Escola Superior de Ciências Empresariais
  • info@esce.ips.pt

Escola Superior de Ciências Empresariais - Anulação da inscrição

Utilizador apresentou a reclamação
20 de outubro 2020
Bom dia, eu Luís Barbosa, resolvi candidatar ao Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho pelo Instituto Politécnico de Setúbal, gerida pela Escola Superior de Ciências Empresariais, ao qual consegui um vaga na primeira fase, até aí tudo bem.Fiz a inscrição e a matricula à qual paguei 25 euros da primeira prestação, por ser um aluno candidato à bolsa de estudo.
Mas a minha reclamação se enquadra pelo fato de eu começar as aulas no dia 6 de outubro de 2020 ( a minha primeira aula) e assisti a segunda aula e a minha ultima no dia seguinte ( dia 7 de outubro de 2020), e decide pedir a anulação da matricula porque pelo direito que eu tenho de não gostar (não do curso em si, mas das condições para obter o mesmo) de algo que adquiri.
Então preenchi o questionário e o devido requerimento de anulação da inscrição no dia 13 de outubro de 2020 e enviei à divisão académica usando o meu email institucional, passando uma semana após o envio do email ao qual não tinha recebido nenhuma resposta, optei por usar meu email privado e entrei em contacto com a divisão académica, e finalmente me responderam que eu tinha que pagar 720 EUROS para anular a matricula.
Como é possível,um aluno assistir 2 aulas nos primeiros dias das aulas da faculdade, e ter que pagar 720 euros porque achou no seu devido direito de não prosseguir mais a formação com a faculdade e ainda pior uma faculdade pública. Por isso quero que a minha inscrição seja anulada e só pagarei pelo aquilo que adquiri que são 2 dias de formação.
Aguardo uma rápida resposta
cumprimentos
Luís Barbosa
Data de ocorrência: 20 de outubro 2020
Caro Luís Barbosa
Efetuou a matrícula no Mestrado em SHT, para o ano letivo 2020/2021, no dia 14 de julho.
Informou, em outubro, a sua pretensão de anular a matrícula insurgindo-se ao facto de lhe estar a ser solicitado o pagamento dos décimos da propina, à data da anulação, indicando só ter assistido a 2 aulas.

O Regulamento das Atividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal no n.º 1 do art.º 9.º refere que a anulação da matrícula/inscrição por decisão do estudante implica o pagamento dos décimos da propina anual do curso, correspondente aos meses que medeiam a data da matrícula/inscrição e a data da anulação. No caso concreto, deverá liquidar o valor correspondente a 4 prestações de 180€ cada.

Refere igualmente não ter obtido resposta imediata ao email enviado, que se deve ao facto do acréscimo de contactos recebidos na Divisão Académica, não sendo possível a resposta tão célere quanto desejável. Em 19 de outubro a DA respondeu ao pedido de anulação de matrícula do estudante enviando os devidos esclarecimentos
8 de novembro 2020
Boa tarde, como indicou só resolvi dizer em Outubro que não estava mais interessado no curso. Claro se o curso só começou em Outubro, eu quis anular porque não me identiquei,tenho direito a isso, a questão já está na mão do presidente do instituto politécnico de Setúbal, aguardo a decisão dele para tomar os devidos passos para a resolução dessa situação. Não é um regulamento que vai me fazer pagar por algo que não identifiquei e não usufrui. A sempre expeção a uma lei e regulamentos.
Obrigado e tenha uma boa tarde.
20 de dezembro 2020
Boa tarde, como era de esperar, esperei muito tempo pela resposta do presidente do Instituto, e a situação continua o mesmo, depois de ter uma resposta a divisão académica vem me indicar que tinha mais dois dias para pagar a anulação em si, mas eu como não vou pagar um valor tão alto sem receber nada em troca, muito menos de uma instituição pública, vou continuar a ir atrás do meu direito.
13 de janeiro 2021
Não resolvida