Fábrica Portuguesa dos Óculos
Fábrica Portuguesa dos Óculos
Oculistas
2 Óptica24 52.4
Fábrica Portuguesa dos ÓculosN/A

Fábrica Portuguesa dos Óculos - Inconformidades na apresentação dos óculos em relação às condições contratuais

Carla Carvalho
Carla Carvalho apresentou a reclamação
15 de setembro 2020
Com vista à resolução final, venho por este meio expor a seguinte situação:
Em finais do passado ano de 2019 desloquei-me à empresa Grupo Óptico
Roque Costa, conhecida como Fábrica Portuguesa dos Óculos, na Rua Vaz
Monteiro nº118, no Carregado em Alenquer, para pedir um orçamento para a
compra de um par de óculos graduados (progressivos), uns óculos de lentes
brancas e outros de sol. A funcionária e o gerente acordaram um orçamento de
490€. Na altura perguntei se as lentes teriam algum tratamento ao que o sr.
João respondeu que eram com tratamento antirreflexo. Combinei pagar
faseado e assim fiz a partir do mês de Janeiro de 2020, com o primeiro
pagamento de 140€, no dia 3. Na semana após o segundo pagamento de
140€, efetuado no dia 1 de fevereiro, apresentaram o primeiro par de óculos
feitos (o das lentes brancas), ao qual não me adaptei devido à armação ser um
pouco estreita, o que afetava o campo de visão de modo insatisfatório e, por
isso, solicitei a troca da armação mesmo se fosse necessário pagar algo mais.
Acederam a trocar por outra armação com um acréscimo de 40€ no valor do
orçamento, ou seja, a conta final seria de 530€. De referir que durante todo
este processo como não me foi dado nenhum orçamento ou comprovativo da
compra efetuada, guardei os talões de todos os pagamentos efetuados. No dia
29 de fevereiro fiz o terceiro pagamento de 140€ e, em meados de março,
recebi o novo par de óculos de lentes brancas, com o qual tive uma dificuldade
de visibilidade na lente direita pois só era possível ver com clareza numa
pequena parte no canto junto ao nariz. Novamente, pedi a troca da lente e,
apesar de ter havido alguma resistência, as lentes brancas seguintes foram
feitas na fábrica da origem das lentes (segundo o que disseram) e vieram com
a posição para visão de ambos os olhos correta. Ainda assim, a adaptação não
foi fácil mas pensei que fosse por ter um diminuição da visão em cerca de 20%
na vista direita devido a uma catarata. De referir que desde o princípio que
informei esta óptica dos meus problemas particulares de visão. Como já tinha tirado as medidas para fazer as lentes de sol muito tempo antes, as quais foram também confirmadas no dia em que recebi o ultimo par de lentes brancas, aguardei que informassem quando poderia levantar os óculos de sol quando quase um mês depois, e por acaso, encontrei a funcionária
daquela loja numa lavandaria e referi que ainda estava a aguardar. A mesma
mostrou-se surpresa porque estava à espera que lhe dissesse que poderia
fazer os óculos em falta mas tratou de pedir à fábrica a montagem das lentes de
sol. No dia 30 de maio, a óptica apresentou os óculos de sol (supostamente
montado na fábrica das lentes), verifiquei que as medidas estavam corretas e
efetuei o ultimo pagamento no valor de 110€. Na altura a dª Elisabete disse-me que estava com um problema informático e não podia passar fatura mas que logo que fosse possível me contatava para entregar a mesma. Além disto, também não entregou os certificados das lentes referentes à compra efetuada e paga na totalidade. Logo que comecei a usar os óculos de sol na rua comecei a ter dificuldades de visão pois tinha de colocar a mão por cima da vista (a fazer
de pala) para dar sombra e conseguir ver. Parecia que tinha um espelho do lado de dentro dos óculos e percebi que não tinha tratamento antirreflexo. Enviei uma mensagem por telemóvel à óptica a dizer que não tinha sido o que tinha contratado e que não tinha condições de ficar com os óculos assim. Recebi uma chamada do sr. João dizendo que o antirreflexo só se usa em ambientes de interior, e por isso, em lentes brancas e só quando o cliente pede é que o mesmo tratamento é aplicado às lentes de sol. Respondi-lhe que ninguém me
