, tendo obrigado condutores a fazerem inversão de marcha para evitarem o comportamento totalmente descabido do vosso profissional (se é que se pode chamar de profissional).

O vosso condutor, além da condução agressiva, recusou-se a recuar, insultou, tanto a minha pessoa como a minha esposa passando a citar "ainda vocês andavam nas bolas dos vossos pais já eu conduzia", manteve um comportamento que não me parece de todo adequado ou minimamente equilibrado para quem tem como profissão a condução de uma viatura das dimensões que os vossos camiões têm.

Não tendo ficado satisfeito com este comportamento e após ter efectuado o serviço que ia destinado a fazer, ao circular na rua de trás (Urb. de São Bento), realizou a passagem a uma velocidade complemente anormal! Relembro que nesta zona residem crianças, pessoas de idade, pessoas mais novas, animais, etc... Este tipo de condução não devia ser tolerável.

Esta não foi e certamente não será a primeira vez que isto acontece, pois cada vez que passa uma viatura vossa numa destas ruas o excesso de velocidade é uma constante, existem registos de vídeo, para comprovar caso seja necessário.

Se estão há espera que aconteça algum acidente neste zona pela condução irresponsável dos vossos profissionais, ou por simplesmente não serem pessoas psicologicamente adequadas à profissão que desempenham, não deverá tardar muito.

Aproveito para acrescentar que a passagem por cima de passeios e a destruição dos mesmo também deveria ser imputada a quem faz do passeio uma estrada.

Como nota final, deixo apenas o meu desagrado ao ver que ainda existem pessoas assim, onde o insulto, a arrogância, o desrespeito por tudo e todos, parecem-me ser os seus princípios de vida.

Uma profissional que não tem o mínimo de respeito pelos outros condutores e muito menos respeito pela vida dos outros.

No dia em que acontecer alguma desgraça vão dizer que a culpa foi da criança, do idoso, do cão, do gato, da chuva, do sol, mas nunca será do irresponsável atrás do volante.

Os meus melhores cumprimentos,
Data de ocorrência: 6 de novembro 2023
9 de novembro 2023
Exmo. Senhor,

Agradecemos desde já o envio da informação, a qual mereceu a nossa melhor atenção e preocupação.
Informamos que a situação também nos foi reportada internamente pelo nosso operador de equipamentos. Ressalvamos ainda que o trabalhador informou que não conseguiu realizar a manobra de marcha-atrás por ter viaturas atrás do camião da recolha seletiva e informou que havia outros lugares de estacionamento livres.
Não obstante, informamos que a ERSUC dá formação específica aos seus trabalhadores, não tendo sido esta uma situação normal.
A ERSUC presta um serviço público que, por vezes, é condicionado por carros mal estacionados, dificultando as respetivas recolhas.
Iremos agir em conformidade e lamentamos o incómodo causado.

Rafaela Bento
9 de novembro 2023

Agradeço a vossa resposta, contudo a informação que vos foi dada pelo vosso colaborador não corresponde à verdade, os lugares livres à frente ou atrás não dão o direito do vosso condutor "apertar" os outros utentes da via pública com o intuito de dificultar a manobra de estacionamento, tendo sido este um comportamento agressivo e desnecessário. Todos temos dias maus (e acredito que o vosso condutor estivesse num desses dias), inclusive cheguei educadamente a pedir ao vosso condutor que tivesse calma, mas este, prontamente decidiu abrir a porta do camião para tirar satisfações, mais informo que não existe qualquer obrigatoriedade de estacionar onde o vosso condutor entende, também queria questionar se o excesso de velocidade com que o mesmo passou na rua de trás da mesma urbanização se deveu a carros mal estacionados?

Acho também caricato que da minha exposição junto de vossas excelências, a resposta seja dada a apenas parte da reclamação.

Aproveito também, para informar, que naquela altura não existia qualquer viatura mal estacionada e quando o vosso condutor entrou na rua, já eu estava a realizar a manobra, devidamente sinalizada, portanto tinha tempo suficiente para abrandar, respeitar o código da estrada, deixando a outra viatura estacionar e seguir a sua viagem, nada foi respeitado pelo vosso condutor.

Para finalizar, caso este tipo de situações se mantenham, excesso de velocidade na zona, condução agressiva, a próxima reclamação/queixa será para outras entidades, com a devida exposição e identificação dos condutores, pois se querem colocar a vida deles em risco é um problema que não me assiste, agora não podermos sair à rua com a devida tranquilidade, numa zona residencial, onde o limite é de 20kmh para as vossas viaturas, parece-me algo intolerável.

A falta de educação, a atitude agressiva e desrespeitosa para com uma mulher, fica na consciência do vosso condutor, eventualmente seria melhor prestarem formação cívica.

Agradeço mais uma vez a vossa resposta.
7 de dezembro 2023
Exmo. Senhor,

Após análise dos registos no nosso camião, na passagem pela Urbanização de São Bento, o início deste trajeto, o único registo de velocidade que temos é de 1 km/h.
Analisando as velocidades nesse período e o registo de velocidade à saída do bairro, já na via rápida (13h10), leva-nos a crer que a velocidade máxima atingida dentro do bairro foram +/- 30 km/h.
Conforme já explicado no e-mail anterior, a ERSUC irá reforçar a formação para do operador em concreto.

Rafaela Bento.
David Vilão avaliou a marca