informou nesse sentido e, que além da minha diminuição de visão implicar a
necessidade do tratamento antirreflexo nas lentes, a minha expetativa era de
ter comprado um pacote de lentes iguais com a diferença de umas serem
brancas e outras de sol e, por isso, não podia ficar com aqueles óculos. A
chamada terminou com o mesmo comerciante sugerindo que pusesse as lentes
originais nos óculos e ficasse sem lentes graduadas (apesar de as ter pago). No
sábado, dia 6 de junho desloquei-me à loja para devolver os óculos de sol e a
funcionária disse que não podia pagar no momento mas que o faria logo que
possível e, como o estabelecimento está com horário reduzido, entre as 10h e
as 18h, o qual coincide com o meu horário de trabalho, combinei a devolução
para o dia 15 seguinte por ter o dia disponível. Também solicitei para esse dia
a fatura da compra e o certificado das lentes. No dia 8 liguei para aquele
estabelecimento para saber se era possível fazer um clip para os óculos brancos
ali comprado, uma vez que iria ficar sem os óculos de sol, ao que a mesma
funcionária disse que não aceitavam a devolução porque “estamos em tempos
de Covid-19” e que não entregaria o certificado das lentes porque não os tinha
nem era obrigada a isso. Naturalmente, considero inaceitável a forma como fizeram o negócio numa área especialmente técnica e importante como é a da saúde da vista e sinto-me muito prejudicada. Desde o início que confiei, por serem comerciantes locais, mas agora verifico que não houve o cuidado técnico e nem comercial necessário ao desenvolvimento da atividade. Veja-se como as lentes brancas ali feitas apresentaram problemas de montagem, contrariamente às efetuadas em fábrica (a acreditar que foram montadas na tal fábrica), a desvalorização
da catarata da cliente e consequente necessidade de tratamento antirreflexo
nas lentes assim como a falta de aconselhamento nesse sentido, a omissão da
informação relativa às “supostas diferenças” nas lentes vendidas no início do
processo bem como a sonegação da mesma informação pela recusa na entrega
do certificado das lentes depois de pagas. Por todo o sucedido, que causou a perda total da confiança no serviço prestado desta óptica, e por me sentir defraudada nas minhas expetativas e
interesses, venho assim reclamar a devolução de ambos os óculos e a devolução da totalidade do valor pago, ou seja, dos 530€. Este texto foi enviado à Fábrica Portuguesa dos Óculos, por mail, bem como à DECO/Proteste, como associada a quem solicitei apoio para a
resolução da situação, tendo a última entidade contatado no início de Julho a
empresa prestadora do serviço em causa mas a intervenção não surtiu sequer
nenhum resultado. Pelo contrário, responderam com o seguinte texto (o qual vou comentar entre parêntesis retos com vista à distinção):
" ASSUNTO: resposta à reclamação da D. Carla Carvalho
EXMOS.SRS
É com alguma tristeza que, pela primeira vez em 2 gerações, a trabalhar no ramo da ótica,
nos vemos confrontados com a mediação da Deco. [as pessoas responsáveis pelo sucedido têm cerca de metade da minha idade, como podem trabalhar há 2 décadas na área?]
Pelas nossas mãos e nossas casas [só conheço uma morada] já passaram milhares de clientes, a maior parte continuam fiéis e amigos. Podemos dizer com muita satisfação que são eles a peça mais importante e a razão da nossa existência, são eles que nos têm trazido outros clientes e nos ajudam a crescer. Isto deve-se à nossa longa experiência, formação e conhecimento. Na seleção de tudo o que vendemos e fazemos corresponder ao desejo do nosso cliente. O respeito e a simpatia está intrínseca ao nosso trabalho diário. Esta é a nossa essência.
Agora, e depois desta breve apresentação do que somos e de como trabalhamos a D. Carla
Carvalho também ela é testemunha dessa nossa dedicação e esforço na busca da melhor
solução e da sua satisfação. Se assim, o quisesse considerar… Assim: No mês de Outubro de 2019, D. Carla esteve na loja para pedir um orçamento, informou-nos que vinha de outra ótica já com outro, mas que, andava a ver onde lhe faziam mais em conta [nunca disse nada semelhante, apenas recolhia orçamentos para escoler onde comprar]. Quando esteve na loja, experimentou várias armações, para as lentes brancas e de Sol. Mas informou-nos que no que diz respeito ao óculo de Sol, já teria experimentado na outra ótica uns, da Dolce e Gabbana e que tinha gostado bastante. Perguntou-nos se seria possível arranjar esse óculo de sol, igual ao que tinha visto. Foi-lhe dito que iriamos ver se o conseguiríamos arranjar [foi a funcionária que me pediu a referência porque ía tentar arranjar os tais óculos] e … assim o fizemos. Perante isto, o orçamento não foi feito no primeiro dia. [pois não, na 1ª resposta através de mail até disseram que tinha encomendado os óculos em separado para justificar a falta do tratamento anti-reflexo nos óculos de sol] No dia 31 de Outubro, pelas 16.36h a senhora enviou-nos um e-mail, com uma foto sua, com os ditos óculos colocados na cara, que foi tirada noutra ótica.[aqui está porque vieram afinl dizer que não tinha pedido os óculos em separado] Entre o mês de Novembro e Dezembro de 2019 a D. Carla deslocou-se à nossa loja, para experimentar os óculos de sol, que então tínhamos pedido a uma colega que nos emprestasse para conseguirmos satisfazer a cliente (porque nada lhe agradava do nosso stock). Assim conseguimos o modelo exatamente como a D. Carla queria. Nesse mesmo dia escolheu também a armação, para as lentes progressivas brancas.Ainda nesse dia, ficou então acordado o orçamento com um valor de 490€ (inclui Lentes brancas progressivas com tratamento Anti-Risco e Anti-Reflexo - 235€, Aro da marca Didier Voirol Interlaken C02 – 20€, Lentes progressivas de Sol – 40€, e a armação Dolce Gabbana 195€ (preço comercial é de 229€ conforme estava etiquetado). [quanto ao orçamento guardaram a folha na loja e eu apenas fiquei com a palavra de que os óculos teriam o mesmo tratamento] Depois de tudo escolhido e acordado a D. Carla questiona-nos se nós lhe poderíamos facilitar o pagamento, pois não lhe era possível pagar tudo em 1 ou 2 vezes. Conseguiu [?] que fizéssemos em 4 vezes, o que se faz a ninguém. Nesse mesmo dia, a D. Carla foi informada da marca das lentes, onde eram fabricadas, a sua qualidade, bem como os tratamentos [então porque continuo sem saber quais são as lentes nos óculos e porque compraria óculos de sol sem anti-reflexo se tenho uma catarata?]. Alias, é esse o nosso procedimento no quotidiano. Tudo lhe foi explicado, saiu esclarecida, satisfeita, não apresentou dúvidas e em nada se opôs…tudo parecia de feição. [?] Posto isto, pediu-nos para aguardar, pois na altura não lhe era possível fazer qualquer pagamento. [no fim do mês paguei-lhe o combinado] A D. Carla veio à loja, mais 2 ou 3 vezes experimentar os óculos que já tinha escolhido para perceber se era mesmo aquele óculo que iria querer (sempre foi recebida com agrado,simpatia e total disponibilidade). No dia 03/01/2020 deslocou-se à loja para fazer o seu 1º pagamento no valor de 140 €.Neste dia a D. Carla voltou a experimentar os óculos que já tinha escolhido (para as lentes progressivas brancas), quis ainda experimentar outros óculos, tendo escolhido então outros diferentes daquele que tinha escolhido no dia anterior. Apesar de o óculo ser 10€ mais caro que o anterior, fez-se a troca sem se alterar o valor do orçamento (490€). No dia 01/02/2020, a D. Carla deslocou-se novamente à loja, para fazer o 2º pagamento e
avançarmos com o pedido das lentes progressivas brancas. Neste dia quando a D. Carla se
deslocou à loja, ficou acordado, que tínhamos 1 semana e meia de prazo para pedir as lentes
progressivas de sol ao abrigo de uma campanha que durante esse tempo teria umas lentes
progressivas brancas de oferta, a cliente só pagaria a coloração que corresponde, portanto aos
40€ [então não era uma campanha para óculos com tratamento idêntico?]. Ficou combinado que faríamos a encomenda das lentes de sol depois de termos a certeza do sucesso da adaptação, para evitar desperdício. Salientar também que, a D. Carla, quando veio solicitar o orçamento trazia consigo uma receita do Hospital de Vila Franca de Xira, passada pela Oftalmologista Vanda Mesquita Nogueira, datada de 17/09/2019. A D. Carla disse-nos que achava que a graduação que teria sido passada pela Oftalmologista não estaria de todo correta, pois ela via mais mal de 1 olho
do que o outro e a receita não constava muita diferença. Enfim, também já trazia dúvidas,
receios (…)[a minha dúvida era porque tinha mais graduação na vista que vê melhor] No dia 08/02/2020, fez-se a entrega dos óculos progressivos brancos ao qual a D. Carla,
na loja, queixou-se que não estava a ver bem, mas como a D. Carla já não usava progressivos
há algum tempo, necessitaria de alguns dias para se adaptar, como é normal. Portanto
aconselhamos a levar e se necessário cá estaremos…como costumamos dizer.
No dia 10/02/2020 a D. Carla contatou-nos referia não conseguir usar os óculos, dizendo
que eram pequenos e alegando não ter campo de visão suficiente. Esteve na loja novamente: analisámos as medidas, verificámos a montagem para que se pudesse perceber se estava tudo correto. E estava perfeito![para ele estava] Então, perante tal situação enviámos para o fornecedor e, tendo em conta a queixa da cliente mudou-se de armação, que, por ser maior, teve de se fabricar umas lentes progressivas novas. Assim, as outras ficam inutilizáveis (as progressivas são feitas obedecendo rigorosamente a parâmetros individuais de cada cliente). A fábrica colaborou porque, sendo esta, uma situação rara, excecionalmente poderiam fabricar umas lentes novas. Assim sendo, fez-se um novo pedido de lentes progressivas brancas a dia 21/02/2020
(entretanto as lentes de sol progressivas continuavam em espera).
Posto isto, a D. Carla teria que escolher então outros óculos para as lentes novas.
Esteve na loja (retomámos-lhe a armação e as lentes), e teria ficado indecisa entre 2
modelos de óculos (Cione Javier … e Ventre VP1542 C11). Como a D. Carla estava muito
indecisa, foi-lhe permitido levar os óculos no dia seguinte, para que esta, os usasse durante o
dia e visse qual gostaria mais de usar no seu dia-a-dia, ficando de os devolver no final desse
mesmo dia. E assim sucedeu! Quando os entregou decidiu-se pelo mais caro, era mais 40€, assim o orçamento aumentou para 530€. No dia 29/02/2020 a D. Carla fez o seu 3º pagamento no valor de 140€, nesse mesmo dia também foram entregues os 2º óculos progressivos brancos, com as lentes novas e o aro que teria escolhido também. No início do mês de Março, contactou-nos porque não se estava a dar bem com os óculos e não os conseguiria usar. Esteve na loja fez-se os ajustes necessários aos óculos e insistimos para que continuasse a tentar usá-los, pois o problema poderia estar na adaptação às Lentes Progressivas. A D. Carla continuou a contactar-nos com queixas e por descargo de consciência enviámos os óculos para o nosso fornecedor para que estes pudessem ser analisados. Detetou-se que uma das lentes teria um pequeno defeito e assim comprometemo-nos a trocar as lentes à cliente. Esta também nos solicitou que as lentes fossem cortadas na fábrica para que pudesse também ficar mais tranquila. E assim foi, a dia 30/03/2020 fez-se o novo pedido das 2 lentes. No dia 07/04/2020 (já em plena pandemia e fechados) sempre que a D. Carla solicitou deslocámo-nos ao Carregado para a atender, entregámos os óculos com as lentes novas e cortadas na fábrica conforme pedido.[ só fui quando fui contatada e dentro da agenda da loja, aliás tinha ficado combinado ir num dia da semana quando chegasse do trabalho e ligaram a dizer que só estariam até ao meio-dia dois dias antes porque iam fechar por causa da pandemia] Fez-se uns ajustes ao óculo e a D. Carla informou-nos
que já estariam boas e que estaria a ver bem. Acordámos, que a D. Carla experimentasse os
óculos e que visse como se adaptava a estes e quando quisesse que nos ligasse para
avançarmos com o pedido das lentes progressivas de sol. Dado que estávamos em plena
pandemia não houve e mais troca de contatos entre as partes.[ai a pandemia] No início do mês de Maio, a nossa colaboradora e a D. Carla encontraram-se na lavandaria (perto da loja), quando esta lhe questiona se as suas lentes progressivas de sol já teriam chegado. A colaboradora responde que tínhamos ficado à espera do Feedback da D. Carla (conforme tinha sido combinado) para que, se fosse positivo, avançaríamos com as lentes de sol progressivas, então a D. Carla respondeu que não tinha sido nada disso que teria sido combinado, mas sim fazer-se logo as lentes progressivas de sol. Então no dia 18/05/2020 encomendou-se as lentes progressivas de sol. Neste mesmo dia a D. Carla contactou-nos e pediu para que as lentes fossem cortadas na fábrica, assim aconteceu. No dia 30/05/2020 fez o seu 4º e último pagamento no valor de 110€, liquidando o valor de 530€. Neste dia informámos a D. Carla que estávamos sem sistema de faturação e se lhe poderíamos posteriormente enviar a fatura, não se opôs, nem criou nenhum problema. Neste dia foi entregue também o óculo de sol progressivo e a D. Carla ficou bastante contente pois as lentes tinham ficado muito boas e estaria a ver muito bem. No dia 04/06/2020 a D. Carla contactou-nos, mas já depois do horário de funcionamento, enviou-nos então uma mensagem a dizer que, só naquele dia teria reparado que as lentes progressivas de sol não tinham tratamento Anti-Reflexo e que lhe teria sido dito que sim e dizia também que aguardava a sua fatura em breve. No dia 05/06/2020 às 07:16h enviou-nos outra mensagem a dizer que queria ser informada de quando o responsável estivesse na loja, pois não iria ficar com uns óculos sem Anti-Reflexo. Neste mesmo dia por volta das 10h, o responsável contatou a D. Carla e informou-a que nunca lhe teria sido dito que as lentes de sol progressivas teriam tratamento Anti-Reflexo, pois as
lentes de sol normalmente não têm Anti-Reflexo para que sejam o mais fiel possível esteticamente aos óculos de sol de origem que tem filtros solares mas nunca Anti-Reflexo.[esteticamente fiel...?!] Certamente se, a D. Carla visse os seus óculos de sol, de que tanto gostou, com lentes
solares e o efeito do tratamento por certo não iria gostar, acredito que, ficaria triste com o
resultado, porque os óculos de sol ficam diferentes e perdem a beleza original. Pelo telefone continua a garantir que lhe foi dito que as lentes de sol tinham Anti-Reflexo, garante também que avisou que tinha cataratas. Nada disto é verdade. Relativamente às cataratas é importante o filtro para a proteção e prevenção, na catarata a reação à luz não melhora com o Anti-Reflexo, nunca nenhum médico recomendou para esse efeito. Se existe catarata a visão nunca é perfeita, os óculos ajudam…mas só a cirurgia quando o médico assim entender. Mas a cliente insiste ainda, que, não vai usar as lentes e que iria passar na loja para trocar as lentes graduadas pelas originais e que, nos iria oferecer as graduadas. [perguntei-lhe se lhe parecia bem assim e claro foi o que ele mesmo sugeriu] Ao que lhe respondemos que muito provavelmente iria sentir exatamente o mesmo pois as lentes de origem nunca vem com Anti-Reflexo e assim desligou o telemóvel sem mais qualquer outra palavra. No dia seguinte dia 06/06/2020 a D. Carla deslocou-se à loja, (mesmo sabendo que pedimos a todos os clientes para que fizessem as suas marcações, para que não esteja mais clientes dentro da loja nem que tenham de estar a aguardar fora do estabelecimento), [sabendo o quê? fui no meu direito de reclamar o que comprei] exigia o seu
dinheiro de volta e exigindo também o certificado das lentes, pois não tinha como verificar a
sua autenticidade e poderiam ser lentes aproveitadas de outro cliente ou então compradas em
2ª mão. Agora já vale tudo… Sendo que nestas palavras e na discussão que se gerou a seguir a D. Carla aumentou o tom de voz, tendo até faltado ao respeito à colaboradora que estava na loja (incluindo clientes que estavam do lado de fora da loja à espera para serem atendidos, pois tinham hora marcada). Agora… garante a D. Carla que foi informada que haveria a possibilidade da devolução do valor. Nunca isso lhe foi dito [foi sim senhora]: 1º lugar teria de ser questionado ao responsável, 2º se haveria outra solução que não a devolução do valor, 3º que não haveria esse montante na loja para a sua restituição,[essa foi a desculpa para não ter devolvido no momento] 4º os óculos foram pedidos propositadamente para a D. Carla, 5º as lentes foram de oferta, a D. Carla só pagou a coloração e a coloração ela não poderá devolver. Quanto aos certificados das lentes a D. Carla nunca, mas nunca perguntou se as lentes se fariam acompanhar de certificados. Também nunca lhe foi dito que as lentes se faziam acompanhar de certificado, nem existe legislação que a isso obrigue.[ah sim? pensava que era o recomendável, o direito à garantia à qualidade está na lei] Só agora, pede os certificados, quando os primeiros óculos foram entregues, os certificados nunca foram pedidos pela D. Carla. A D. Carla só questionou os certificados agora, após vir à loja e querer o seu dinheiro de volta (agora querendo-o na totalidade, pois ao início era só o valor dos óculos de sol).[eu estive a pagar e sempre esperei pelos certificados das lentes, é o que todas as ópticas fazer quando o cliente paga a sua compra] Ficou agendado novo encontro para dia 15/06/2020, que era quando a D. Carla tinha disponibilidade para se deslocar à loja, para que neste dia fosse o dia da resolução do assunto das lentes. No dia 08/06/2020 a D. Carla voltou a contactar-nos via telefone para saber se era possível fazer um clip adicional para os óculos brancos, para se proteger do sol. Resposta foi afirmativa.[e jocosa: que a opção dos clips era o costume das pessoas idosas] Sim, é possível. Nesse mesmo telefonema informámos então a D. Carla de que não lhe iríamos devolver o valor do óculo de sol e que não teríamos os certificados das lentes para lhe entregar dado que ao início quando se deslocou à loja lhe teria sido dada a informação toda sobre as lentes e quanto ao óculo de sol não faria sentido devolver o valor do óculo, pois o óculo tinha sido requisitado a uma colega exclusivamente para a D. Carla (e já teria sido pago inclusive)[também não foi isso que disseram mas isso já está na minha exposição anterior] Em resposta, a D. Carla frisou que iria resolver a situação à sua maneira e por outras vias e que queria a fatura da sua compra o mais depressa possível, pois se já tinha pago, tinha direito
a ela e novamente desligou o telemóvel sem dizer mais nenhuma palavra ficando a
colaboradora a falar sozinha. De dizer que a D. Carla nunca se disponibilizou a ouvir-nos em
encontrarmos uma solução em conjunto. Limitou-se a colocar o profissionalismo dos colaboradores da loja em causa, bem como tudo o que lhe foi dito e frisado de todas as vezes que esteve na loja. Referiu que se aconselhou com a concorrência e daí ficará a dúvida qual o feedback, pois eu gostaria de acreditar que a ética ainda reina entre os profissionais e que a devolução do dinheiro agora por inteiro daria jeito a muita gente. Colocámos os nossos produtos, o nosso tempo, o nosso investimento e empenho, esperámos 4 meses para sermos pagos pelo serviço prestado.[receberam primeiro o dinheiro quase todo para a entrega do par de lentes brancas e só quando estava tudo pago entregaram o de sol] Agora, não é justo, não é correto que me seja pedido a devolução do dinheiro, para pegar nele por inteiro e ir comprar à concorrência.
Pois garantimos que em nada – repito - em nada a cliente ficaria mais bem servida.
Esta situação, vivida com esta cliente no nosso estabelecimento, seria vivida noutro, desta
mesma forma….Portanto estamos dispostos a servi-la trocando-lhe as lentes de sol progressivas, por umas com tratamento Anti-Rlexo, pagando a cliente a diferença (como já lhe foi transmitido), mas nunca a financiá-la para que compre noutro lado. Acresce ainda, que, no estrito cumprimento da legalidade, conforme refere o art.3 da Lei 24/96 de 31 de Agosto foram garantidos ao consumidor todos os seus direitos nomeadamente e mormente a qualidade bem como a satisfação dos fins a que se destinam produzir (nº 1 art.Lei 24/96 de 31/07) [como foram garantidos?] qualidade essa não só expressa por nós, bem como referido anteriormente a própria fábrica das lentes confirmou e atestou que estava tudo correto quanto à montagem das lentes.E mais, fomos inexcedíveis no que concerne às diversas tentativas de resolver o problema à
nossa cliente; conforme o explícito no nº 1 do art. 12 da referida Lei ainda que não houvesse
qualquer defeito na coisa como é requisito do mesmo nº1 do art. 12. [como sei que as lentes são homologadas para o efeito oftálmico se nem sequer sei a marca?] Acresce o facto de julgarmos que não podemos/não devemos devolver qualquer dinheiro não só porque é injusto, uma vez que não falhamos em nenhuma das nossas obrigações como pelo contrário, temos quase a certeza que dificilmente noutro estabelecimento comercial fizessem mais pela D. Carla do que nós fizemos… O mesmo poderiam fazer, mais não. A GERENCIA Carregado, 10 de Julho de 2020"
Data de ocorrência: 15 de setembro 2020